19 de junho de 2013

SINPROESEMMA cobra pagamento da CET e Hora Extra. Governo se compromete a pagar tudo até o dia 30 de junho

Após quase 30 dias insistindo com o governo para realizar uma audiência para tratar assuntos como CET e horas extras, o SINPROESEMMA conseguiu reunir com o governo ontem.

Na reunião compareceram os Secretários de Estado da Educação Pedro Fernandes e também o de Gestão e Previdência Social, Fábio Gondim, além de técnicos de ambas as pastas.

O SINPROESEMMA foi liderado pelo Presidente da entidade, professor Júlio Pinheiro, acompanhado da Vice-Presidente da entidade, Professora Benedita Costa e também pelo Diretor de Funcionários da Educação, Carlos Mafra.

Os pontos discutidos na reunião foram o pagamento das CETS e das Horas Extras, concurso público e também o problema dos excedentes.

Com relação às CETS e às Horas Extras, Júlio Pinheiro informou que os Secretários apresentaram ao sindicato o prazo de até o dia 30 de junho para realizar o pagamento atrasado aos trabalhadores e trabalhadoras.

Júlio Pinheiro disse que o SINPROESEMMA cobrou de maneira dura e direta “o imediato pagamento das horas extras, que é o montante maior, algo em torno de 20% a mais da folha de pagamento, e ao mesmo tempo o pagamento da CET.”.

Júlio argumentou ainda que “Sem esse pagamento compromete-se até mesmo o deslocamento do trabalhador ao seu posto de serviço bem como causa prejuízo à própria economia popular do município, pois os trabalhadores e suas famílias têm compromissos que devem ser honrados juntos ao comércio local.”.

“É uma disputa longa com o governo para buscar o pagamento dos professores. É difícil a situação, pois o professor cumpre sua jornada e o governo não quer pagar. Isso é um desrespeito grande. Estivemos ao lado dos professores para cobrar isso do governo.”.

Quanto aos excedentes e concurso público, uma vez mais o SINPROESEMMA foi veemente e cobrou a nomeação dos excedentes, propondo inclusive a assinatura de um ‘Acordo nos Autos’ para a nomeação de todos os excedentes do último concurso.
O estado ficou de avaliar e decidir sobre a proposta em breve.

Ao mesmo tempo Pinheiro ressaltou que “isso não elimina a necessidade de um novo concurso público que deve acontecer nesse segundo semestre de acordo com informações do próprio governo.”.

Ficou também estabelecido na reunião a retomada e o reforço ao programa de profissionalização dos funcionários da educação da rede estadual e das redes municipais já que o programa é nacional e portanto de maior abrangência, envolvendo estados e municípios.

Nenhum comentário: