31 de maio de 2012

Em carta, com "humildade e imensa dor", Flávio Dino pede desculpas "por não poder concorrer às eleições para o cargo de prefeito de São Luís


Amigos e amigas, companheiros e companheiras,

Dirijo-me a todos vocês, cidadãos e cidadãs da minha querida cidade, para agradecer as manifestações de carinho diante da tragédia que ocorreu em minha vida, há 3 meses. Como vocês sabem, meu filho de 13 anos morreu vítima de erros ocorridos em um hospital de Brasília, cidade onde atualmente trabalho como presidente da EMBRATUR, ajudando a Presidenta Dilma.

Tenho a obrigação moral de buscar, todos os dias, justiça para meu filho, inclusive para que em todo o Brasil outras crianças sejam salvas da negligência e do descaso. Tenho também que dar especial atenção à minha família, profundamente abalada, como eu naturalmente estou.

Por tudo isso, dirijo-me a vocês para, com humildade e imensa dor, pedir desculpas por não poder concorrer às eleições para o cargo de prefeito de São Luís. Deus tem uma vontade superior e temos que nos curvar diante dos caminhos que Ele determina.

Fico imensamente grato com o apoio ao meu nome para disputar as eleições municipais, expresso na liderança nas pesquisas eleitorais. Sei que esse apoio é, acima de tudo, a um projeto de renovação verdadeira da política maranhense. De todo coração, muito obrigado!

Garanto que jamais me distanciarei do compromisso de ajudar a melhorar nossa cidade, tão castigada e abandonada. Apesar das dificuldades pessoais, na medida do possível estarei presente em todo o Maranhão, combatendo o modelo oligárquico e apresentando propostas que melhorem a vida do nosso povo. Apoiarei de modo claro e firme, em São Luís e em todo o Estado, os candidatos que tenham compromisso com o nosso programa de governo.

Finalizo com uma palavra de esperança: juntos, somos fortes e vamos vencer. Tenho a convicção de que os pré-candidatos Edivaldo Holanda Júnior, Eliziane Gama, Roberto Rocha e Tadeu Palácio, com o apoio de tantas lideranças importantes, como Bira do Pindaré, estarão unidos em torno de ideias novas e de uma forte aliança com o povo. Nem São Luís, nem o Maranhão, têm donos. Eles são de todos nós.

Abraços a todas as famílias, sob a proteção de Deus.
Flávio Dino

Simone Limeira é pre-candidata a prefeita na cidade de Grajaú


O povo de Grajaú deverá ter novamente uma mulher na disputa pela prefeitura do município. Trata-se da pré-candidatura de Simone Limeira, ex-candidata a prefeita em 2008 pelo PCdoB.

O encontro que confirmou a pre-candidatura de Simone aconteceu na quarta-feira (30), no prédio da Grota da Luz. Pelo menos 200 pessoas entre lideranças populares, jovens, mulheres, empresários, e políticos locais.

Quem passou por á presenciou uma discussão de alto nível. O evento serviu para traçar os novos rumos do PCdoB em Grajaú e confirmar a pré-candidatura de Simone, que também é Presidente do PCdoB na cidade, à prefeitura de Grajaú.


O Secretário Sindical, membro da Executiva Estadual do PCdoB, Jorge Antonio de Carvalho, acompanhou o encontro e na sua fala destacou os novos rumos e as motivações sociais que estão exigindo de Grajaú uma nova postura política para aí, sim, agir melhor em áreas como educação, saúde, esporte, lazer, agricultura e o desenvolvimento sustentável., enfatizou.

Para ele, tudo isso ocorrerá quando Simone Limeira, assumir o governo do município e, complementa Jorge afirmando que “Grajaú precisa despertar para uma política moderna e preocupada com o desenvolvimento da cidade e região. O povo de Grajaú além de insatisfeito está indignado e com esperança na mudança.”

Na hora de falar, Simone contextualizou a luta “contra uma oligarquia que comanda Grajaú há 30 anos e de outra oligarquia que há 40 anos comando o Estado.” Para Simone “o trabalho de reerguer Grajaú começou em 2008, contra um prefeito que estava com a máquina na mão.”

A pré-candidata carrega a bandeira de uma Grajaú melhor, e confirmou a adesão de 07 partidos que rumarão unidos para o bem de Grajaú. "Faremos uma politica pautada na ética e na moral.” , finalizou Simone.

Da Redação do Blog com o Blog do Josué Moura

30 de maio de 2012

Cassação: Processo de Roseana está na fase de vistas


O relator do processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral, ministro Arnaldo Versianni, abriu vistas para apresentação das alegações finais, última etapa do processo antes do julgamento em plenário.

Segundo os advogados do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), autor do pedido de cassação da governadora e do seu vice, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010, todas as estratégias usadas por Roseana e Washington Oliveira (PT) para adiar para o ano que vem a julgamento do processo, se mostraram infrutíferas e o julgamento agora é questão de pouco tempo.


Arnaldo Versianni abriu vista dos autos para que as partes apresentem as chamadas alegações finais (última etapa do processo antes de ir a julgamento em plenário). Consta do despacho do ministro: “Estando concluída a respectiva instrução processual e sem prejuízo das questões agora suscitadas pelos recorridos, que serão apreciadas por ocasião do julgamento do recurso, abra-se vista ao recorrente, pelo prazo de dez dias, para as alegações finais”.

Após as alegações finais, o Procurador Geral Eleitoral emitirá o parecer, e o processo estará pronto para ir a julgamento em plenário do TSE.

Os advogados do ex-governador José Reinaldo, Rodrigo Lago e Rubens Junior, afirmaram que tudo está dentro do previsto, devendo o processo ir a julgamento no máximo em setembro. Disseram ainda que neste momento o maior aliado da governadora é o recesso de julho do TSE, que volta às suas atividades em agosto, ocasião em que o processo estará totalmente concluído e pronto para ir a julgamento.

Sobre a possibilidade de o julgamento acontecer somente em 2013, os advogados afirmaram que esta decisão do ministro Versianni, encerrando a fase de provas e abrindo prazo para apresentação das alegações finais, é a resposta mais adequada, e demonstra que o caso chegou ao fim.

Fonte: Blog do Jorge Vieira

Agronegócio avança no Baixo Parnaíba e preocupa pesquisadores


O interior do Maranhão, especificamente a região de Baixo Parnaíba, que desponta como uma nova fronteira agrícola, principalmente para o plantio de soja e milho, começa a preocupar pesquisadores pelo fato de representar uma ameaça à produção de culturas tradicionais, como o babaçu e pequi; à agricultura familiar que abastece a população local, e ao meio ambiente.



O tema centralizou o debate da mesa redonda “Os Impactos do Agronegócio na Região do Baixo Parnaíba”, realizada no último dia da Reunião Regional da SBPC, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus de Chapadinha. O evento foi realizado na cidade de mesmo nome e que detém cerca de 60 mil habitantes, situada a mais de 200 km de São Luís.

Fizeram parte do debate os pesquisadores da Embrapa, Milton José Cardoso, e Aberício Pereira de Andrade, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o representante do Incra, José Inácio Sodré Rodrigues.


O Baixo Parnaíba é composto por 16 cidades, incluindo Chapadinha, com uma relação socioeconômica e cultural. A região é responsável por uma área de extensão de 19.178,80 Km² de hectares, com sérios problemas sociais e com IDH médio de 0,55.

As informações são de que as atividades de produtores rurais do Rio Grande do Sul e do Centro-Oeste, considerado o celeiro de grãos do País, estão migrando para o interior do Maranhão, onde há disponibilidade de terra, clima favorável à agricultura e transporte para o escoamento de grãos, como o Porto de Itaqui, o 2º mais profundo do mundo e um dos mais movimentados.


O pesquisador da Embrapa, Cardoso, confirmou a informação de especialistas locais de que o plantio de soja e milho cresce acentuadamente na região que está entre as regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (HID) do Brasil, mas que possui vocação climática, com garantia de produtividade elevada, e extensão territorial.

Equilíbrio - Cardoso defendeu o plantio sustentável na região e equilíbrio entre a agricultura empresarial, geralmente destinada à exportação, e a agricultura familiar (arroz, feijão, milho) para garantir a produção de alimentos com conservação e proteção do meio ambiente.


“As áreas agrícolas estratégicas ocupadas para a população local estão perdendo espaço para a soja e milho”, destacou Cardoso.


Produção de milho - Cardoso citou, por exemplo, os últimos dados da Conab que mostram que a estimativa para todo o Estado do Maranhão para safra de milho da temporada 2011/12 ocupa uma área considerável de 592,2 mil hectares, o equivalente a uma produção de 977,1 mil toneladas, com rendimento médio estimado em 1,65 mil quilos por hectare. Estima-se que a produtividade do milho chega a variar entre 6 e 7,5 toneladas por hectare, em média.


Com base em dados do Banco do Nordeste, o pesquisador da UFPB, Andrade, citou que a soja é a atividade agrícola que mais cresce em Chapadinha, por exemplo, cidade onde o plantio começou a partir de 2003, e hoje acumula taxa de crescimento de 92,23% nos últimos nove anos. Ao lembrar que cerca de 70% do alimento consumido no Brasil tem origem na agricultura familiar, Andrade defendeu aumento de políticas públicas para esse segmento que responde apenas por 11% das políticas agrícolas do País. Enquanto isso, a agricultura empresarial, geralmente voltada para o mercado externo e à formação do chamado superávit comercial , responde por 89% do crédito concedido por bancos públicos ao setor.

Políticas públicas - O pesquisador da UFPE também defendeu eficiência no sistema agrícola para permitir aos pequenos agricultores brasileiros o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, além de educação. “Os esforços têm de ser multiinstitucionais e é preciso ordenar esforços para a melhoria da sociedade. É preciso trabalhar o longo prazo”, destacou.

Atenção do Incra – Em uma tentativa de minimizar os impactos da aceleração desproporcional do agronegócio no Baixo Parnaíba, o representante do Incra, Sodré Rodrigues, destacou que o objetivo do órgão é fortalecer a agricultura familiar na região. Estima-se que existem na região 30 mil agricultores da área familiar e 6,7 mil de famílias assentadas, sendo em 15 comunidades quilombolas. A proposta do Incra é analisar os novos detentores de terras na região.


Desmatamento em ação - Um dos pesquisadores do Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba, Luiz Alves Ferreira, Secretário Regional da SBPC no Maranhão, estudioso dos impactos da aceleração do agronegócio da região, chamou a atenção para o elevado desmatamento da região. Em linhas gerais, Ferreira, que acompanhou a mesa redonda do lato da plateia, disse que o estudo do Fórum revela que em regiões como o Brejo, cidade da região, com 27 mil habitantes, aproximadamente, o índice de desmatamento cresceu 420,8% entre 2000 e 2004, a maior taxa de desmatamento verificada entre as demais regiões do Baixo Parnaíba, causando impacto nas culturas tradicionais.


“O pequi está saindo do prato das pessoas da região”, disse.

Já em Chapadinha, o índice de desmatamento aumentou 11% no mesmo período. O estudo destaca também uma eventual concentração de terras, considerando que mais de 1 milhão de hectares (dados de 2004) já estão sob o controle de grandes proprietários rurais.


Com base no estudo do Fórum, Ferreira declarou que os principais problemas para a região, que detém os piores indicadores sociais, são os avanços dos grandes projetos sobre territórios ocupados pelas comunidades tradicionais e quilombolas, comprometimento de recursos hídricos, insegurança alimentar e nutricional. Além disso, os dados do Fórum destacam que o avanço da fronteira agrícola do agronegócio, da forma como está sendo praticada na região do Baixo Parnaíba, viola os direitos humanos, pois intimida a população local. Fora isso, destrói o meio ambiente, tanto pelo desmatamento, quanto pelo uso de agrotóxicos, com graves riscos à preservação da integridade das bacias hidrográficas da região, com destaque para os lençóis maranhenses, o que também traz prejuízo às comunidades e moradores locais.

Viviane Monteiro
SBPC - Jornal da Ciência

29 de maio de 2012

Países ricos têm 30 milhões de crianças pobres, diz Unicef

Os 35 países mais ricos do mundo concentram 30 milhões de crianças pobres – 15% da população infantil assistida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo relatório divulgado hoje, somente na Europa há 13 milhões de crianças pobres.


O relatório do Unicef é constrangedor para os países ditos economicamente avançados. E deve servir de alerta. O estudo foi feito nos 27 países da União Europeia, além da Noruega, da Islândia, da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos, do Japão, da Nova Zelândia e da Suíça.

As democracias escandinavas têm somente 3% de crianças pobres. Os maiores índices de privação estão em países como a Romênia, Bulgária e Portugal (com mais de 70%, 50% e 27% respectivamente).

O Unicef definiu alguns critérios de comparação para estabelecer pobreza, entre eles, o acesso a três refeições por dia, com frutas e legumes frescos, livros, conexão à internet e um local calmo para fazer as atividades escolares.

De acordo com o relatório, um dos casos que chama a atenção é o da França. Para o Unicef, o país desperdiça dinheiro público. A França é o país que mais gasta verba pública em políticas familiares: 3,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) é investido no setor, ficando atrás apenas da Itália.

Apesar dos investimentos, a França ocupa o 14° lugar no ranking de crianças pobres. O relatório informa que há cerca de 1,3 milhão de crianças francesas consideradas pobres, o equivalente a 8,8% da população infantil. Do total, a metade mora em locais insalubres e 20 mil crianças não têm domicílio fixo.

Outro critério pesquisado pelo Unicef é a pobreza relativa, o percentual de crianças que vivem em agregados familiares com rendas, ajustadas em função do tamanho e da composição familiar, inferiores a 50% da renda média no país onde vive. Novamente, os países nórdicos e a Holanda têm as menores taxas de pobreza relativa para as crianças, cerca de 7%.

Em contraste, mais de 20% das crianças da Romênia e dos Estados Unidos vivem na pobreza relativa. "A comparação entre países semelhantes mostra que as políticas governamentais podem ter um impacto significativo sobre as vidas das crianças", afirma o Unicef.

Fonte: Blog com Agências

27 de maio de 2012

Homenagem do Blog aos 10 anos sem João Amazonas


Este poema fiz quando morreu João Amazonas.
Hoje completa-se 10 anos.
Minha homenagem será eterna.
Essa foto fiz com ele no Congresso de Relançamento da União da Juventude Socialista em São Paulo, em 1996.
Amazonas era muito querido entre a Juventude.
Era um mestre.

A João Amazonas

O dia?
1º!
O mês?
Janeiro!
O ano?
1912!
Nascia a pedra com nome.

João era assim.
Pedra até no nome: Pedroso

O dia?
27!
O mês?
Maio!
O ano?
2002!
Morre João Amazonas!

No partido entrou em 1935!
Libelo das lutas Nacionais e Democráticas!
Insubstituível em sua alma histórica!
Operário do Trabalho!
Da ciência!
Do Partido dos Comunistas do Brasil.

Homem!
Pedra fundamento na história nacional!
Partido Comunista do Brasil!


Marden Ramalho
27 de Maio de 2002

25 de maio de 2012

Professor Euges Lima toma posse na Cadeira 22 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. A solenidade acontece hoje (25), no Palácio Cristo Rei, às 19h


O diretor de Cultura do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Euges Lima, toma posse, como sócio efetivo, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), nesta sexta-feira, 25, às 19, no Auditório dos Colegiados Superior, no Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, São Luís.

Euges Lima é formado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e é especialista em Teoria e Metodologia para o Ensino da História também pela mesma instituição de ensino superior. O sindicalista é professor na rede municipal de São Luís e na rede estadual. O nome do historiador foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária, em janeiro, para ocupar a cadeira de número 22, patroneada pelo famoso historiador César Augusto Marques, autor do Dicionário Histórico Geográfico da Província do Maranhão, publicado em 1870.

O IHGM foi fundado em 20 de novembro de 1925, nos moldes do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), por um grupo de 11 personalidades de renome da sociedade maranhense, liderada por Antônio Lopes, patrono e idealizador da instituição. A principal função do IHGM é o estudo e a pesquisa voltados aos temas maranhenses.

Fonte: ASCOM/SINPROESEMMA

Metalúrgicos de São Luís estão em greve por falta de avanços na negociação da Data Base 2012

Os quase 300 trabalhadores metalúrgicos da empresa CEM, no Distrito Insdustrial, estão novamente parados nesta sexta-feira (25). As máquinas foram desligadas e os carregamentos e descargas interrompidos. Segundo o presidente do Sindmetal, José Maria Araújo, os trabalhadores já haviam parado no último dia 18, suspendendo o movimento no aguardo de reunião com a empresa na quarta-feira (23), que foi recusado. "A empresa se nega a dialogar e até retirou os cartões de ponto dos funcionários. O movimento agora é por tempo indeterminado", informa.


A reunião de negociação desta quinta-feira (24) com a Alumar e Sindicato Patronal também não avançou quanto ao pedido de aumento real da categoria, de 4,5%. As reuniões devem continuar. Segundo Araújo, os trabalhadores da Alumar e das demais empresas, caso não haja proposta de aumento nos próximos dias, também podem aderir à greve a qualquer momento. "A greve é legal, já foram tomadas todas as medidas necessárias", anuncia.

O Sindmetal também se reuniu nesta quinta-feira (24) com o presidente da Alumar, Franklin Felder, que prometeu diálogo e boas intenções com a entidade, compromentendo-se a mudar as práticas antissindicais que a empresa tem adotado. A reunião foi solicitadas após denúncias do Sindmetal -acerca de abusos trabalhistas cometidos no Maranhão - ao executivo-chefe da Alcoa, Klaus Kleinfeind, durante encontro anual ocorrido no estado da Pensilvánia (EUA), no início de maio.

Fonte: ASCOM/SINDMETAL

Foto resposta a José Reinaldo Tavares, o novo assessor político de João Castelo


É claro que Zé Reinaldo terá uma resposta.
Aliás, o Blog apresenta de antemão uma 'foto-resposta' a José Reinaldo Tavares.
Daqui a pouco o Blog publica análise do movimento feito pelo ex-governador reforçando o pólo castelista.
Aguarde!

23 de maio de 2012

SINPROESEMMA discute proposta de jornada para futuros professores do Estado sexta (25)


Sexta-feira, 25, educadores de São Luís avaliam a proposta do governo do Estado de ampliar a jornada de trabalho dos novos professores, que ainda irão ingressar na rede estadual de educação, por meio de concurso público. A reunião será realizada, às 10h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), na Rua Henrique Leal, Centro Histórico de São Luís.

A mesma avaliação é feita pelos trabalhadores que atuam no interior do Estado, desde o início desta semana, em reuniões organizadas pelas delegacias regionais do Sinproesemma. As reuniões são necessárias para saber qual é a avaliação dos educadores sobre a proposta do governo, pois segundo o secretário de Estado da Educação, João Bringel, os novos concursos públicos para o cargo de professor, inclusive o certame anunciado para 2012, com oferta de três mil vagas, não podem mais ser feitos com base na atual jornada de 20 horas, que somente está garantida para os professores que já estão na rede.

Se houver a mudança na jornada dos novos professores, a remuneração será proporcional à quantidade de horas acrescidas. Não haverá prejuízos financeiros para os trabalhadores, porém, o que deve ser avaliado, segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, é se a mudança permitirá que os novos professores tenham mais uma matrícula no serviço público.

O secretário argumenta que a nova jornada deve ser múltipla de três, para que não ocorram horas “quebradas” na divisão da carga horária do professor, no cumprimento da Lei do Piso, que estabelece um terço da jornada para planejamento, a chamada hora-atividade ou atividades extraclasses.

Fonte: SINPROESEMMA

22 de maio de 2012

Oposição traça metas para São Luís. Pré-candidatos a prefeito e vereador demonstram união e força em reunião na Assembleia Legislativa


Pré-candidatos da oposição a João Castelo (PSDB) estiveram presentes no debate “São Luís, outros 400” na Assembleia Legislativa na manhã desta terça (22). Edivaldo Holanda Junior (PTC), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB) e Tadeu Palácio (PP) apresentaram propostas para o principal problema da cidade, com o apoio de pré-candidatos e lideranças do PCdoB e de partidos aliados como o PRTB, PHS, PPL, PDT e a resistência do PT.

Unidos, os quatro pré-candidatos dos partidos de oposição a João Castelo (PSDB) e Roseana Sarney (PMDB) para as eleições de 2012 reforçaram a intenção de escolher candidato único para a disputa, apoiados por todos os nove partidos que já declararam apoio à proposta de mudança na prefeitura de São Luís.

“Povo, política e programa para a nossa cidade” são, segundo o deputado estadual licenciado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), os três critérios que definirão qual entre os pré-candidatos apresentados ao povo de São Luís para disputar a eleição contra João Castelo tomará a frente da disputa eleitoral a partir de 6 de julho.

O primeiro dos critérios vai levar em consideração o resultado das pesquisas, quantitativas e qualitativas, que ouvirá qual o sentimento das ruas em relação aos pré-candidatos. O segundo (política) levará em conta as alianças e a capacidade de aglutinação que o candidato apresenta em torno de si. Já quanto ao programa para a cidade, é necessário que o candidato escolhido tenha projetos concretos de mudança para o modelo de gestão hoje instaurado na prefeitura de São Luís.

Com a palavra, os pré-candidatos

Escolhido através de sorteio, o primeiro pré-candidato a falar foi Roberto Rocha. O socialista destacou a importância de uma gestão integrada entre as secretarias, que consiga agregar os t
rabalhos das pastas da prefeitura para obter resultados concretos para a população. “É preciso método, conhecimento do processo e liderança para fazermos uma gestão integrada, com padrão único de secretariado,” indicou Rocha.

O ex-deputado federal também frisou a importância do Porto do Itaqui, que não é bem aproveitado pela cidade e precisa trazer mais retornos para a população de São Luís. “O Itaqui não pode ser apenas uma porta para o mundo, tem que ser um porta para dentro, para que o povo participa, que atenda as necessidades da cidade,” sugeriu.

Eliziane Gama (PPS) chamou atenção para que a prefeitura de São Luís tenha um olhar mais humanizado para os problemas da cidade. Falando de educação, saúde, saneamento básico, segurança e direitos humanos, a deputada estadual e pré-candidata à prefeitura de São Luís afirmou: “Precisamos olhar para o futuro resolvendo os problemas do presente.”

Para ela, é necessário ter sensibilidade para enxergar os problemas do povo, principal preocupação que deve ter o grestor público. "Nos preocupamos com a pessoa humana é por isso que estamos percorrendo as feiras, os sindicatos, as escolas com o Fala São Luís, para saber dos asseios da população e construir um plano de governo a partir desta contribuição”, disse Eliziane Gama.

O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP), destacou a importância da união entre os pré-candidatos. “Não se trata de disputa, o que temos aqui são forças unidas” para eleger o próximo prefeito, trazendo propostas de modificação no cenário político de São Luís. Segundo ele, dois verbos darão o tom da eleição: “continuar” e “mudar”. Para ele, a opção que apresentará propostas consistentes para São Luís está na mudança que todos os pré-candidatos podem apresentar à população.

Tadeu destacou a importância que, durante seu mandato, deu ao transporte público, com a implantação de cinco terminais rodoviários na cidade e a inexistência de greve de motoristas enquanto foi prefeito. A educação, outro ponto de destaque, tinha especial atenção em sua gestão. O ex-prefeito lembrou os diversos prêmios “Amigo da Escola” que recebeu em nível nacional.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ressaltou que São Luís precisa, além de mudança, de uma transformação. Para o deputado federal licenciado e pré-candidato à prefeitura, é importante transformar o crescimento econômico de São Luís em desenvolvimento para a população.

Para Júnior, respostas como educação de qualidade, investimento qualitativo na saúde, na mobilidade urbana (com outras opções de transporte além do ônibus) e garantia de emprego e renda para os cidadãos são luisenses são esperadas para que São Luís possa se desenvolver.

“A jovialidade de Edivaldo Holanda Júnior, a metodologia de Roberto Rocha, a sensibilidade de Eliziane Gama e a experiência de Tadeu Palácio nos farão vitoriosos nessas eleições,” resumiu o pré-candidato a vereador Pedro Celestino (PP), após a manifestação de todos os pré-candidatos a prefeito.

Auditório lotado

Todos os nove partidos da base aliada de oposição estiveram presentes no debate “São Luís, outros 400”, que teve mediação do deputado estadual Birado do Pindaré (PT).

O deputado faz parte do grupo de resistência petista, que não apoia a candidatura de Washington Oliveira (PT) à prefeitura de São Luís com o apoio da governadora Roseana Sarney (PMDB).

“Estou sendo fiel às nossas convicções. Fui eleito no palanque das oposições, sou deputado de oposição e é na oposição que fincaremos nossas trincheiras de luta,” informou o petista.

O deputado estadual Rubens Pereira Júnior, ao manifestar-se pelo PCdoB, demonstrou a importância do evento para construir um novo campo político em São Luís e em todo o Maranhão: “O ‘Outros 400’ é emblemático porque vem em uma data importante para a cidade, em que ela vai mostrar que pode fazer mais daqui para frente e vamos saber aproveitar essa chance” e completou:

“Outros, se tiverem 400 anos de chance, deixarão para fazer tudo no último ano, o ano da eleição”.


Fonte:Redação Vermelho / Maranhão
Foto: Felipe Klamt

20 de maio de 2012

Pré-candidatos da oposição a João Castelo estarão reunidos na terça, 22, discutindo a unidade e os problemas de São luís

Terça-feira será mais um dia de vitória para o grupo de oposição de São Luís. Todos os pré-candidatos aliados ao PCdoB no intuito de vencer as eleições de 2012 e 2014 com a proposta de um Maranhão para todos. Às 9h d o dia 22, no Assembleia Legislativa, todos eles se reunirão no “São Luís, outros 400” na sede do Legislativo estadual.


Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB) e Tadeu Palácio (PP) discutirão no evento os problemas de São Luís às vésperas de seu 4° centenário e apresentarão propostas para uma São Luís melhor. Diversos representantes do PCdoB também estarão presentes no evento.

A presença de todos os pré-candidatos unidos em mais essa reunião reafirma a união do grupo político de oposição em torno do mesmo propósito: vencer as eleições de 2012 em São Luís, vencendo também o modelo político atrasado de gestão da capital maranhense. Será o primeiro passo para a vitória estadual.


Por meio de seu microblog pessoal, o presidente estadual do PCdoB, Flávio Dino, afirmou que o PCdoB atuará em todas as 217 cidades do Maranhão, apresentando candidatos próprios ou apoiando partidos aliados: “Vamos disputar TODAS as prefeituras do Maranhão, com candidatos do PCdoB ou dos aliados. Consolidar forças p/ derrotar oligarquia em 2014", adiantou.

Fonte: PCdoB

2ª Conferência Nacional das Mulheres do PCdoB termina com aprovação de manifesto

Terminou neste domingo (20) a 2ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher, organizada pelo PCdoB. O evento reuniu, em suas edições preparatórias, durante dois meses, cerca de 15 mil militantes, mulheres e homens, de todos os estados brasileiros. A edição nacional, que aconteceu neste final de semana em Brasília, aprovou o manifesto "O Brasil para as brasileiras".


Em dois meses, a Conferência envolveu mais 15 mil militantes que participaram dos debates
O manifesto expressa as principais reivindicações da Conferência. Depois de sua aprovação, foi eleito em votação secreta o Fórum de Mulheres do PCdoB.

Também no final da plenária foi aprovada uma moção de apoio ao povo cubano e de solidariedade à luta pela libertação dos cinco patriotas presos ilegalmente nos Estados Unidos.

No manifesto aprovado, os delegados e delegadas analisam que acumulam-se conquistas e avanços de direitos e políticas públicas mais incisivas na perspectiva de gênero. Porém, fazem uma análise de que o caminho ainda é longo na superação das expressões cotidianas da opressão à qual continuam submetidas as mulheres.

Uma das principais preocupações apontadas na Conferência é quanto à violência contra a mulher. Estatísticas mostram que a cada duas horas uma brasileira é assassinada e o Brasil possui o sétimo maior índice mundial de assassinato de mulheres. Além disso, a cada cinco minutos uma brasileira é agredida.

O manifesto aprovado expressa essa preocupação: “Foram registradas, no ano passado, 48 mil agressões contra mulheres das quais 68,8% aconteceram em âmbito doméstico e quase 30% foram praticadas pelo marido ou companheiro”.

Veja abaixo a íntegra do Manifesto aprovado pelos delegados e delegadas da Conferência:



O Brasil para as brasileiras

O Partido Comunista do Brasil realiza a 2a Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher no momento em que se celebra os 80 anos do voto feminino e a conquista da eleição da primeira presidenta do Brasil.

Durante mais de dois meses, 15 mil militantes, mulheres e homens, de todos os estados brasileiros, se mobilizaram para o debate sobre a emancipação das mulheres e o seu significado para o avanço da sociedade contemporânea e para o projeto socialista.

Um Brasil com equidade entre homens e mulheres é parte do projeto de desenvolvimento com promoção da distribuição de renda, a valorização do trabalho, a ampliação da democracia e a superação das desigualdades e discriminações de todos os tipos.

Não haverá avanço civilizacional no país enquanto não houver ruptura nos padrões vigentes na vida das brasileiras. Acumulam-se conquistas e avanços de direitos e políticas públicas mais incisivas na perspectiva de gênero, mas o caminho ainda é longo na superação das expressões cotidianas da opressão a qual continuam submetidas as mulheres.

A histórica sub-representação feminina nas esferas de decisão na sociedade se constitui uma das limitações democráticas do país. As brasileiras são mais da metade da população, maioria do colégio eleitoral, mas representam apenas 8,7 % da Câmara de Deputados e 14,8% do Senado Federal. No Legislativo Estadual são apenas 12,85% e as prefeitas correspondem apenas a 9,2% entre gestores municipais.

A participação das mulheres na vida pública acontece mantendo as desigualdades. As brasileiras representam 41,7% da população economicamente ativa, porém mais da metade das trabalhadoras urbanas e rurais não usufruem o direito à aposentadoria por tempo de serviço em decorrência de constituírem a maioria do contingente de trabalho informal. Persistem as diferenças salariais entre homens e mulheres, exercendo as mesmas funções.


A ampliação da participação das brasileiras no mercado de trabalho, muitas vezes sendo as principais responsáveis pela renda familiar, acontece mantendo prioritariamente para as mulheres as atribuições do cuidar dos filhos e filhas e as tarefas domésticas. A média masculina de ocupação de tarefas domésticas alcança 4,3 horas semanais, já das mulheres é de 18,3 horas semanais.


As violências contra as mulheres são faces da opressão. A cada duas horas uma brasileira é assassinada. O Brasil possui o sétimo maior índice mundial de assassinato de mulheres. A cada cinco minutos uma brasileira é agredida. Foram registradas, no ano passado, 48 mil agressões contra mulheres das quais 68,8% aconteceram em âmbito doméstico e quase 30% foram praticadas pelo marido ou companheiro.

A vulnerabilidade se acentua na saúde. Quinhentas mil mulheres morrem anualmente durante a gravidez e parto no país. A cada dia, mil brasileiras morrem durante o parto. Duzentas mil morrem por ano em consequência de aborto inseguro.

Na educação as desigualdades se expressam. As brasileiras são ainda a maioria dos 15 milhões de analfabetos. Ao tempo em que 61% do contingente que conclui o ensino superior são mulheres, se perpetua uma educação discriminatória, sexista, racista, homofóbica e lesbofóbica.

As desigualdades de gênero e as discriminações se apresentam em especial sobre as mulheres negras, gerando obstáculos ainda maiores para essas brasileiras, cuja opressão também guarda relação com a história da formação da sociedade brasileira.

O país vive um momento histórico com perspectiva de acelerar o caminho para o novo projeto de desenvolvimento que contemple as mulheres e promova políticas de Estado visando a superação das desigualdades sociais e de gênero; avance na superação da sub-representação feminina promovendo a participação das mulheres nos espaços públicos de poder; estenda a política de creche para todo o pais, a exemplo do Programa Brasil Carinhoso, contribuindo decisivamente para a autonomia e para que as mulheres possam se liberar para a luta pela superação dos padrões atuais de atribuições de gênero na sociedade; consolide a política de combate à violência sobre as mulheres, expressa na atualidade na conquista da Lei Maria da Penha; implemente o fortalecimento do SUS, em especial da política de atenção integral à saúde da mulher e da garantia dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos; promova uma educação de qualidade, inclusiva e não discriminatória; conquiste a equidade de gênero no trabalho, implemente a Política de Trabalho Decente e a jornada de trabalho de 6 horas para que mulheres e homens possam desfrutar do ambiente doméstico do tempo da vida social, familiar e pessoal.

O PCdoB considera que as eleições de 2012 são momento especial para ampliar o debate sobre políticas públicas locais que contemplem as brasileiras e para a conquista da ampliação da representação feminina nas câmaras municipais e nas prefeituras. As limitações do sistema político brasileiro agravam os obstáculos de inserção das mulheres na política e apontam para a premente necessidade da diminuição da força do poder econômico com o estabelecimento de financiamento público de campanha e para a realização de uma Reforma Política que garanta lista partidária pré-ordenada com alternância de gênero.

O PCdoB, ao celebrar os 90 anos de sua fundação, conclama as brasileiras e os brasileiros a lutarem pelo desenvolvimento e avanço democrático do pais, a trilharem o caminho de luta pelo socialismo com equidade de gênero, rumo a uma sociedade justa, livre e igualitária.

Brasília, 20 de maio de 2012

2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher

Fonte: www.vermelho.org.br

16 de maio de 2012

Governo quer aumentar jornada de trabalho para os trabalhadores em educação. SINPROESEMMA é contra

A jornada de trabalho de novos professores na rede estadual de educação foi mais um ponto de discussão no texto do Estatuto do Educador. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 14, com diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), o governo do Estado propôs carga horária de 24 horas para os novos professores concursados e assumiu o compromisso de enviar a proposta do Estatuto à Assembleia Legislativa até o dia 28 deste mês.


De acordo com a proposta do governo, a atual carga horária de 20 horas será mantida no texto do Estatuto, no entanto, será criada a nova carga horária de 24 horas para os novos concursados. A direção do Sinproesemma vai discutir a proposta, mas o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, adianta que não dá mais para adiar o envio do Estatuto para votação no Legislativo: “Foram tantos prazos, que não dá mais para aceitar novos adiamentos”. Antes de ser enviada à Assembleia, a proposta será discutida em uma rodada final de negociação prevista para a próxima semana.

Concurso Público


Questionado pela direção do sindicato, o secretário de Educação anunciou novamente a pretensão do governo de realizar concurso público para professores e adiantou que serão abertas três mil vagas, com a possibilidade de convocar mais 50% do total de vagas ofertadas. Porém, o secretário não definiu a data do concurso, somente uma previsão de realizar o certame até o final deste ano.

CET - Em relação ao pagamento da Condição Especial de Trabalho (CET), os técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alegam que a burocracia da Casa Civil está comprometendo a celeridade necessária para pagar os valores atrasados dos professores, mas prometeram que o pagamento será efetuado até esta sexta-feira, dia 18.

Gratificação dos funcionários de escola


O Sinproesemma propôs gratificações que chegam a 85% aos funcionários de escolas que passaram por qualificação profissional do Pró-funcionário. Porém, o governo apresentou contraproposta de conceder apenas 30% aos funcionários da rede educacional que estiverem lotados nas escolas, um percentual bem abaixo da proposta do sindicato e que deixa de fora quem trabalha nos setores administrativos da rede. “Esse é mais um item que será discutido no sindicato, porque a proposta do governo está abaixo da nossa e restringe a gratificação aos profissionais que estão nas escolas”, explica o presidente.

Participaram da reunião, além do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, os secretários do sindicato, Júlio Guterres (Comunicação); Euges Lima (Cultura); Hildinete Rocha (Finanças) e Carlos Mafra (Funcionários), que foram recebidos pelo secretário-adjunto de Educação, Almir Coelho.

Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA

15 de maio de 2012

Uma luz no fim do túnel: Flávio Dino reafirma participação ativa nas eleições de 2012 e não descarta candidatura a prefeito de São Luís


Flávio Dino, pré-candidato oficial do PCdoB à prefeitura de São Luís, volta a falar sobre a possibilidade de concorrer ao posto de gestor da capital maranhense este ano. Através de seu microblog, Dino esclarece que passa por um momento pessoal difícil, mas confirma que continuará com o compromisso de participar ativamente das discussões pela sucessão eleitoral em todos os municípios maranhenses como opção ao atraso implantado pela oligarquia Sarney.

“Apesar da imensa tragédia que vivo, tenho responsabilidade e compromisso. Por isso, participarei das eleições no Maranhão, nas 217 cidades,” informou o presidente da Embratur, Flávio Dino, na manhã de hoje, após constantes interrogações de colegas e admiradores do político por meio do microblog Twitter.


Dino se compromete a atuar em todos os municípios do estado, buscando a vitória de candidatos que apresentem propostas para o avanço do Maranhão. Sobre as eleições de São Luís, Dino reafirma a busca pela melhor via para disputar as eleições contra João Castelo (PSDB) e não descarta sua própria candidatura.

Desfazendo desentendimentos sobre a possibilidade de candidatar-se à prefeitura de São Luís, Flávio Dino informou que ainda poderá deixar o comando da Embratur se quiser disputar as eleições de 2012: “De todo modo, meu prazo de desincompatibilização finda só no começo de junho e ate lá acompanharei o processo em curso com os nossos aliados.”


Para Flávio, é preciso estar atento para as tentativas de “intrigar” os aliados do campo de oposição, pois o grupo está cada vez mais unido e com maior viabilidade eleitoral, conforme mostram as últimas pesquisas realizadas. De acordo com as consultas, todos os candidatos de oposição a João Castelo venceriam o atual prefeito.

“Sobre a eleição em São Luís, há um processo em curso, que resultará no candidato que terá o meu apoio firme e decidido. Apoiaremos um candidato e um programa de mudanças, democrático e popular. Temos coerência e, como sempre, enfrentaremos as oligarquias. (...)Castelo ajudou Roseana a se eleger em 2010, ao abandonar Jackson Lago. Assim, como dizer-se anti-sarney?,” finalizou Dino.

Fonte: Redação Vermelho / Maranhão

12 de maio de 2012

Pra sempre. Poema de Drumond para homenagear as minhas mães preferidas

Para sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?

Minha esposa

Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,



puro pensamento.


Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.


Minha mãe

Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:

Minha sogra

Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.



poema: Carlos Drummond de Andrade

11 de maio de 2012

Saiba quem são os membros da Comissão da Verdade

Lá estão um ex-procurador geral da República, um ministro do STJ, um ex-ministro da Justiça, dois advogados, uma psicanalista e jornalista, e um diplomata e professor.

Com nomes de juristas, advogados e ex-ministros, a Comissão da Verdade foi anunciada na quinta-feira (10) pela presidente Dilma Rousseff e apresentado oficialmente pelo porta-foz da Presidência, Thomas Traumann. Os sete integrantes, cujos nomes estão publicados no Diário Oficial da União, são: José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça), Gilson Dipp (ministro do Superior Tribunal de Justiça), Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República), Paulo Sérgio Pinheiro (diplomata), Maria Rita Kehl (psicanalista) e José Cavalcante Filho (jurista).

Para a integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Maria Amélia Teles, os nomes dão seriedade aos trabalhos, mas o tempo de dois anos de investigação e o número de integrantes podem comprometer o trabalho, afirmou à Agência Brasil. "Os nomes dão seriedade, acho que o problema da comissão é o da lei, que abrange um período enorme e com dois anos de funcionamento para apurar todos esses crimes. Não é compatível o período [que será apurado] com a quantidade de integrantes."

Perfil dos integrantes

Gilson Dipp – Ex-corregedor do Conselho Nacional de Justiça, é ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Também é ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2011. Dipp é jurista e gaúcho de Passo Fundo.

José Carlos Dias – Foi ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso. Advogado criminalista, também foi secretário de Justiça do Estado de São Paulo no governo Franco Montoro. Atualmente é conselheiro da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, da qual foi presidente.

José Paulo Cavalcante Filho - Advogado, escritor e consultor. Foi ministro interino da Justiça e ex-secretário-geral do ministério da Justiça no governo José Sarney. É consultor da Unesco e do Banco Mundial. Foi presidente do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) entre 1985 e 1986.

Maria Rita Kehl – psicanalista, cronista e crítica literária. Foi editora do jornal Movimento, um dos mais importantes entre as publicações alternativas que circularam durante o período militar. Trabalhou nos principais veículos de comunicação do país. É autora de seis livros e vencedora do Prêmio Jabuti.

Paulo Sérgio Pinheiro – diplomata e professor da Universidade de São Paulo (USP), Pinheiro foi secretário especial de Direitos Humanos no governo Fernando Henrique Cardoso. Participou do grupo de trabalho nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsável por preparar o projeto da Comissão da Verdade. É Relator da Infância da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Rosa Maria Cardoso da Cunha – Advogada criminalista, professora e escritora. Especializou-se na defesa de crimes políticos, com intensa atuação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, onde trabalhou, especialmente, no Superior Tribunal Militar e Supremo Tribunal Federal. Atuou como advogada de diversos presos políticos, entre eles, a presidenta Dilma Rousseff.

Com informações de Caros Amigos

10 de maio de 2012

Ação Civil Pública que reclama a devolução do Hospital Carlos Macieira para os Servidores Públicos do maranhão será ajuizada hoje, às 11:00, no Fórum do Calhau


O Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB no Maranhão, Professor Júlio Guterres, confirmou para hoje, às 11:00, na Sede da Promotoria da Educação, no Calhau, o ajuizamento da Ação Civil Pública que reclama a

devolução do Hospital do Servidor ou ‘Hospital Carlos Macieira’ para o domínio dos servidores estaduais.

A Ação é assinada por diversos sindicatos que representam as respectivas categorias de servidores públicos. O intuito da Ação é cobrar do governo do estado do Maranhão a devolução do Hospital Carlos Macieira, antigo Hospital do Servidor, para os verdadeiros donos, os Servidores Públicos do Estado, na medida em que o Hiospital fora construído com recursos dos próprios servidores. O HCM foi terceirizado para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), perdeu a exclusividade dos Servidores.



Ponto importante é o que trata da opinião dos próprios servidores sobre aquilo que consideram ter sido uma ‘entrega’ do hospital para interesses diversos aos que pertencem aos trabalhadores por direito. O Clima entre os usuários do Hospital é de indignação.


Desde o mês de Janeiro foi intensificada ações para denunciar publicamente o fato, sempre atuando em diversas frentes para fazer a defesa de um HCM para os servidores. Atos políticos, reuniões, panfletagens, campanhas de mídia, marcaram o movimento “O Hospital Carlos Macieira é nosso.”

Amom Jessem, Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do estado do Maranhão revela apenas um pequeno preuízo para o servidor no quesito atendimento: "Se o Ipem, que possuía 400 leitos, às vezes tinha problemas para atender os mais de 105 mil servidores estaduais, imagine o Hospital São Luís, que tem apenas 70 leitos.", questiona o sindicalista.


O Presidente da CTB, Professor Júlio Guterres, um dos apoiadores da Campanha, é taxativo quando se fala do assunto:“Foi um ato unilateral do governo que traz grandes prejuízos aos trabalhadores.”

Guterres ressalta ainda que a Ação Civil Pública é resultante das inúmeras denúncias feitas pelos trabalhadores no serviço público estadual e que levaram os sindicatos a adotarem medidas drásticas para reverter a situação. “Não podemos aceitar que o Governo do Estado tire do Servidor um direito adquirido e conquistado com muita luta.”, diz Guterres, que também é Diretor de Comunicação do SINPROESEMMA.

SINPROESEMMA e Promotor da Educação cobram do Governo Roseana explicação para o caos instalado no setor educacional do estado

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) apresentou nesta quinta-feira, 10, ao promotor de Educação, Paulo Avelar, os problemas gerados pela falta de professores na rede pública estadual de educação. De Norte a Sul do estado, as denúncias vão da falta do início das aulas até trabalhadores que estão dobrando a carga horária para suprir a carência de profissionais.


“Em Carolina, os trabalhadores estão sendo obrigados a ficar 20 horas semanais dentro da sala de aula. Em Balsas, os alunos foram às ruas para exigir professores”, denunciou o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

O dirigente sindical avalia que a solução para o caos na rede de ensino é o imediato concurso público e denuncia ainda a forma como o governo do Estado está difundindo a informação de que os responsáveis pelo caos nas escolas são o sindicato, que exige imediato concurso público, e o Ministério Público, que suspendeu a contratação temporária e precária de professores. “O sindicato e a Promotoria de Educação não podem ser responsabilizados pelos problemas na rede estadual de educação”, afirma.

O promotor de Educação, Paulo Avelar, avaliou como positiva a decisão da Justiça que suspendeu o seletivo simplificado da Secretária de Estado de Educação e acrescenta que a medida não pode ser utilizada como responsável pela falta de profissionais. “As aulas na rede estadual se iniciaram com a falta de professores em boa parte das escolas maranhenses”, esclarece.

Diante das denúncias, o promotor de Educação afirmou à direção do Sinproesemma que reunirá na próxima segunda-feira, 14, com o secretário de Educação, João Bringel, para cobrar explicações do governo do Estado.

Fonte: SINPROESEMMA

9 de maio de 2012

Debate entre os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça é dia 11, sexta-feira

Os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça participam na próxima sexta-feira, 11 de maio, de um debate no auditório da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem). O debate acontece às 9h. Na oportunidade, os candidatos poderão apresentar e debater propostas administrativas para a próxima gestão do Ministério Público do Maranhão.


Seis candidatos disputam o cargo de procurador-geral de Justiça: os procuradores de Justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, Francisco das Chagas Barros de Sousa e Regina Lúcia de Almeida Rocha; e os promotores de Justiça Gilberto Câmara França Júnior, José Cláudio Almada Lima Cabral Marques e Pedro Lino Silva Curvelo.

As regras do debate, discutidas com todos os candidatos, preveem perguntas formuladas pelos próprios candidatos aos seus concorrentes, pelos membros do Ministério Público presentes e questões elaboradas pelas entidades representativas: Ampem, Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão (Sindsemp) e Associação dos Funcionários da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão (Asfupema).

As Regras do debate podem ser conferidas no endereço http://www.mp.ma.gov.br/arquivos/COCOM/PDF/REGULAMENTO_DO_DEBATE_PROCURADOR_GERAL_DE_JUSTIÇA11.pdf

8 de maio de 2012

Problema de Veja é criminal e não 'ético', diz Luís Nassif em seu Blog


Alguns analistas teimam em analisar o comportamento da Veja – nas relações com Cachoeira – como eticamente condenável.

Há um engano nisso.

Existem problemas éticos quando se engana a fonte, se adulteram suas declarações, desrespeita-se o off etc.

O comportamento da Veja é passível de enquadramento no Código Penal. Está-se falando de suspeita de atividade criminosa, não apenas de mau jornalismo. Sua atuação se deu na associação com organizações criminosas visando objetivos ilegais, de obstrução da Justiça até conspiração.


O acordo da revista com o crime organizado trazia ganhos para ambos os lados:

1. O principal produto de uma revista é a denúncia. O conjunto de denúncias e factóides plantados por Cachoeira permitiram à revista a liderança no mercado brasileiro de opinião - influenciando todos os demais veículos -, garantiu vendagem, permitiu intimidar setores recalcitrantes. O poder foi utilizado para tentar esmagar concorrentes da Abril no setor de educação. Principalmente, fê-la conduzir uma conspiração visando constranger Executivo, Legislativo, Supremo e Ministério Público.

2. A parceria com Veja tornou Cachoeira o mais poderoso contraventor do Brasil moderno, com influência em todos os setores da vida pública.

Há inúmeras suspeitas contra a revista em pelo menos duas associações: com Carlinhos Cachoeira e com Daniel Dantas que necessitam de um inquérito policial para serem apuradas.

Em relação a Dantas:

- A matéria sobre as contas falsas de autoridades no exterior, escrita por Márcio Aith.
- O dossiê contra o Ministro Edson Vidigal, do STJ. Nele, mencionava-se uma denúncia de uma ONG junto ao CNJ. Constatou-se depois que a denúncia tomava por base matéria da própria revista (que sequer havia sido publicada ainda), demonstrando total cumplicidade da revista com o esquema Dantas.
- A atuação de Diogo Mainardi, levando o tal Relatório italiano ao próprio juiz do caso. Na época, procuradores do MPF em São Paulo explicaram qual seria a estratégia de Dantas (contaminar o inquérito da PF com o princípio do "fruto contaminado", as provas ilegais do relatório italiano) e sustentaram que Mainardi atuava a serviço de Dantas. Atacados virulentamente por Mainardi, procuradores federais de São Paulo recuaram.
- A matéria falsa sobre o grampo no Supremo Tribunal Federal.
- O “grampo sem áudio”, entre Gilmar Mendes e Demóstenes Torres.

Em relação a Cachoeira:
- O episódio do suborno de R$ 3 mil nos Correios, que visou alijar o esquema do deputado Roberto Jefferson e abrir espaço para o esquema do próprio Cachoeira. No capítulo que escrevi sobre o tema (na série O Caso de Veja) mostro que, depois de feito o grampo, Policarpo Jr segurou a notícia por 30 dias.
- Um inquérito policial poderá revelar o que ocorreu nesse intervalo.
- A invasão do Hotel Nahoum com as fotos de Dirceu, clara atividade criminosa.
- A construção da imagem do senador Demóstenes Torres, sendo impossível – dadas as relações entre Veja e Cachoeira – que fossem ignoradas as ligações do senador com o bicheiro.
-Levantamento de todas as atividades de Demóstenes junto ao setor público, visando beneficiar Cachoeira, tendo como base o ativo de imagem construído por Veja para ele.

Fonte: Blog do Nassif

O tempo passa. O tempo voa e o kenard analisando: 'Flávio Dino e PCdoB armaram um nó difícil de desatar'

São absolutamente remotas as possibilidades de Flávio Dino (PCdoB) vir a ser candidato a prefeito de São Luís. O PCdoB, que relutava em aceitar, já começa a trabalhar com a decisão.


O problema é o seguinte: Dino incentivou uma penca de partidos de oposição a lançar candidato. A ideia era que o mais viável seria o candidato apoiado por todos. A proposta era de difícil execução com Flávio Dino à frente, com o afastamento dele, após o drama familiar, a coisa parece ter desandado de vez.

O PCdoB, nessas circunstâncias, parece não saber o que fazer. Não há estratégia alguma em curso. A nau oposicionista nestas eleições está claramente sem rumo. Todos querem se viabilizar e todos se sentem enganados. Caso Dino e seu partido não encontrem uma solução, o projeto de 2014 vai começar a fazer água já agora em 2012. Anotem.

Tudo leva a crer que Flávio Dino não porá a mão sobre o ombro de nenhum dos candidatos que incentivou a se lançar. A se confirmar a neutralidade, o beneficiário direto chama-se João Castelo (PSDB), o prefeito de São Luis que tentará a reeleição.

Por falar nisso, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) busca essa neutralidade. Tavares gostaria de ver posto em prática um compromisso tácito entre Dino e Castelo, tendo como centro o apoio do tucano nas eleições de 2014. O ex-governador acredita que ainda há tempo para o prefeito abrir a administração e fazer um governo de coalização. As possíveis mágoas com Dino seriam apaziguadas, acredita.

O PCdoB, ou pelo menos parte do partido, não parece levar em conta a proposta de José Reinaldo Tavares. São os que trabalham nos bastidores pela viabilização da candidatura de Edivaldo Holanda Júnior (PTC). O que eles não perdem de vista: a reação do pré-candidato e ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PP).

Eis o real quadro da disputa pela Prefeitura de São Luís no âmbito da oposição. Como se observa, há um nó difícil de desatar. 2014, a partir de agora, depende da capacidade do PCdoB e de Flávio Dino de desatá-lo.

Fonte: http://www.robertokenard.com/politica/2012/05/08/flavio-dino-e-pcdob-armaram-um-no-dificil-de-desatar/

Marcos Silva é o pré candidato do PSTU a prefeito de São Luís. Kátia Ribeiro é a vice

O PSTU lança, oficialmente, o nome do trabalhador urbanitário Marcos Silva, como alternativa para a prefeitura de São Luís. A decisão pelo lançamento da pré-candidatura foi tomada em conferência do Partido realizada na semana passada. A advogada e professora Kátia Ribeiro será sua companheira de chapa.


Marcos Silva é servidor público concursado da Caema desde 2006, ativista político com uma trajetória no movimento sindical ajudando a construir diversas greves de categorias e gerais na década de 80 e 90 contra as privatizações e liquidações dos governos Roseana/FHC, além de participar firmemente das lutas sociais e populares.


Kátia é uma das principais lideranças do movimento de professores do Maranhão. Foi uma das construtoras do movimento de oposição dos sindical (Mosep) na década de 1990 e posteriormente do MRP – Movimento de Resistência dos Professores, atuando ativamente em defesa de educação pública de qualidade.

O PSTU vai defender nas eleições um programa socialista que aponte aos trabalhadores o caminho das lutas e das mobilizações para arrancar as reivindicações de melhores condições de saúde, educação, transporte coletivo e saneamento básico.

Fonte: JP on line