10 de junho de 2013

Júlio Pinheiro não foi “injusto” com deputados e conduziu de maneira correta a negociação do novo Estatuto do Educador

Leio aqui em um Blog local a ‘afirmação’ de que o Presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, teria sido injusto com deputados pelo fato do Presidente do maior sindicato de trabalhadores do estado ter feito um ato simbólico com deputados da oposição na Assembleia Legislativa sem a presença dos deputados governistas.

Embora o Ato tenha sido convocado especificamente para os parlamentares da oposição, a ideia do blogueiro é tentar criar sensação de desconforto para Júlio Pinheiro, alimentando falsamente a ideia de que foram os deputados da base do governo e o próprio governo que fez o Estatuto sozinho gerando a ideia de que ‘o pai da criança’ seria o próprio governo e sua base.

E mais, é como se o próprio SINPROESEMMA tivesse contrato de exclusividade com os deputados da base governista devendo-lhes ‘fidelidade’.

Sem aprofundar muito a questão, até porque não parece necessário ao Blog fazer isso agora, o Professor Júlio Pinheiro agiu da maneira mais correta possível com o governo e com os líderes da base governista.

Júlio Pinheiro não é e nem defende o governo muito menos suas ideias.

O SINPROESEMMA e Júlio Pinheiro como Presidente tem responsabilidades na representação de mais de 40 mil trabalhadores e trabalhadoras na base e a postura institucional do sindicato tem o claro sentido de reforçar as bandeiras de luta dos profissionais da educação.

E Júlio Pinheiro consegue fazer isso.

Vale dizer, e talvez até lembrar, que o debate sobre o estatuto não é novo e remonta a mais de 08 anos. Nesse intervalo de tempo as estocadas dos deputados roseanistas não ajudaram em nada na construção da proposta do Estatuto.

Os últimos anos foram decisivos para a confecção da base do texto com inúmeros conceitos defendidos pelos sindicalistas e que em nenhum momento os tais deputados governistas vestiram a camisa em defesa do Sindicato, e aí novamente tiveram que em cena os deputados da oposição ao governo pra reforçar a defesa do que propunha o SINPROESEMMA.

Como bem disse o próprio presidente do SINPROESEMMA durante o ato simbólico com os deputados da oposição: “Todos os deputados tiveram participação positiva no Estatuto do Educador”.

Presentes ao Ato os Deputados estaduais Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Othelino Neto (PPS), Bira do Pindaré (PT), Marcelo Tavares (PSB), Gardênia Castelo (PSDB), Evangelista Neto (PSDB), Carlinhos Amorim (PDT) e Valéria Macedo (PDT).

Dessa forma, Júlio Pinheiro demonstra toda sua capacidade e amplidão política necessárias para conduzir um processo de negociação complexo que durou quase uma década, cujo resultado substituirá um texto de estatuto que há quase 20 anos não é cumprido em sua integralidade por todos os governos que passaram pelo Leões, gerando imensos prejuízos aos profissionais e que ultrapassam os dois bilhões de reais.

Os deputados da base governista devem sim nesse momento demonstrar sua boa vontade com a educação maranhense votando pela aprovação do novo Estatuto de maneira direta sem ficar alimentando ciumeira ‘besta’ com os deputados oposicionistas, ou mesmo com o Presidente do SINPROESEMMA, Professor Júlio Pinheiro.

Ou será que isso é temor de que alguém vai perder a vaga na próxima eleição para a Casa do Povo?

Nenhum comentário: