18 de julho de 2013

Curso Nacional de Comunicação do 'Instituto Barão de Itararé' tem início com presença de Paulo Henrique Amorim

O Instituto de Estudos da Mídia alternativa Barão de Itararé fez a abertura ontem em São Paulo da 2ª Turma do 1º Curso Nacional de Comunicação.

O Curso é destinado a profissionais de comunicação de todo o País.


Do Maranhão participam o jornalista Ribamar Praseres e o radialista e Blogueiro Marden Ramalho.

O Presidente do Instituto, Jornalista e Blogueiro, Altamiro Borges abriu os trabalhos destacando a missão do Instituto Barão de Itararé e fez ao mesmo tempo abordagem dos objetivos do Curso.

Segundo Miro, “O curso é para dar elementos aos participantes para fazer a comunicação social alternativa no Brasil.”

Na Mesa de Abertura o tema central foi “A luta pela Democratização da Comunicação” no Brasil.

Como palestrantes foram convidados Paulo Henrique Amorim, jornalista da Record e do Blog Conversa Afiada, Rosane Bertoti, Coordenadora Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação,  FNDC, e Renata Mieli, Secretária Geral do Instituto Barão de Itararé.

Paulo Henrique Amorim, jornalista experiente trouxe informações importantes sobretudo as que denunciam as dívidas brutais das Organizações Globo com o Estado brasileiro e as constantes tentativas de sonegar o pagamento dessas dívidas que, somadas, chegam a mais de 1 bilhão de reais.

Paulo Henrique traçou ainda um panorama sobre os bastidores do mundo político no Planalto Central. Trouxe também informações importantes sobre os processos judiciais contra a Globo e, o mais grave, que o Blog deve abordar num outro momentomais adequado, foi a suspeita, por enquanto pessoal do jornalista, de que o Brasil pode estar mudando os rumos da sua política externa agora no governo Dilma, desviando-se do eixo Sul-Sul para buscar apoio no eixo Sul-Norte, rumo aos EUA e à sua 'importância' para que o Brasil possa viver mais perto do desenvolvimento a partir do ponto de vista do governo norte americano.

No fundamental, Paulo Henrique falou o que pensa e disse isso de maneira muito correta e concordou no final de sua exposição e dos debates que o Brasil vive momento importante para aprofundar e fortalecer sua democracia, permitindo a participação cada vez mais ampla, sobretudo dos jovens, nos debates e nas decisões importantes sobre o desenvolvimento nacional.

Rosane Bertoti, do FNDC, abordou diretamente a luta pela aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que regulamenta artigos da Constituição Federal que tratam da Comunicação Social.

Rosane fez um chamado aos sindicatos, ao Movimento Social organizado, a todos, para abraçar essa bandeira de corpo e alma: “Essa é uma luta de toda a sociedade brasileira porque democratizar a mídia é contribuir diretamente para avançar e consolidar a democracia brasileira.”.

Renata Mieli, do Barão, fez importante diferença entre Liberdade de expressão e liberdade de imprensa.

Para Mieli “liberdade de imprensa é apenas uma forma de liberdade de expressão enquanto a liberdade de expressão é algo que envolve outros direitos relacionados às pessoas.".

Renata disse: “ Não se pode comparar liberdade de expressão com liberdade de imprensa, pois são coisas diferentes.”.

A Secretária Geral do Barão foi enfática: “precisamos enfrentar esse debate para que possamos construir um projeto de Nação para todos.”

O segundo dia do evento está em andamento.

O jornalista Altamiro Borges faz abordagem sobre o “A força da Internet” e o Jornalista e Blogueiro Luís Carlos Azenha fala também sobre “TV WEB e a sedução do vídeo.”

Outras informações e imagens daqui a pouco no Blog.

Nenhum comentário: