2 de abril de 2014

Deputado Rubens Júnior e Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís denunciam tentativa da ALUMAR de demitir 500 trabalhadores

Deputado Rubens Jr: "ALUMAR não existiria sem os metalúrgicos"
 
Na última sexta-feira (28), empresa Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar/Alcoa de São Luís anunciou que vai desligar 250 fornos devido à perda de competitividade das operações, diante da elevação dos custos de produção, operação que levaria a demissão de 500 funcionários.

Diante do anúncio, os trabalhadores da categoria procuraram o deputado Rubens Jr. (PCdoB), a fim de solicitar a realização de uma audiência pública para que as demissões sejam discutidas com os trabalhadores e toda a sociedade maranhense.

Empresa gasta e demite trabalhadores sem nenhuma responsabilidade
Segundo a categoria, a justificativa para as dispensas não teria qualquer fundamento plausível, uma vez que a Alumar constantemente é beneficiada com a isenção de impostos estaduais para que mantenha as atividades no estado.

O assunto foi tema do pronunciamento do líder da oposição na assembleia legislativa na tarde desta segunda-feira (31). Rubens Jr. informou ter protocolado um requerimento para a realização da audiência pública. “O objetivo é realizemos uma audiência pública, convidando os representantes da Alumar, convidando o sindicato dos metalúrgicos, convidando o governo do estado, e se for o caso alguém do governo federal, para que de alguma forma consigamos evitar a demissão destes trabalhadores.”

Em aparte, o deputado Bira do Pindaré, também lamentou o anúncio feito pela multinacional. “É inaceitável que centenas de pais e mães de família sejam dispensados dessa maneira de uma empresa do porte da Alumar. Uma das maiores fabricantes de alumínio do mundo, que na época de sua instalação enfrentou muita resistência popular e foi colocada como a grande salvação da economia maranhense. Isso nos traz outra reflexão, que é o fato de se criar uma grande ilusão em torno destes grandes projetos. Não é que devamos nos afastar deles, o que não podemos é iludir o povo achando que irão resolver todos os nossos problemas.”

Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís
Rubens Jr. ressaltou que os metalúrgicos fizeram uma denúncia ainda mais grave. “Segundo a categoria a empresa estaria cometendo um desvio de atividade, com a redução da produção de alumínio para vender energia no mercado. Mas que energia seria esta, vocês podem se perguntar, nada mais nada menos do que a energia adquirida pela empresa a baixo custo por meio de benefícios do governo.”, alertou o parlamentar.

Ao concluir o contundente discurso, o deputado frisou. “Reconheço a importância da Alumar,mas a mesma não existiria sem os trabalhadores, sem os metalúrgicos, por tanto devemos ampliar o discurso a fim de atender a categoria e buscarmos uma solução melhor para o problema.”

Nenhum comentário: