16 de maio de 2013

SINPROESEMMA e Governo podem ter chegado a um entendimento sobre Estatuto. Sindicato aguardo protocolo do Documento hoje

Em entrevista concedida ao Programa de Rádio do SINPROESEMMA, ‘Educação é Notícia’, na Rádio Educadora AM, o Presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, confirmou que pode ter chegado a negociação e por conseqüência o entendimento entre SINPROESEMMA e Trabalhadores em Educação com o Governo do Estado sobre o novo texto do Estatuto do Educador.

Dessa forma, o Blog considera que pode estar se encerrando um ciclo e iniciando outro na vida profissional dos trabalhadores em educação do estado em greve a 24 dias.

Após quase uma década de luta o Grupo Magistério do Maranhão terá um novo Estatuto do Educador.

De acordo com Júlio Pinheiro após intenso debate na mesa de negociação chegou-se àquilo que seria uma proposta real de Estatuto que na opinião do Sindicato “avança na carreira dos profissionais da educação do estado.”.

Júlio disse que o que estava emperrando o entendimento nessa reta final, quando a discussão se dava em torno da questão salarial, é que fora detectado pelo SINPROESEMMA um problema envolvendo proposta que atrelava a URV ao texto do novo Estatuto, questão essa posta na mesa de última hora e, por isso mesmo, logo detectada pela experiente e sempre atenta Direção do SINPORESEMMA.

A ‘pegadinha’ consistia no fato de o governo propor que ao invés de pagar 4% de recomposição salarial para os trabalhadores, substituiria a correção e o percentual de reajuste, pela incorporação da URV aos salários (4,1%).

Para Júlio Pinheiro “o governo não queria correção dos salários dos trabalhadores da classe 3 e propôs isso.”. Júlio em seguida enfatiza que “de maneira incisiva nossa posição foi contrária e manifesta imediatamente ao governo.” E, emendou Júlio, esclarecendo: “Primeiro porque não vamos negociar URV; segundo porque o SINPROESEMMA tem mais de 5000 ações cobrando do estado o direito à incorporação da URV independente do Estatuto; e terceiro já existem cerca de 1200 decisões para incorporar a URV ao salário dos trabalhadores.”.

De acordo ainda com o Presidente do SINPROESEMMA, “Essas são decisões judiciais importantes e não podemos ter a URV na mesa por que inclusive ela não estava na mesa de negociação. O que está na mesa é a correção do piso salarial nacional. Com base nisso o SINPROESEMMA propôs reajuste de 7,97% para todos os profissionais da educação e o governo apresentou proposta de 7,97% para as três primeiras Classes e 4% para a Classe 4.”.

Mas a questão é que ontem o governo propôs trocar os 4% da correção do Piso pelos 4% da URV.
Essa conta não dá certo e os sindicalistas deixaram claro ao governo que não concordavam. Por sua vez, o governo  ficou de fazer consultas para superar a questão.

“Não abrimos mão da recomposição salarial e o governo.”, lembra Júlio Pinheiro. 

As informações levam ao entendimento de que o governo não vai além dos 4% e já, inclusive ontem mesmo, acenava para retirar a URV da discussão pela posição firme do SINPROESEMMA em não aceitar esse debate agora, pois isso já está se dando no âmbito da justiça. Essa postura faz avançar ainda mais a negociação e aproximar-se do acordo fundamental.

Resolvido o impasse da pegadinha da URV a coisa pode evoluir de maneira positiva para que o entendimento seja sacramentado ainda hoje.

De acordo com Júlio Pinheiro, o governo ficou de apresentar nessa 5ª Feira a proposta mais geral do Estatuto para ser protocolada no Sindicato.

“Estamos no aguardo do governo com relação à proposta, já retirando a URV do texto do Estatuto.

Amanhã (hoje) esperamos que seja remetida a proposta oficialmente para o Sindicato pra que possamos em seguida remeter para apreciação e aprovação nas Assembléias Regionais do SINPROESEMMA.”, destacou Júlio Pinheiro

 As assembléias que haviam inicialmente haviam sido convocadas se transformaram em grandes reuniões de Agenda de Greve em todo o estado.

Outra rodada já está prevista para ocorrer entre os dias 20 e 24 de Maio próximo.


Um comentário:

Nadja disse...

É impossível, em um só momento, se fazer apreciação e aprovação - ou não - de um Estatuto. A primeira se faz em Plenária; a segunda, em Assembleia. A Direção do Sinproesemma sabe disso e é importante que assim se faça.