24 de junho de 2013

Revista Princípios 124: ' 2003/2013 Brasil, um País em transformação '

A Princípios 124, já em circulação, é uma edição especial sobre os “10 anos dos governos Lula e Dilma” que aborda alguns dos fundamentais temas para o Novo Projeto de Desenvolvimento Nacional. Com a primeira vitória do governo democrático, em 2003 com Lula, abriu-se para o Brasil novas perspectivas ao tão ensejado desenvolvimento nacional. E agora com Dilma o país continua avançar, mas ainda com muitas demandas em pauta.

Esta edição é aberta com um importante artigo da presidenta Dilma Rousseff, que elenca avanços e conquistas alcançadas pelo povo brasileiro, destacando o protagonismo do ex-presidente Lula, cujo governo iniciou o processo de mudanças no país. Também reafirma, a presidenta, seu compromisso com a construção de um país socialmente mais justo.

O segundo artigo é de Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, que aponta, em sua análise, que “o país de 2013 é muito melhor e mais preparado para seus desafios que o Brasil deixado por FHC em 2003. Cabe ainda às forças progressistas de nosso país não se acomodarem com os êxitos obtidos e se concentrarem no que é essencial. A encruzilhada brasileira ainda não foi superada. Grandes embates políticos estão diante de nossos olhos”.

O presidente do PT, Rui Falcão, e o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, também apresentam importantes análises desse período de governo democrático no país. Rui Falcão destaca o fato de o povo ter passado, pela primeira vez em nosso país, a ser protagonista da história. Já Roberto Amaral ressalta outro aspecto: nosso país e nosso povo vivem, desde a redemocratização iniciada em 1984, o mais longo período de estabilidade democrática.

Sobre os Direitos Humanos, Paulo Vannuchi (ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), em entrevista exclusiva para Princípios, com Priscila Lobregatte, define: “a sociedade capitalista não é capaz de assegurar por completo os direitos humanos”.

Dilermando Toni, jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB, aborda o aspecto econômico e as conquistas alcançadas, mas alerta para o fato de não haver modificações na essência macroeconômica do país.

Os presidentes de sindicatos dos trabalhadores, a CUT, com Vagner Freitas, e a CTB, com Wagner Gomes, enfatizam na necessidade de o Brasil avançar nas conquistas da classe trabalhadora, nos aspectos sociais e econômicos principalmente.

Outra importante entrevista feita com exclusividade por Princípios, com Adalberto Monteiro e Cláudio Gonzalez, foi com André Singer (jornalista e cientista político, professor no Departamento de Ciência Política da USP). Singer, autor do livro “Os Sentidos do Lulismo”, reflete sobre o fenômeno político que fez com que a parcela mais pobre da população aderisse a um projeto político que, ao aliar promessas de mudanças sem rupturas, abriu uma oportunidade histórica para a esquerda brasileira.

No artigo de Ricardo Alemão Abreu, Ronaldo Carmona e Rubens Diniz (membros da Comissão de Relações Internacionais do Comitê Central do PCdoB), caracterizam esse período como um dos mais ativos da diplomacia brasileira, em um contexto de importantes transformações dentro do cenário internacional.

Outros temas

Princípios foi à histórica cidade pernambucana, Olinda, conhecer de perto a exitosa experiência administrativa conduzida por gestores do Partido Comunista do Brasil há mais de 12 anos.

“Congresso reconhece mandatos comunistas cassados em 1948”, por Osvaldo Bertolino. A Câmara dos Deputados e o Senado se redimiram de um erro cometido há 65 anos ao aprovarem projetos de lei que declaram nulas as cassações dos mandatos dos parlamentares comunistas ocorridas em 1948. E ainda traz o box especial: “Prestes ‘vota’ ao Senado”.

“Três motivos de fundo para investir o pré-sal na educação”, por Bernardo Joffily que aponta: vista sob o prisma de um observador do século que vem, provavelmente ela aparecerá como uma das mudanças mais profundas e fecundas ocorridas durante a primeira década do projeto Lula-Dilma.

No campo teórico A. Sérgio Barroso relembrando os 130 anos da partida de Karl Marx, traz “Marx, teorias e crises do capitalismo contemporâneo [parte 1]”.

Marcos Aurélio da Silva analisa a trajetória política de Hugo Chávez, no artigo “O cesarismo progressista de Hugo Chávez”.

Abordando um dos temas que considera um dos mais controversos das relações internacionais, Rubens Diniz (membro da Comissão de Relações Internacionais do Comitê Central do PCdoB) faz um debate em torno da soberania e da proteção dos direitos humanos, em “Responsabilidade de proteger ou direito à guerra?”.

No dia 1º de fevereiro de 2013 estreou nos cinemas o documentário “Jorge Mautner – o filho do holocausto”. E Jorge Mautner concedeu entrevista à Mazé Leite (plástica, ilustradora, bacharel em Letras e escritora), que avalia a importância desse artista dentro da cultura brasileira.

“O cinema em busca da verdade”, por Vandré Fernandes (comunicador social e cineasta, dirigiu o documentário Camponeses do Araguaia) que destaca que o mote desses documentários e filmes – que retratam o período da ditadura militar no Brasil – é lembrar para não repetir o erro.

Claúdio Daniel (é poeta, editor de Zunái, Revista de Poesia e Debates e curador de Literatura em e Poesia do Centro Cultural São Paulo) “Reflexões brechtianas” traz uma sucinta biografia do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, dialético e marxista, ao mesmo tempo em que analisa o caráter atemporal de seus poemas e produções artísticas em uma miscigenação universalista.

Por fim temos o artigo de “A malandragem e o samba como resistência à opressão” de Marcos Aurélio Ruy (jornalista), que apresenta a história de vida de Jamelão e Wilson Batista, importantes sambistas que prova a capacidade do povo brasileiro em resistir à opressão para se afirmar enquanto povo.

Nesta edição temos a resenha do jornalista e editor de "A Classe Operária", José Carlos Ruy, sobre o livro "O socialismo na França e no Brasil durante a II Internacional Socialista (1889-1918)", de Mariana Joffily.

Nenhum comentário: