11 de junho de 2013

"Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras em educação. Após 20 anos temos uma nova Carreira.", disse o Presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, feliz com a aprovação do novo Estatuto do Educador

Em entrevista concedida ao Programa ‘Educação é Notícia’, na Rádio Educadora AM 560, Presidente do SINPROESEMMA, professor Júlio Pinheiro, anunciou o fim de um ciclo na luta pela aprovação do novo Estatuto do Educador.

O Dirigente sindical considerou que embora com algumas limitações a aprovação representa uma evolução, um avanço, com relação ao texto atual. “As regras ali postas foram resultado de uma disputa muito difícil com o governo do estado.”, enfatizou Pinheiro.

“Diria que hoje é um dia singular. Após quase 20 anos temos uma nova carreira.”, disse Júlio Pinheiro destacando também a persistência e as inúmeras batalhas travadas pelo sindicato sempre ao lado dos trabalhadores para se conseguir aprovar o novo estatuto.

O SINPROESEMMA, desde o início, percebeu que não havia interesse do governo em atualizar muito menos em aprovar estatuto algum. Para deixar mais claro o que disse o Presidente do SINPROESEMMA deixou claro que se “fosse de interesse do governo o texto já teria sido aprovado em 2012, quando encerramos uma etapa longa desse debate com o próprio governo numa mesa de negociação marcada por muitas manobras, idas e vindas do governo e até mesmo esforço para tentar impor uma carreira que não tivesse o sentimento dos trabalhadores. Fomos contra isso diariamente.”.

Na entrevista Júlio destacou ainda que “A luta nacional dos educadores vem pautando a evolução que o Brasil teve na educação após a aprovação lei do piso no governo Lula, que pra nós já foi uma vitória muito grande.”.

Mas Júlio enfatizou ao mesmo tempo, que nos estados e municípios tem sido travada com muita centralidade uma disputa para o cumprimento do Piso e a atualização das Carreiras. “Com muitas dificuldades temos acompanhado de perto os municípios e suas redes de educação. E muitas precisam de sua carreira reestruturada e ao mesmo tempo cumprida a Lei do Piso.”, disse Júlio emendando que esses problemas “também não são diferentes quando se trata da maior rede de ensino que é a rede estadual.”.

Debate Nacional e PNE

Sintonizado com o Debate Nacional, o Presidente do SINPROESMEMA destacou que esse ano é também um ano para a educação pública brasileira e maranhense. Estão sendo realizadas conferências municipais de educação maranhão afora. São mais de 28 Conferências intermunicipais realizadas dentro de um ambiente importante de discussão. Os trabalhadores e os gestores devem participar ativamente.

Esse debate ocorreu também em 2009 que resultou na 1ª CONAE em 2010. E agora após as COMAES 2013 estaremos diante dos preparativos para a CONAE 2014 que é resultado desse processo de debate.


Júlio Pinheiro destaca ainda que É importante para o Brasil a aprovação do Plano Nacional de Educação que encerrou sua vigência em 2010. “Não dá para postergar a o exercício do novo Plano, pois corre-se o risco de perdermos os referenciais e é preciso imediatamente vontade politica para aprovar o novo PNE.

Debate local e PEE

No Maranhão, após as Conferências Municipais de Educação, COMAES, a expectativa do SINPROESEMMA é de que é um momento que pode desembocar na constituição do Plano Estadual de Educação. “As COMAES, embora com falhas, foram realizadas, e teremos a Conferencia Estadual no próximo mês. Dessa discussão o nosso Plano Estadual de Educação deve ser formatado e quem sabe aprovado.”., falou Pinheiro em tom de cobrança.

Júlio disse ainda que como “A Assembleia Legislativa não teve a oportunidade de aprovar nenhum plano, pois os governos que se passaram não priorizaram essa discussão. E o debate sobre o Plano Estadual de Educação é premissa importante e fundamental para, com base na realidade do nosso estado, levantarmos os dados necessários para o próprio Estado traçar novas metas para combater o analfabetismo no nosso estado, quando hoje disputamos os últimos lugares no ranking nacional, pois temos um número muito alto, em torno de 20% de analfabetos.”

O sindicalista disse que “É preciso fazer da educação um instrumento vigoroso pra desenvolver o estado e estimular as potencialidades econômicas do Maranhão. A educação precisa ser o instrumento fundamental e motivador dessa engrenagem que é o desenvolvimento. E falamos aqui do desenvolvimento que nós entendemos ser justo e que inclua a população, que gere renda, que dê condições materiais e espirituais ao povo, que profissionalize e que faça desse um estado forte.”.

“Essa é nossa expectativa e a educação precisa estar caminhando ao lado desse projeto de desenvolvimento e crescimento que o Brasil vivencia. O Maranhão precisa mais que nunca vivenciar esse rumo poderoso das grandes mudanças democráticas e populares que o Brasil vivencia.”, enfatiza Júlio.

Agradecimento

Pra fecha a entrevista Pinheiro agradeceu aos trabalhadores afirmando que “Foi um esforço muito grande. Quero parabenizar todos os companheiros e companheiras da educação que entenderam o que é prioridade. Essa greve tratou de problemas estruturais e tratou de resolver e sinalizar para a resolução de problemas fundamentais como 20 anos de progressões, promoções e titulações acumuladas.”.

Para Júlio Pinheiro “O resultado de tantas greves e de tanta luta foi a aprovação do nosso novo Estatuto do Educador. Essa luta é de vocês. É conquista de todos nós. O sindicato leva essa mensagem carinhosa e renova o convite para as novas e próximas batalhas. Cada um de vocês está convidado a fortalecer essa luta ao lado do SINPROESEMMA.”.


Nenhum comentário: