12 de dezembro de 2012

Vereadora Rose Sales quer novo marco regulatório do transporte público em São Luís

Na luta incansável por melhorias na cidade, o Gabinete da Vereadora Rose Sales realiza Audiência Pública na Câmara de Vereadores de São Luís para debater a qualidade do transporte público na capital do estado. O evento ocorre no Plenário da Câmara de Vereadores de São Luís, no próximo dia 17, às 14h00.

Foram convidados os representantes do SET, do Ministério Público, do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte, o pessoal do Transporte Alternativo (Moto Taxistas, Carros Particulares e vans), a turma da prefeitura e a comunidade.

A Audiência acontece após Requerimento aprovado da Vereadora para, mais uma vez, buscar solução diante do grave problema enfrentado diariamente por centenas de milhares de usuários de transporte público em São Luís.

De acordo com a parlamentar os últimos quatro anos foram de muita discussão com a prefeitura para que fossem cumpridas regras básicas e contratos estabelecidos. Nada foi cumprido pela prefeitura. Aliás, não por coincidência, foi a mesma opinião da Comissão de Transição presidida pelo Vice- prefeito eleito Roberto Rocha quando também tomou ciência da gravidade da situação.

“É muita irresponsabilidade. E essa coisa continua até hoje. Vamos fazer a Audiência por conta do agravamento da situação.”, enfatiza Rose, emendando que já pediu “aprofundamento das investigações sobre a questão da fraude na venda de passes e sobre a crise no sistema. Os relatórios precisam ser publicizados.”.

O problema é que a gestão do prefeito João Castelo não cumpriu nenhum dos Termos de Ajustamento de Conduta firmados com o Ministério Público e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Cidade – SET para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Consequência disso? ‘Pau’ no sistema. “Podemos até mesmo identificar certa má fé do poder público no trato dessa questão do transporte.”, denuncia Rose.

A irresponsabilidade da prefeitura é tamanha que a falta de pagamentos à empresa responsável pela venda e operacionalização do sistema de bilhetagem da cidade ocasionou praticamente a falência real do sistema.

Segundo Rose Sales ainda nesse mês de Dezembro, há o perigo de termos pane geral no sistema, os trabalhadores podem não receber seus salários, 13º, ônibus terão que ser devolvidos por conta de prejuízos, muitas, inclusive, na iminência de decretarem falência, fraudes na gratuidade.

Por tudo isso, segundo Rose Sales afirma: “A qualquer hora o sistema pode parar totalmente.”

Na Audiência a vereadora Rose Sales quer expor o que seria novo marco regulatório do transporte público em São Luís, também a base do Projeto de Lei que detalha as novas regras para concessões de pelo menos mil placas de taxis que hoje esperam liberação da prefeitura e a regulamentação do transporte alternativo complementar.

Rose exige transparência e seriedade da prefeitura no trato dessas questões o que não houve na gestão do prefeito João Castelo. Acredita que o novo prefeito Edivaldo Holanda Júnior terá sensibilidade para resolver o problema na gestão que se inicia a partir de janeiro 2013.

“Como parlamentar estarei sempre com o mandato à disposição do povo que precisa de apoio e para que a cidade seja mais humana. Para isso fui eleita e cumprirei minha missão assim.”, diz Rose Sales.

Nenhum comentário: