3 de janeiro de 2013

Pessoal da educação em São Luís deve receber integral na sexta, 4

Após checar informações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Luís e com o SINPROESEMMA, por meio do professor Júlio Pinheiro, o Blog apurou que em Reunião ocorrida hoje entre o Sindicato e a Secretária de Fazenda de São Luís, Suely Bedê, ficou definido o pagamento do pessoal da educação de forma integral para essa sexta feira, 4.

O argumento foi a existência de recursos do FUNDEB em caixa e que devem obrigatoriamente serem utilizados para pagar salários dos Trabalhadores em Educação do município.

Veja mais detalhes na Nota assinada pela Diretoria públicada no site do Sindeducação.

Em audiência realizada nesta quinta-feira, dia 03 de janeiro de 2013, por volta das 16hs, na sede da SEMED, a Diretoria do SINDEDUCAÇÃO, representada pela Presidente Elisabeth Castelo Branco, o diretor de Comunicação Maurício Serrão, a Segunda Secretária Ciane Christine Alvares Moraes e o Assessor Jurídico Antonio Carlos Araújo Ferreira, foi recebida pelo Secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe, e sua equipe, para que fossem feitas as devidas apresentações e definição das prioridades para os primeiros meses do ano em curso.

A vereadora Rose Sales também esteve presente e ofereceu seu apoio em todas as demandas que tenham como objetivos a melhoria do sistema de ensino e a valorização do profissional do magistério. Na oportunidade, a Presidente Elisabeth Castelo Branco agradeceu o fato de o sindicato ter sido recebido com a urgência que a situação da educação pública municipal requer e protocolou ofício com os pleitos pendentes da categoria, discutidos com a administração pública nos últimos quatro anos. O Secretário Allan Kardec, que também é professor, mostrou-se sensível às demandas e se comprometeu em priorizar as questões mais urgentes.

Ao final da audiência ficou acertado que será mantido um canal de comunicação permanente com o sindicato, visando à resolução dos pleitos estatutários de maior urgência (aposentadorias, progressões verticais e horizontais, titulação e jornada de trabalho). Esses pleitos serão levados de forma individualizada à Assessoria Jurídica da SEMED para apreciação e encaminhamento, por deliberação do próprio secretário. Também nos foi repassado que três contratos, em regime de urgência, serão assinados após licitação, visando garantir a manutenção e segurança das unidades de ensino e o transporte escolar.

A Presidente Elisabeth Castelo Branco também argumentou que não entendia o porquê do não pagamento do vencimento de dezembro de 2012 aos profissionais do magistério, na medida em que esta obrigação é paga integralmente com os repasses do FUNDEB (o extrato do Tesouro Nacional comprova o depósito de mais de R$ 31.000.000,00 nas contas do município de São Luís, apenas no mês de dezembro de 2012.).

O secretário Allan Kardec entendeu a indignação da representante sindical e informou que o pagamento dos profissionais do magistério estará sendo feito amanhã, dia 04 de janeiro de 2013.

Os calendários escolares dos anos de 2012 e 2013 estarão sendo discutidos na próxima semana, em audiência que contará com a presença da SEMED, da Promotoria de Educação e do SINDEDUCAÇÃO.

O SINDEDUCAÇÃO manterá vigília diária em relação aos encaminhamentos e resoluções dos pleitos formulados no bojo do ofício n.º 04/2013 e estará disponibilizando todas as informações à categoria, tão logo lhes sejam repassadas.

A Diretoria

Fonte: SINDEDUCAÇÃO - São Luís

Nenhum comentário: