30 de julho de 2013

Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís promove Curso com o pessoal do CES

Os Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís, Sindmetal, participaram nos dias 19 e 20 de julho do Curso de Formação Sindical do Centro de Estudos Sindicais, CES.

O curso foi ministrado pelos professores Adelmo Rodrigues e Renato Soares, do Centro de Estudos Sindicais (CES).

Além dos dirigentes do Sindmetal membros convidados de outros sindicatos, como Sintema e Sindhotéis, também participaram do curso.

Adelmo Rodrigues participa do movimento sindical há mais de 30 anos e abordou o papel da mídia e os aspectos a serem relacionados com a análise de conjuntura. Também foi discutida a identificação dos objetivos e o que está sendo buscado no movimento.

Durante o Curso foi trabalhado o papel dos sindicatos e as concepções sindicais, também a história do movimento no Brasil e as transformações no mundo do trabalho, discutindo o modelo toyotista e as mudanças que a nova revolução industrial trouxe para o mundo do trabalho.

“O dirigente precisa estar sempre compreendendo o seu papel pra saber dar respostas e enfrentar as novas realidades, resgatando e entendendo que o sindicalismo não é algo que surgiu agora, mas está dentro de um contexto e uma luta internacional histórica”, avaliou, o Professor Adelmo Rodrigues.

O diretor de Formação do Sindmetal, Honório Cantanhede, viu a capacitação como oportunidade para todos os dirigentes, ressaltando o trabalho da atual gestão em priorizar a formação e a necessidade da continuar o trabalho. “É importante não só pra categoria, mas para os diretores que tem um processo de qualificação à altura do que é exigido pelo movimento“, destacou Honório.

Para o Presidente do Sindmetal, José Maria Araújo, a atividade sindical "é um aprendizado contínuo, que deve considerar a história e atualizar os conhecimentos para buscar o melhor caminho para atender a demanda atual. E a formação é fundamental pra combater o capitalismo e as várias formas de exploração, buscando sempre um regime mais justo.“, enfatizou.

Nenhum comentário: