18 de março de 2014

"SINPROESEMMA defende mais investimentos para educação.", diz Júlio Pinheiro

O segundo dia da greve nacional, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e organizada no estado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), foi marcado por debates na manhã desta terça-feira (18) na Associação Comercial do Maranhão, em São Luís. Os educadores discutiram a necessidade de mais investimentos na Educação como forma de valorizar a carreira docente e também a fiscalização dos recursos públicos.

Júlio Pinheiro, Presidente do SINPROESEMMA
O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, ressaltou que a greve nacional nasceu com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores na mobilização em torno de questões nacional que podem refletir, positivamente, na educação pública nos âmbitos municipais e estaduais. Dentre essas questões, o sindicalista destacou a necessidade de aumento dos investimos no setor, apontando a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), como um caminho viável para melhorar a remuneração e as estruturas físicas das escolas.

Por outro lado, Pinheiro chama atenção dos educadores para o cumprimento das leis que são aprovadas. Para o dirigente, as legislações relacionadas à educação ainda sofrem com a irresponsabilidade. “Depois de 200 anos, por exemplo, os trabalhadores conseguiram aprovar a lei do piso, mas, no Maranhão, 70% dos gestores públicos não têm interessem em adequar as redes à legislação federal”, ressaltou.

Para punir esses gestores, Julio Pinheiro convocou os trabalhadores para cobrar a criação de uma lei especifica, também dentro do PNE, a fim de acabar com a impunidade, sobretudo na utilização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do não cumprimento da lei do piso. “Os recursos do Fundeb correspondem a maior parte de dinheiro disponível nas contas das prefeituras, e os gestores nunca são punidos pela utilização indevida dos recursos”, explicou.

Em seguida, o presidente estadual da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/MA) e secretário de Comunicação do SINPROESEMMA, Júlio Guterres, alertou que 2014 é ano eleitoral e, dentro desse contexto, é necessário que os trabalhadores assumam um papel de protagonismo nas eleições, principalmente nas escolhas dos cargos de deputado estadual e governador.

Segundo o dirigente, nada melhor do que os próprios educadores, que vivenciam o ambiente escolar, para opinar acerca das melhorias que desejam na educação pública. “Precisamos realizar um grande seminário para apresentar as propostas dos trabalhadores em educação aos candidatos que vão disputar os mandatos de deputado e governador. Nós temos muito a contribuir na construção da educação que queremos”, destacou.

A secretária-adjunta de Aposentados do SINPROESEMMA, Edna Castro, aproveitou a presença dos educadores para ressaltar a importância dos inativos em participar das atividades promovidas como a greve nacional. “É importante que os aposentados se aproximem mais ao SINPROESEMMA, pois os reajustes salariais aplicados nas remunerações dos ativos também valem aos trabalhadores aposentados”, enfatizou.

Fonte: SINPROESEMMA

Nenhum comentário: