29 de janeiro de 2013

Em São Luís, Semus adere à edição do Provab. Projeto qualifica para contratação de profissionais médicos

Até o próximo dia 05 de fevereiro, médicos de todo o país poderão se inscrever na segunda edição do Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (Provab). O Programa promove a qualificação profissional por meio da atuação em periferias de grandes cidades, municípios do interior e áreas distantes.

Pela nova edição do Provab, os médicos cursarão pós-graduação em Saúde da Família e receberão bolsa custeada diretamente pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 8 mil mensais, pelo período de 12 meses.

Para garantir a qualidade do serviço prestado, os profissionais serão avaliados trimestralmente pelos gestores e pelas instituições, além de realizarem auto-avaliação. Os bem-avaliados receberão pontuação adicional em provas para ingresso em programas de residência médica.

O curso será ministrado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), rede de instituições de ensino superior que promove formação e qualificação à distância gratuitamente. Os médicos participantes terão acesso ainda às ferramentas do Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica por meio de teleconsultorias com núcleos especializados, localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão.

Os municípios participantes serão responsáveis pelo acompanhamento da atuação dos profissionais na Unidade Básica de Saúde. O município de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já aderiu à primeira edição do Provab, que abrangeu a contratação de profissionais médicos em 2012.

As inscrições podem ser realizadas através do site: provab2013.saude.gov.br, onde os interessados terão informações mais detalhadas sobre o Programa.

Fonte: SECOM - São Luís/MA

Nenhum comentário: