26 de março de 2013

Rubens Jr. cobra informações do governo sobre índice de balneabilidade das praias

“Afinal de contas, podemos ou não podemos tomar banho nas praias?”, perguntou o deputado Rubens Jr nesta manhã ao governo do estado. O assuntou voltou à discussão quando o líder da oposição destacou que, em menos de um ano, o índice de balneabilidade das praias sofreu grandes variações segundo as informações divulgadas nos laudos técnicos emitidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O índice de balneabilidade avalia a qualidade dos corpos d’água presentes em praias litorâneas, é ele quem atesta se as águas das praias estão ou não próprias para o banho. “O lazer mais democrático do nosso estado está inacessível. As pessoas não podem tomar banho tranquilas porque não sabem se a água está limpa ou suja”, afirmou o deputado Rubens Jr.

Um dos motivos que levanta dúvidas sobre a qualidade da água são as precárias estações de tratamento de água e esgoto que não conseguem tratar nem 10% de todo o esgoto produzido pelos moradores de São Luís. “A estação do Jaracati processa apenas 50% de sua capacidade e a o Aterro do Bacanga apenas 10%. As estações existentes não conseguem atender a demanda de esgoto e não funcionam em sua plenitude”, ressaltou o deputado Bira do Pindaré.

Além do tratamento inadequado responsável por deixar a população sujeita à doenças, as praias poluídas impedem que atividades ligadas ao lazer e ao comércio se desenvolvam na orla litorânea. “Além do lazer, o turismo, a geração de emprego e o comércio sofrem com as consequências desse grave problema. Como é que atrairemos turistas e como o estado poderá se desenvolver com apenas um ponto da orla apropriado para banho?”, questionou a deputada Eliziane Gama.

É para banhar ou não? - Em julho do ano passado de todos os 26 pontos analisados pelo laboratório de análises ambientais, apenas a Praia de Panaquatira estava liberada para os banhistas. Três meses depois, no mesmo período em que o secretário Ricardo Murad levou suas netas para tomar banho no mar, um novo laudo da secretaria atestou que dos 12 pontos analisados, 11 estavam próprios para o banho. Segundo o relatório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em outubro do ano passado, a população poderia tomar banho à vontade, assim como fez o secretário de saúde naquele mesmo mês.

Depois de dois meses, em dezembro de 2012, o laudo mensal comprovou novamente que todos os 12 pontos analisados estavam apropriados para o banho. O questionamento é: por que se as praias estavam despoluídas em dezembro, o governo, neste mesmo mês, assinou convênio de R$ 30 milhões com o Ministério do Turismo para despoluir as praias? O que justifica assinar um convênio para despoluir as praias se todas já estavam próprias para o banho, segundo os dados da secretaria?

O último laudo de balneabilidade,referente aos meses de fevereiro e março deste ano, atestam que as praias estão novamente impróprias para o banho. Segundo o relatório, apenas a praia do Araçagy está em condições de ser utilizada para o lazer e diversão.

Fonte: Assessoria Gabinete Deputado Rubens Pereira Jr.

Nenhum comentário: