9 de março de 2013

Em São Luís, SINPROESEMMA aprova data limite de 15 de Março para Roseana, Luís Fernando e Pedro Fernandes enviarem texto do estatuto do educador para assembleia aprovar e ainda recompor salários

A assembleia regional de São Luís foi a penúltima a avaliar a pauta dos educadores da rede estadual de ensino e estabelecer o prazo de 15 de março, próxima sexta-feira, para que o governo do Estado apresente uma solução para as reivindicações da categoria. A reunião foi realizada na Associação Comercial, Centro Histórico de São Luís, na última quinta-feira (7).

Um dos principais pontos discutidos na assembleia foi a aprovação do Estatuto do Educador, cujo texto já está sob avaliação de deputados da bancada governista, mas ainda não foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Maranhão, como deveria, há quase dois anos. Outro item importante da pauta avaliado na assembleia de São Luís foi a recomposição salarial, com base na correção do piso nacional do magistério, anunciado pelo Ministério da Educação (Mec), para 2013.


Jornada

Na ocasião, os trabalhadores também se posicionaram contra a proposta de retirar do texto do Estatuto a redução da jornada por tempo de serviço – 20 anos – para os futuros professores, mantendo o direito apenas para quem já faz parte da rede.

Outro ponto também rejeitado pela categoria é o prazo para concessão das progressões. Durante as mesas de negociação, o governo propôs fazer o pagamento em quatro anos, mas a direção do Sinproesemma contrapõe, defendendo o pagamento em até três anos.

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, avalia que as assembleias são um momento importante para mobilização e discussão da pauta da categoria. Para o dirigente, a aprovação da medida em dar prazo para o governo atender a pauta mostra que a categoria está unida e mobilizada em torno das reivindicações da educação pública no estado. “Os trabalhadores entendem que é preciso que o Estatuto do Educador negociado precisa seja enviado urgente, no máximo até o dia 15 de março”, afirma.

Fonte: Ascom - SINPROESEMMA
Fotos: Edson Igor - Divulgação

Nenhum comentário: