12 de julho de 2013

Muita alegria, combatividade e união foram as marcas do dia 11 de Julho de 2013

Foi um dia de luta aqui no Maranhão.

Essa foi a constatação de todos os que estiveram na caminhada em São Luís promovida por Centrais Sindicais, partidos políticos, sindicatos, entidades estudantis e movimento social organizado.

A atividade foi parte do Dia Nacional de Lutas que ocorreu em todo o País mobilizando centenas de milhares de trabalhadores em todo o Brasil.

Pelo menos mil manifestantes deram um brilho especial nas históricas e reverberantes ruas do centro de São Luís com verdadeira demonstração de unidade e força do movimento social organizado no Maranhão.

Com bandeiras em punho os manifestantes se concentraram na Praça Deodoro e em seguida saíram em caminhada descendo pela Rua Rio Branco, Praça Gonçalves Dias, Praça Maria Aragão, Beira Mar e Palácio dos Leões.

Foi um dos mais bonitos atos políticos organizados pelo movimento social maranhense. Muito amplo, conseguiu absorver as ansiedades de todos e ao mesmo tempo apontar para um caminho de grandes lutas e a necessária construção da grande unidade para a ação política consequente.

Por isso mesmo é que o movimento passou pelas ruas e foi muito bem recepcionado com as pessoas aplaudindo os manifestantes, que retribuíam com sorrisos e mais palavras de ordem.


Dentre às faixas, muitas com dizeres absolutamente diversificados, duas chamaram a atenção de todos: a primeira dizia “ Fora Roseana” e a outra dizia “Xô Sarney”, ambas sempre acompanhadas por cartazes com frases já comuns aqui no Maranhão, com posição contrária à oligarquia Sarney. No Poder a meio século.


Os partidos políticos também conseguiram expor suas ideias e chamar a atenção da sociedade cada um a sua maneira.

Partidos como PCdoB, PT, PSB, PDT, PCB, PSTU, PSOL, ... também estiveram presentes no evento com seus dirigentes, suas bandeiras e sua militância organizada.

Os sindicalistas demonstraram muita maturidade durante toda a atividade, focando naquilo que une os trabalhadores e a sociedade.

Os estudantes participaram com alegria e criatividade.

As mulheres sempre presentes.

O sindicato dos Trabalhadores em Educação participou com destaque do Ato.

Os Presidentes das Centrais sindicais. Um bloco de concreto.


Enfim, ... a revolta contra a oligarquia Sarney.

As Centrais Sindicais, CTB, CUT, NCST, CSP – Conlutas, Força Sindical e UGT reuniram sindicatos filiados e ganharam as ruas com bandeiras e palavras de ordem balizadas numa pauta nacional bem definida, entremeando pontos já historicamente defendidos pelos trabalhadores do brasil e outros que chegam agora de acordo com a demanda real da sociedade.


Temas como o Fim do fator Previdenciário, 10% do PIB para a Saúde, 10% para a Educação, Redução da Jornada de Trabalho para 40h, sem redução de salários, Valorização de aposentadorias, Transporte público e de qualidade, Reforma agrária, Reforma Urbana, mudanças nos Leilões de Petróleo, Não ao PL 4330, sobre terceirização, Reforma e realização de plebiscito popular e Democratização dos meios de comunicação são o carro chefe das reivindicações.

No bojo dos debates sobre a constituição da pauta a ser apresentada, a Coordenação do movimento destacou também itens de uma pauta local composta por exigência de Concurso público, Saneamento Ambiental no estado, Abastecimento de Água, Fim do foro privilegiado, Pela auditoria da dívida pública, Combate à corrupção e impunidade no maranhão, Pelo cumprimento da Lei do piso do magistério nas Redes municipais e estadual, Contra os despejos forçados no Maranhão, Pela mudança na política econômica do governo para favorecer os trabalhadores e a juventude, Contra os conflitos de terra patrocinados pelo latifúndio e o agronegócio e exigindo o Fim da oligarquia Sarney.

Essa é a pauta. Esse é o povo.

Foi um dia memorável.

Veja mais imagens feitas pelo Blog:




















































Nenhum comentário: