10 de setembro de 2013

China divulga resultados como 3º maior investidor estrangeiro

China avança no comércio mundial
Na China, o Ministério do Comércio chinês, a Administração Estatal de Estatísticas e a Administração Estatal de Divisas publicaram, divulgou o Comunicado sobre o Investimento Direto Chinês no exterior em de 2012. Segundo o relatório, o fluxo de investimento direto realizado pela China tem aumentado de forma consecutiva nos últimos dez anos, desde 2003, quando o país começou a divulgar dados estatísticos anuais.

Entre 2002 e 2012, o crescimento anual foi de 41,6%. O conselheiro comercial do Departamento de Cooperação do Ministério do Comércio, Zhou Zhencheng, revelou que o investimento direto do país asiático no estrangeiro alcançou 87,8 bilhões de dólares em 2012, tornando-se pela primeira vez o 3º maior país emissor de investimento, a seguir aos EUA e Japão. Zhou preve que o crescimento deste ano será de 15%.

"Até ao final de 2012, 16 mil investidores instalaram 22 mil empresas fora da China continental, espalhadas por 179 países e regiões. Os ativos das empresas no exterior ultrapassaram os 2,3 trilhões de dólares no final de 2012. Levando em conta estes dados, não será difícil que o crescimento do investimento direto da China no exterior cresça 15% até ao final de 2013."

O investimento direto acumulado no exterior superou 500 bilhões de dólares até ao final de 2012, ficando na 13ª posição a nível global. Mas essa cifra representava apenas 10% do investimento norte-americano no exterior. Zhou justificou:

Empresas chinesas respeitam as leis e regras dos países onde investem.
"A nossa capacidade de investimento vem se fortalecendo desde a implementação da reforma e abertura em 1978. Mas o valor representa apenas 2,3% do total global. O número de empresas que investiram no exterior parece grande mas o valor de investimento em cada projeto é pequeno. Nossa dimensão de investimento é pequena em relação aos países desenvolvidos."

Segundo estatísticas do Ministério do Comércio, cerca de 80% das empresas conseguiram lucros ou mantêm uma atividade equilibrada de investimentos no setor não-financeiro no exterior. Em 2012, os impostos pagos por empresas chinesas no país receptor foram superiores a 20 bilhões de dólares. O número de funcionários que trabalhavam no exterior chegou a 1,5 milhões nesse mesmo ano, entre os quais, cerca de 700 mil foram contratados no país onde os investimentos foram realizados.

Desde 2006, as empresas chinesas já estabeleceram 16 parques indústriais para cooperação econômica e comercial em 13 países.

O vice-diretor do Departamento de Cooperação do Ministério do Comércio, Cao Yawei, garantiu que o governo chinês vai disponibilizar apoios em todos os aspetos para a construção de parques indústriais para cooperação no exterior. Um exemplo disso é o lançamento do Guia para a proteção do ambiente de investimento e cooperação no exterior. O livro dá sugestões e orientações para melhorar o modo de trabalho das empresas chinesas desde de uma produção com menor emissão de CO2 até à compra a grosso de produtos amigos do ambiente.

"De uma forma geral, as empresas chinesas respeitam as leis e regras dos países onde investem. Porém, como elas ainda estão numa fase inicial do processo de internacionalização, falta experiência de atuação prática. O governo terá assim de oferecer o apoio e proteção necessária. O guia oferece orientações para um melhor desempenho das empresas chinesas no estrangeiro."

Fonte: Rádio China Internacional

Nenhum comentário: