30 de agosto de 2013

CES lança livro em São Luís sobre gestão sindical

Augusto Betta, coordenador do CES e organizador do livro sobre gestão sindical
“Gestão Sindical – Um sindicalismo atuante contemporâneo para os novos desafios do mundo do trabalho e da luta social”. É o título do livro lançado, em São Paulo, pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), sob a organização do coordenador da entidade, Augusto César Petta.

Em São Luís, a obra será lançada, na programação do Planejamento Estratégico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, neste sábado (31), às 20h, no Hotel Veleiros, Ponta da Areia.

A obra trata da contribuição de uma consciente gestão sindical para alcançar, com democracia, competência e eficácia, os objetivos classistas do movimento sindical. Os autores argumentam que a direção de uma entidade sindical, com princípios classistas, não depende apenas da boa vontade de seus dirigentes. Há necessidade de que diretores, assessores e funcionários das entidades se capacitem para tal. Após mais de dois séculos de existência, o sindicalismo acumulou conhecimentos relativos à administração sindical que precisam ser conhecidos e colocados em prática.

Livro será lançado sábado, 31, às 20:00, no Hotel Veleiros
O livro conta com textos relativos ao planejamento estratégico situacional, formação sindical, departamento jurídico, oratória, negociação coletiva, organização por local de trabalho, comunicação sindical e assessoria sindical.

Os oito artigos que integram a publicação, foram escritos por professores especialistas que lecionam por todo o país o curso de Gestão Sindical oferecido pelo CES. São eles: Augusto César Petta, Celina Alves Arêas, Clomar Porto, José Geraldo de Santana Oliveira, Liliana Aparecida de Lima, Maurício Koeller da Rocha, Reinaldo Reis Júnior, Renato Soares Bastos e Ricardo Córdoba Ortiz.

“Pretendemos com esta obra oferecer nossa contribuição para que as entidades sindicais possam cumprir de forma adequada o papel relevante que se destina a elas, de serem propulsoras da luta da classe trabalhadora por melhores salários e condições de trabalho e pela conquista de uma sociedade justa, democrática e solidária”, afirma o organizador, Augusto César Petta.

O livro possui 196 páginas. É uma publicação da editora Anita Garibaldi e está à venda por R$ 25,00. Acima de dez exemplares, o custo cai para R$ 20,00. Uuma importante aquisição para quem atua no sindicalismo classista.

Nota sobre o autor

Augusto César Petta é professor, sociólogo e coordenador técnico do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). Formado em Ciências Sociais na PUC Campinas em 1969. Fez pós-graduação na PUC-SP. Na juventude, participou do movimento estudantil, tendo sido presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da PUCC, em 1968. Posteriormente, dedicou-se à participação no movimento sindical, ocupando, entre outros cargos, a presidência do Sindicato dos Professores de Campinas e região, de 1981 a 1990, a secretaria geral da Federação dos Professores do Estado de São Paulo – Fepesp, de 1991 a 1994, e a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino – Contee, de 1994 a 2003.

Fonte: www.sinproesemma.org.br

Nenhum comentário: