11 de março de 2014

Em Plena Campanha Salarial 2014, SINPROESEMMA age corretamente e cobra cumprimento integral da pauta de reivindicações

Briga de interesses entre Secretários pré candidatos do Governo Roseana teria sido o motivo principal que fez o Governo atrasar o pagamento do reajuste aos trabalhadores e trabalhadoras (incluindo aqui aposentados e pensionistas) em educação da rede estadual de ensino.

O Blog apurou que por conta de diferenças já profundas entre Secretários que são também pré-candidatos a Deputado Federal, estaria gerando situações administrativas difíceis como a criada com os professores.

Dizem que é ‘um querendo queimar o outro’.

Júlio Pinheiro defende postura responsável do Sindicato 
O Presidente do SINPROESEMMA, professor Júlio Pinheiro não tomou conhecimento dessas miudezas do poder e reuniu-se hoje mesmo com a Diretoria do Sindicato, e reagiu duramente contra o fato de não ter sido pago até o momento o reajuste de 8,32% aos trabalhadores e trabalhadoras em educação do estado retroativo a janeiro.

Havia uma expectativa que o governo pagasse dia 11, mas essa promessa também não se
confirmou.

“O Governo anunciou que pagaria dia 11 e pra nossa surpresa o dinheiro não estava nos contracheques e nas contas dos trabalhadores.”, disse Pinheiro, emendando em seguida que ligou “diretamente para o Secretário Fábio Gondim e cobrou explicações ao governo”.

Ouviu que ocorreu o que se pode chamar de ‘problemas burocráticos’ (lê-se, ciumeira entre secretários pré-candidatos).

Ainda assim o Secretário confirmou que o estado pagará no dia 14 de Março (Sexta Feira).

Após a pressão do SINPROESEMMA e a repercussão negativa entre os trabalhadores, sobretudo em Redes Sociais, o governo, às pressas, confirmou em Nota o pagamento para o próximo dia 14, sexta feira.

Mas é preciso entender que essa ‘guerra’ não se resume ao debate salarial como alguns querem de maneira oportunista difundir.

De acordo com o Professor Júlio Pinheiro, “O SINPROESEMMA está em plena campanha salarial 2014 e o sindicato está construindo uma agenda de mobilização com a categoria para garantir a pauta total da Campanha e não só o salário.”.

O Presidente do SINPROESEMMA destaca que há mais coisas em jogo além do reajuste salarial e que a sociedade e os trabalhadores estão sendo convocados para essa luta.

Deu pra entender que existe uma pauta extensa e que o sindicato não seria irresponsável de limitar o debate apenas à questão salarial sem garantir o conjunto das propostas.

Na pauta está o cumprimento integral do Acordo com o pagamento das progressões, promoções e titulações, Concurso Público, nomeação de excedentes, Cumprimento da Lei do Piso, Construção e aprovação do Plano Estadual de Educação, Mais e melhores investimentos em educação, a garantia do Piso salarial Integral, os Planos de Carreira, cumprimento do 1/3 da Jornada destinada a atividades extras da sala de aula, entre outros pontos.

Tudo isso tem sido alvo de ataques do governo estadual e de muitos governos municipais.
Júlio Pinheiro enfatiza que “o governo tem que cumprir o que diz a Lei, o que diz o Estatuto do Educador. Vamos continuar reafirmando de maneira responsável e equilibrada a defesa dos interesses dos trabalhadores. ”.

Nos dias 17, 18 e 19 de março o SINPROESEMMA e a CNTE já convocaram Greve Nacional da educação para protestar contra a forma desrespeitosa que o governo tem tratado a educação e exigir ao mesmo tempo o cumprimento daquilo que é Lei.

“Todos estão convocados.”, conclama Júlio Pinheiro.

Nenhum comentário: