12 de junho de 2013

Temporada Junina em São Luís será aberta nesta quinta-feira, 13, a partir das 17h, na Maria Aragão

Será ao som do toque das caixeiras do Divino Espírito Santo que a Prefeitura anunciará oficialmente, na Praça Maria Aragão, a abertura da Temporada Junina de São Luís. Com o tema “São João de São Luís – Festança de todas as cores”, os festejos juninos terão início nesta quinta-feira (13), às 17 horas, com o benzimento do Mastro em homenagem aos santos da época: São João, São Pedro, São Marçal e Santo Antônio, o aniversariante do dia, na Igreja que leva seu nome, no Centro.

De lá, sairá um cortejo, acompanhado por caixeiras do Divino Espírito Santo que entoarão cânticos e toques, passando pela Rua 13 de Maio em direção à Praça Maria Aragão, onde o Mastro será erguido. O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o Mastro dos Santos Populares, é erguido durante a temporada junina para celebrar os santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.

A programação da noite de abertura, na Praça, contará com a apresentação do Tambor de Crioula Turma de Crioulos, do bairro Alemanha, às 19h; e, Cacuriá Assa Cana, do bairro Liberdade, às 20h. Já às 21 horas, sobe ao palco o Grupo Lamparina, que com sete anos de atividade, que promete agitar o Arraial com um repertório recheado de músicas populares maranhenses e algumas autorais.

A partir das 22h, a Trupiada da Ilha trará a apresentação, em conjunto, de cinco grupos de Bumba-meu-Boi: Miritiua, Itapera do Maracanã, Estrela Maior, João Paulo, Paço do Lumiar, todos em sotaque de matraca. E, encerrando a programação da noite, às 00h, o Boi de Axixá animará o público com as toadas já conhecidas por sua famosa orquestra. O Barracão do Forró também estará funcionando a partir das 20 horas com os melhores grupos de forró pé-de-serra da cidade.

A programação prossegue até o dia 30 de junho. O Arraial da Praça Maria Aragão contará com uma programação diversificada, funcionando das 18h às 00h, de domingo a quinta-feira, e das 18h às 01h, sexta e sábado.

Estrutura

Ao todo 19 barracas foram montadas para a comercialização de artesanato, bebidas e comidas típicas. No centro do Arraial, o tablado montado com as dimensões 20 x 16 cm e 1,20 cm de altura, permitirá que as apresentações artísticas sejam vistas de qualquer ponto da Praça. O palco principal (concha acústica da Praça), com mais de 400 m², estará preparado com uma megaestrutura de som e iluminação para abrilhantar ainda mais os shows musicais.

Um arraial em cada bairro

Além do Arraial da Praça Maria Aragão, obedecendo à política de descentralização adotada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a Prefeitura apoiará diversos festejos juninos pela cidade, estimulando a organização e a participação das comunidades. Enquanto nos anos anteriores eram realizados 30 dias de festa somente na Maria Aragão, este ano haverá mais um Arraial oficial da Prefeitura, no Largo da Feirinha Livre, entre os bairros Cohab e Cohatrac, acontecendo de 22 a 30 de junho.

Também, 51 arraiais serão apoiados, atendendo assim a população de quase todos os bairros, e estimulando a circulação de aproximadamente 100 atrações artísticas e culturais nos diversos eventos espalhado pela cidade. Além destes, eventos tradicionais realizados por grupos independentes também serão apoiados, entre eles: Festa de Santo Antonio, Clarins da Ilha, Festa de São Pedro, Festa de São Marçal, Encontro de Bois de Zabumba.

Parceria

Este ano, a Prefeitura recebe o patrocínio da Sky e tem o apoio cultural da Brahma. Organizado pela Func, a temporada junina também conta com a parceira de órgãos públicos e privados para que o público visitante se divirta em segurança com toda a família. São eles: Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt), Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal, Blitz Urbana, Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros, 1ª Vara da Infância e Juventude, Delegacia de Costumes, Cemar, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Nenhum comentário: