6 de maio de 2013

Greve da Educação - Proposta apresentada na Comissão Paritária pode por fim à Greve

O Secretário de Gestão e Previdência do Estado do Maranhão, Fábio Gondim, postou agora a pouco na sua página no Facebook o que seria uma proposta que pode por fim à greve Geral da Educação no Estado.
A proposta teria sido feita hoje à tarde à Comissão Paritária que faz a negociação do texto do novo Estatuto do Educador do Estado pelo próprio Gondim.

O Presidente do SIPROESEMMA, Professor Júlio Pinheiro não comentou a proposta mas disse hoje à noite no programa de Rádio ‘Educação é Notícia’, na Rádio Educadora AM, que caso houvesse uma proposta construída coletivamente e que corresponda aos anseios da categoria a Direção do Sindicato terá a responsabilidade de encaminhar para apreciação para e que os trabalhadores tomem a decisão que julgar melhor.

Em greve há duas semanas, os trabalhadores em educação do estado do Maranhão permanecem de prontidão, mobilizados e esperando a orientação do SINPROESEMMA sobre os próximos passos do movimento que pode inclusive ser para a suspensão.

Considerando a proposta apresentada pelo Secretário Gondim a partir da Mesa de Negociação os próximos dias ou mesmo horas serão decisivas.

Veja o que postou Gondim no Facebook:

“ATENÇÃO PROFESSORES!!!

Apresentamos mais uma proposta relativa ao Estatuto do Magistério.

Pelo projeto, foram criadas as Gratificações de Local de Difícil Acesso, de Local de Alto Índice de Violência e de Dedicação Exclusiva.

Foi proposta uma tabela que desachatava as referências de todas as classes. 

Além disso, os professores que estão nas Classes I e II e que possuem diploma de nível superior seriam promovidos para a Classe IV, ainda em 2013, e todas as titulações também seriam pagas neste ano. 

As progressões atrasadas seriam dadas imediatamente e pagas em três parcelas anuais, permitindo que os professores se aposentassem nas referências corretas. 

Ou seja, a proposta, ainda que possa ser melhorada, já resolveria todos os problemas que existem hoje e estão afetando os professores há vinte anos!!!

Infelizmente, apesar de todos os esforços, ainda não foi possível fechar um acordo, o que deve acontecer nos próximos dias...

Boa sorte professores! Contem comigo nesta luta!”

Nenhum comentário: