10 de março de 2014

Opinião - Benedita Costa, SINPROESEMMA / CTB: "Participação da Mulher no espaço de Poder"

Benedita Costa: " O lugar da mulher é onde ela quiser "
Ao longo da história da humanidade as mulheres sempre foram excluídas das esferas de poder, esse quadro vem sofrendo alterações pela luta e comportamento das mulheres na sociedade, é necessário reconhecer a capacidade das mulheres de produzir e influenciar resultados e atuarem no cenário político como pessoas capacitadas de interferir nas mudanças e decisões na sociedade.

As mulheres são 53% da população brasileira e ocupam mais da 40% dos postos de trabalho, sendo 59% das vagas de nível superior, uma demonstração de que as mulheres se preocupam mais com a qualificação profissional que os homens e conquistam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, embora ocupando cargos semelhantes, na maioria dos casos os homens recebem salários mais alto. Apesar das mudanças significativas, as desigualdades persistem em todos os campos da sociedade, principalmente nas esferas de poder.

Mulher em busca dos espaços de poder é uma pauta que se repete ano a ano na imprensa, e os números mudam muito pouco. Mesmo com presença notáveis de lideranças femininas no meio político, sindical e sociedade civil organizada, as mulheres ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de oportunidades.

Desde criança, a sociedade ensina que existem funções e posturas distintas entre mulheres e homens, onde as mulheres sempre desempenham uma atitude de subordinação e submissão perante os homens, isso gera consequências graves e insustentáveis.

A cultura machista, ainda impregnada nos homens e algumas mulheres é um dos fatores que dificultam a inserção das mulheres na política, movimento sindical e movimentos sociais, a representatividade da mulher ainda é baixa, embora algumas lideranças consigam se destacar pela sua atuação.

São grandes os desafios que a mulher ainda encontra nos espaços de poder, como desigualdade salarial, preconceitos e desigualdade das relações de gênero. As mudanças estão acontecendo e nos últimos anos as mulheres tem demonstrado mais interesse pela política participando de pleitos. O poder é ainda um espaço que precisamos ampliar mais para avançar nas conquistas.

É necessário envolver os homens na luta pela igualdade de gênero, pois a questão da igualdade não pode ser apenas de homem ou mulher, isto, acontecerá a partir do momento em que homens e mulheres lutarem e agirem em conjunto.

É importante a mulher estar nos espaços de poder e conquistar os espaços que desejar, o lugar da mulher é onde ela quiser estar.

Antonia Benedita Pereira Costa

Vice presidente do SINPROESEMMA
Dirigente da CTB-MA
Dirigente da CNTE

Nenhum comentário: