2 de março de 2013

Flávio Dino participa de mobilização pelo esporte do Maranhão

Parcerias horizontais e verticais para o incentivo do esporte no Maranhão foram o ponto central da discussão do 1º Fórum Intermunicipal em Políticas Públicas de Esporte e Lazer em Caxias. Representantes de mais de 80 municípios maranhenses se reuniram durante este final de semana para somar forças no desenvolvimento do esporte no Maranhão, que contou com a presença do presidente da Embratur, Flávio Dino.

O momento, especialmente importante no momento de crescimento do investimento na promoção do esporte no Brasil, com vistas nos grandes eventos como a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). Com o título “Governo e população partilhando poder de decisão, (des)construindo resistências e apontando caminhos no esporte estadual”, o evento deve ser marcado pela contribuição entre os municípios e as demais esferas de poder.

“Vemos aqui a força mobilizadora do esporte. São mais de 80 gestores reunidos para trabalhar pelo avanço do esporte no Maranhão, acima de qualquer posição política, trazer saúde, educação e inclusão social para o nosso povo,” ressaltou Flávio Dino.

O presidente da Embratur foi otimista em relação ao incentivo do esporte como fator de desenvolvimento social para o Maranhão e lembrou que, como deputado federal, destinou emendas para mais de 30 obras relacionadas ao esporte no estado. “Com seriedade, investimento e comprometimento com a população é possível, sim, ter um caxiense nas Olimpíadas de 2016. É possível, sim, ter maranhenses como destaque internacional em qualquer modalidade esportiva.”

Para o prefeito de Caxias, Leo Coutinho, o desenvolvimento da prática esportiva em Caxias se deve ao constante investimento na instrução da prática esportiva e na infraestrutura esportiva da cidade. “Não há complexo esportivo tão desenvolvido como o de Caxias em qualquer outra cidade do Maranhão. Esta foi uma herança bendita que recebemos do prefeito anterior.”

Com a presença do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Vicente Neto, o evento foi uma grande reunião para indicações de estabelecimento de parcerias com o governo federal. Programas como Esporte e Lazer na Escola e o Segundo Tempo foram oportunidades apresentadas aos gestores municipais de esporte e lazer do estado.

Vicente Neto deu detalhes de diferentes projetos de grande alcance social em todo o Brasil que podem ser ampliados no Maranhão. “O Ministério do Esporte está de portas abertas para o Maranhão. Não faltam oportunidades. Basta que as prefeituras nos encaminhem projetos e estaremos de prontidão para atender aos pedidos do Maranhão,” destacou.

Durante três dias, secretários, prefeitos e profissionais do esporte de todo o Maranhão continuarão participando de debates e de instruções técnicas para investimento e desenvolvimento da prática esportiva. Através de debates, troca de experiência entre ações de diferentes municípios do estado e minicursos realizados no final de semana, os gestores municipais presentes no evento puderam discutir metas para o desenvolvimento da prática de esporte em suas sedes.

Articulação

O prefeito Leo Coutinho aproveitou o evento para dar continuidade às tratativas de implantação do primeiro Centro de Iniciação ao Esporte em Caxias. O projeto já foi apresentado ao governo federal e tem como objetivo transformar a cidade de Caxias em município de referência no lançamento de jovens atletas de destaque nacional e internacional.

“Serão 7 mil metro quadrados de alegria, de saúde e de inclusão social para a cidade de Caxias e toda a região Leste do Maranhão. O apoio do governo federal ao nosso projeto será fundamental para dar continuidade às ações de promoção do esporte e incentivo aos maranhenses que têm aptidão para se tornaram grandes atletas, mas que precisam de apoio material, financeiro e logístico,” disse Leo Coutinho.

Além dos representantes de mais de 80 municípios e da Universidade Federal do Maranhão, estiveram presentes no evento os deputados federais Domingos Dutra, Weverton Rocha e Simplício Araújo, os deputados estaduais Cleide Coutinho, Bira do Pindaré e Rubens Pereira Júnior.

Fonte:

Nenhum comentário: