9 de maio de 2013

SINPROESEMMA mantém greve e deve fazer pequenos ajustes no texto apresentado para garantir a melhor proposta

Ainda não foi dessa vez que a Diretoria do SINPROESEMMA decidiu pelo encaminhamento às Regionais da proposta de texto do Estatuto para que a categoria decida sobre os rumos da greve.

A reunião da diretoria terminou agora a pouco e foi convocada para análise do novo texto  proposto pela Comissão Paritária que negocia a nova carreira dos profissionais da educação do estado.

A reunião foi presidida pelo Presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, que de início fez avaliação do histórico momento que vive a educação do estado e em seguida passou à avaliação do Documento acompanhado do advogado do sindicato Luís Henrique Falcão.

Foram detectadas pequenas alterações no texto quando comparado com o texto final que havia sido encerrado na Comissão e que deveria ser protocolado daquela forma no sindicato.

Por conta disso o SINPROESEMMA resolveu dar mais uma passada no texto e determinou à Assessoria Jurídica do Sindicato que elaborasse novo parecer sobre os pontos que haviam sido mexidos.

O Blog manteve contato com o Presidente da entidade que destacou a importância do momento em que a greve chegou.

A Diretoria do sindicato sabe da responsabilidade e por isso mesmo ainda não conseguiu terminar com todas as observações necessárias que o caso requer. “Seria uma irresponsabilidade nossa não fazer a análise e encaminhar para a categoria um texto incompleto e que precisa de pequenos, mas decisivos ajustes.”, disse o Presidente.

Júlio Pinheiro informou ainda ao Blog que “assim que o Sindicato superar essa etapa da negociação deverá apresentar o texto para todas as Regionais e essas, sim, terão a responsabilidade de decidir pela manutenção ou suspensão da greve da mesma forma como decidiram entrar no movimento grevista pela aprovação do Estatuo.”

Paralisados há três semanas os trabalhadores avaliam que a apresentação do Documento é decisiva para clarear ainda mais a situação.

Isso só confirma aquilo que o Blog vem destacando aqui, de que pontos importantes apresentados pelos trabalhadores estão sendo atendidos, mesmo que a contra gosto do próprio governo.

O Presidente do SINPROESEMMA lembrou que “essa não tem sido uma negociação fácil, pois estamos diante de um governo que não queria aprovar nada desde o início. E que reluta em atender a demanda dos trabalhadores e cumprir com suas responsabilidades.”.

Júlio finalizou dizendo que “a greve continua até o envio do Texto e a conseqüente aprovação pela Assembléia Legislativa do estado.”.

Ao terminar a reunião o Presidente do SINPROESEMMA convidou os Diretores da entidade para cumprir agenda de greve no Bairro Monte Castelo com uma grande caminhada saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição seguindo até a Secretaria de Educação do Estado – SEDUC.

Lá chegando os trabalhadores cobraram a presença do Secretário Pedro Fernandes nas negociações e que ajudasse na aprovação do Estatuto do Educador. Os diretores denunciaram que Fernandes estaria ausente nas negociações por não ter dado até o momento a devida atenção aos profissionais da educação.

Nenhum comentário: