28 de fevereiro de 2013

Sinproesemma apresenta ao deputado Rubens Júnior a pauta dos trabalhadores em educação

Reiterando pedido de apoio à luta por melhorias na educação, o Sindicado dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) apresentou ao deputado Rubens Júnior (PC do B) a pauta dos educadores da rede estadual de ensino, já enviada ao governo do Estado, e que tem como ponto principal a cobrança pela aprovação do novo Estatuto do Educador. A reunião dos sindicalistas com o deputado ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (27), na sede do sindicato.

O presidente da entidade, Júlio Pinheiro, expôs ao deputado a trajetória da luta dos trabalhadores, desde a implantação do primeiro estatuto, em 1994, citando, inclusive, as recentes vitórias judiciais conquistadas pelo magistério estadual, que visam descomprimir a tabela salarial dos profissionais, achatada no primeiro governo de Roseana Sarney, e o cumprimento de um acordo salarial desrespeitado pelo governo de José Reinaldo, em 2004.

Ele explicou ainda que a aprovação do novo Estatuto do Educador é importante porque garante outras conquistas fundamentais como, por exemplo, o pagamento das progressões, dívida que o governo se comprometeu em quitar, parceladamente, no período de quatro anos, a partir da aprovação do estatuto.

Na reunião, o presidente lembrou também que os trabalhadores tiveram grandes conquistas como a aprovação da Lei do Piso e da hora-atividade na jornada de trabalho, mas lamentou que no Maranhão ainda não há parâmetros definidos que conduzam a uma educação de melhor qualidade . “Não temos meta e planejamento para atacar os problemas cruciais da educação no estado. Precisamos, urgente, de um Plano Estadual de Educação”, ressalta o dirigente.

Um dos problemas da educação apontado pelo presidente do sindicato é a falta de concursos públicos para suprir carências de profissionais nas redes de ensino. No Estado, por exemplo, ele informou que a necessidade atual é de cerca de vinte mil novos professores.

Mobilização

“Mobilização e muitos gritos de cobrança”. É a sugestão do deputado Rubens Júnior para que os trabalhadores sejam vitoriosos na luta pela aprovação da pauta da educação. Ele reafirmou sua postura de manter o apoio aos educadores e a cobrança pelo estatuto em suas atividades na Assembleia Legislativa. Lembrou que é importante que a categoria esteja organizada e mobilizada para enfrentar a batalha pela aprovação do projeto, que se não acontecer agora, pode ser prorrogada para o ano eleitoral de 2014.

Fontes: ASCOM - SINPROESEMMA

Nenhum comentário: