25 de abril de 2014

Professores e professoras marcham pelas ruas de São Luís no segundo dia de paralisação

Professores saem às ruas de São Luís
O Sindicato dos Profissionais da Rede de Ensino de São Luís, SINDEDUCAÇÃO, realizaram hoje (25) o segundo dia de paralisação de advertência nas escolas da capital.

Centenas de professores e professores saíram uma vez mais às ruas com faixas, bandeiras, e palavras de ordem reivindicando a implantação de Diretos garantidos no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos e que até o momento ainda não foram efetivados na vida funcional dos profissionais do magistério da Rede.


SINDEDUCAÇÃO lidera a paralisação
Os trabalhadores marcharam pelas ruas de São Luís e se dirigiram até a Sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com o intuito de serem recebidos pelo Secretário Geraldo Castro.

Em frente à Secretaria os professores liderados pelo SINDEDUCAÇÃO fizeram um Ato com várias falas criticando a falta de estrutura nas escolas, a lentidão no andamento dos processos que prejudicam direitos dos trabalhadores e também situações que levam ao achatamento dos salários da educação.


Uma Comissão composta por representantes do Sindicato e membros de escolas da Zona Rural, Cidade Olímpica, Área Itaqui Bacanga e Pedrinhas foi recebida pelo Secretário Geraldo Castro.

Professores fecharam a rua em frente à SEMED
Geraldo Castro ouviu atentamente os reclames dos trabalhadores e em seguida recebeu Documento das mãos da Presidente do SINDEDUCAÇÃO, Professora Elizabeth Castelo Branco, contendo as reinvindicações da categoria e ainda a reafirmação do prazo estabelecido até as 18:00 de hoje (25) com a proposta de implantação dos direitos estatutários dos educadores.

Ao mesmo tempo, foi apresentado oficialmente a data de 5 de Maio como prazo limite para a reapresentação de proposta de reajuste salarial para a educação, momento em que define-se a Data Base dos servidores de São Luís e também da educação.


Reunião com Geraldo Castro
O Secretário Geraldo Castro disse que “pactuamos na Mesa de Negociação que hoje a tarde (18:00) que enviaremos um documento sobre a nossa posição sobre a implantação de direitos e assim o faremos em respeito à categoria e ao movimento e sabedores das responsabilidades que os professores tem com nossas escolas e nossas crianças e adolescentes.

Professora Elizabeth: "respeitem os profissionais de educação"
Sobre o reajuste o Secretário afirmou que “estamos numa Mesa Setorial e iremos até a Data Base dos professores concluir essa negociação.”.

Geraldo Castro deixou claro ainda que não iria detalhar a nova proposta da prefeitura “por se tratar de uma posição de governo”, mas que no momento certo será apresentada aos trabalhadores e ao sindicato.

Terminada a reunião os profissionais lado a lado com a direção do Sindicato continuaram a marcha pelas ruas de São Luís e seguiram até a Prefeitura para protocolar o Documento também junto ao Gabinete do Prefeito Edvaldo Holanda Jr.

De acordo com a Presidente do SINDEDUCAÇÃO, Elizabeth Castelo Branco, “Hoje finaliza o tempo para a resposta da Secretaria quanto à implantação dos nossos direitos e dia 5 de maio do nosso reajuste. Se não houver uma posição nós vamos constuir juntos com a categoria uma saída para o problema para que respeitem os profissionais de educação de São Luís.”.

Fonte: SINDEDUCAÇÃO

Nenhum comentário: