4 de fevereiro de 2013

Júlio Pinheiro coordena reunião do SINPROESEMMA que analisa conjuntura política no Maranhão e planeja ações para 2013

Depois de uma grande vitória, garantindo sua reeleição, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) faz avaliação da conjuntura política atual do Maranhão e inicia planejamento das ações a serem desempenhadas ao longo deste ano, com o objetivo de dar continuidade e avançar na luta pela melhoria da escola pública e pela valorização dos profissionais da educação.

A reunião de planejamento foi realizada neste sábado (2), na sede da entidade, no Centro Histórico de São Luís. Dirigentes que integram o Sinproesemma, nas coordenações dos núcleos e regionais do sindicato, no interior do estado, deram contribuição ao debate e ao plano de prioridades para fazer o enfrentamento à situação preocupante em que se encontra hoje a educação no estado, à qual esteve, em 2012, entre as piores do Brasil, nas estatísticas nacionais.

Na composição da mesa de abertura, professora Edna Teixeira, vereadora eleita em Itapecuru-Mirin: o deputado Rubens Júnior; o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro; o professor Carlos Hermes, vereador eleito em Imperatriz; e o diretor de Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres.
Força sindical

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, abriu a reunião lembrando aos participantes dos frutos colhidos nos últimos meses, com a vitória da direção atual na eleição do Sinproesemma e da ocupação de vários educadores nos espaços legislativos de várias cidades, nas últimas eleições municipais. O presidente também avaliou a situação política no estado, lembrando que as ações do Sinproesemma devem ser estabelecidas considerando o quadro político atual.

“Nós já sabemos quem são os nossos inimigos e sabemos o poder de articulação que eles têm. Mas, nós também temos a nossa força e já demonstramos isso. Não podemos esquecer que as maiores manifestações públicas realizadas nesse estado, nos últimos dez anos, foram protagonizadas pelo Sinproesemma”, ressaltou Júlio Pinheiro, lembrando ainda que cada dirigente sindical tem um significado importante e responsabilidade nos rumos da luta pela educação pública no estado.

A mesma opinião é defendida pelo diretor de Comunicação, Júlio Guterres, que lembrou o papel político de cada educador em suas áreas de trabalho. “O próprio ato de educar é político e por isso o educador tem uma grande responsabilidade na sua atividade”, frisa.

Obras paradas

O encontro de planejamento também contou com a participação do deputado estadual, Rubens Júnior (PC do B), que deu grande contribuição na avaliação do momento político e do papel desempenhado atualmente pelo Sinproesemma no cenário educacional do Maranhão.

O deputado avaliou o governo do Maranhão, com críticas ao desempenho da gestão em áreas fundamentais para a sociedade como saúde, educação, segurança pública, cultura, geração de emprego e renda, finanças e administração. “O Estado vai mal em tudo, com obras que não andam. Na saúde, por exemplo, prometeram mais de 70 hospitais no final de 2010, para ganhar a eleição, mas só entregaram 20. Na segurança pública, este mês de janeiro foram mais de 70 assassinatos, resultado de um estado total de insegurança”, diz o deputado.

Na educação pública, segundo Rubens, a marca da atual gestão estadual é fechar escolas, sendo que o resultado disso são notas baixas nas estatísticas do IDEB em todas as áreas onde o Estado fechou escolas. Porém, ele lembrou que o Sinproesemma tem grande força para lutar por melhorias na educação e que sente essa força da categoria por onde passa, principalmente tendo como referencial o site da entidade, um dos instrumentos de comunicação do sindicato.

Experiências

Os educadores e dirigentes sindicais, Edna Teixeira (PC do B) e Carlos Hermes (PC do B), eleitos vereadores nos municípios de Itapecuru-Mirim e Imperatriz, respectivamente, deram contribuição ao debate ratificando a força do sindicato na defesa das causas da educação, dando exemplos de situações vivenciadas em seus municípios.

“A oposição enfrenta dificuldade em Itapecuru, com repercussão negativa na mídia, porque não concordamos com a contratação precária e irregular de trabalhadores, pois defendemos o concurso no serviço público, sendo coerentes com nossa bandeira de luta”, disse a professora Edna.

Já Carlos Hermes ressaltou a recente vitória obtida com a derrubada da portaria que tinha a intenção de acabar com o ensino médio regular noturno em Imperatriz e impedir o acesso de jovens de 15 a 17 anos ao curso regular, à noite. A portaria do governo do Estado foi derrubada após denúncias do Sinproesemma em seu site, a partir de informações enviadas pela delegacia sindical de Imperatriz.

Planejamento

Após a discussão política, as secretarias do Sinproesemma apresentaram seus planos de ações dentro de suas áreas específicas e deram início aos debates, que irão prosseguir em outras reuniões. O sindicato é composto por 14 secretarias: Secretaria Geral, Formação, Comunicação, Cultura, Assuntos Educacionais, Relações Institucionais, Assuntos Jurídicos, Aposentados, Funcionários de Escolas, Esportes, Políticas Sociais, Saúde e Meio Ambiente, Mulher Trabalhadora e a de Especialistas. Todas têm papel importante na construção e crescimento do sindicato.

Fonte: www.sinproesemma.org.br

Nenhum comentário: