28 de agosto de 2013

Radialistas e Deputados Federais lançaram em Brasília Frente Parlamentar em defesa do piso salarial nacional dos profissionais de empresas de Rádio Difusão

Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial dos Radialistas
Na tarde desta quarta-feira (21), foi realizado no salão verde da Câmara dos Deputados o evento de instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial dos Radialistas, presidida pelo líder do PSC, deputado federal André Moura (SE), autor do projeto de lei 3982/2012. 
 
O PL assegura aos radialistas piso salarial, fixado com periodicidade mínima anual mediante convenção ou acordo coletivo de trabalho, referenciado por jornada de trabalho e respectivos setores de atuação. 

Cartaz de mobilização para o dia do lançamento da Frente
O objetivo da Frente Parlamentar é garantir o apoio de parlamentares e partidos para a aprovação da proposta.

O deputado Antônio Brito (PTB-BA) ficou como coordenador de articulação da proposta junto aos deputados da região Nordeste. Weliton Prado (PT-MG) buscará apoio junto aos parlamentares que representam os estados da região Sudeste. A região Norte ficou a cargo da deputada Antônia Lúcia  (PSC-AC), que também é a 2ª vice-presidente da Frente. O coordenador da região Sul será definido posteriormente.

O deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS) assumiu a vice-presidência da Frente; o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a 1ª secretaria; e  o deputado Izalci (PSDB-DF) ficou como 2º secretário.

O deputado Roberto de Lucena (PV-SP) formalizou o apoio de seu partido à proposta, comprometendo a bancada verde a votar favoravelmente ao projeto. “Aproveito este momento para registrar meu respeito e comprometimento com essa causa. Além disso, confirmo o apoio do meu partido, o PV, e da União Geral dos Trabalhadores (UGT) para aprovação de um piso justo para a categoria”, disse Lucena.

Deputado Federal do Maranhão, Domingos Dutra apoia proposta
Também registraram apoio à proposta do piso salarial dos radialistas os deputados Márcio Macêdo (PT-SE), Deley (PSC-RJ), Costa Ferreira (PSC-MA), Raul Lima (PSD-RR), Érika Kokay (PT-DF), Laercio Oliveira (PR-SE), Amauri Teixeira (PT-BA), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Pinto Itamaraty (PSDB-MA), Professor Sérgio de Oliveira (PSC-PR), Domingos Dutra (PT-MA), Júlio Campos (DEM-MT) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Além desses, não participaram do lançamento da Frente Parlamentar, mas já tinham se comprometido a apoiar a propositura os deputados Luiza Erundina (PSB/SP), Hugo Napoleão (PSD/PI) e Wandekolk Gonçalves (PSDB/PA).

Diretores da Fitert
Representando a Fitert estiveram presentes o coordenador José Antônio; o secretário de política sindical, Fernando Cabral; a secretária de política da mulher, Celene Lemos; e o secretário de saúde e segurança do trabalho, Val Moraes. Zé Antônio ressaltou que "o evento foi um sucesso, com a participação de vários deputados, apesar de vários projetos importantes estarem em votação naquele momento. 


Diversos parlamentares passaram para prestigiar o lançamento da Frente e se colocaram à disposição nesta luta. Nossa é ter aprovado o projeto em sua versão original, de forma que atenda os anseios da categoria. Vamos buscar todos os deputados de todos os estados para comprometê-los com o PL 3892/2012, independente da bandeira partidária. Queremos apoio total à valorização dos radialistas".

Importância do piso e ameaça à proposta

“Quem mora nos grandes centros e nas capitais recebem os maiores proventos. Porém, no interior do País, que tem a mesma necessidade de informação transmitida por esses comunicadores, muitas vezes, chegam a ganhar próximo ou até menos que um salário mínimo”, destacou o coordenador da Frente, André Moura.

Fitert em ação para conseguir o maior número de assinaturas em apoio ao PL
Essa valorização profissional de Norte a Sul do país, no entanto, está ameaçada. A versão do projeto aprovada na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara (CTASP) tornou mais genéricas as normas estabelecidas por Andre Moura. O texto aprovado restringe-se a incluir o direito ao piso (não necessariamente nacional) na lei de regulamentação da profissão de radialista (Lei 6.615/78) e joga a negociação dos valores e prazos de atualização de volta para as negociações das convenções e acordos coletivos.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo (não precisando ser votada no plenário), ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, onde a Fitert atua para buscar retomar o texto original do projeto. Após a tramitação na Câmara, o projeto de lei 3.982/2012 vai ao Senado.


Fonte: www.fitert.org.br

Nenhum comentário: