5 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer morreu

O Blog solidariza-se com a família e os amigos de Oscar Niemeyer, que faleceu hoje deixando órfãos milhões de brasileiros.

Fica a obra, a história e a memória do genial Oscar Niemeyer.

Inúmeras autoridades manifestaram-se pelo falecimento do arquiteto comunista.

Abaixo, Nota Ofical da Presidência da República.


Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer


"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem", dizia Oscar Niemeyer, o grande brasileiro que perdemos hoje. E poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele.

A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva.

Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária. “Minha posição diante do mundo é de invariável revolta”, dizia Niemeyer. Uma revolta que inspira a todos que o conheceram.

Carioca, Niemeyer foi, com Lúcio Costa, o autor intelectual de Brasília, a capital que mudou o eixo do Brasil para o interior. Nacionalista, tornou-se o mais cosmopolita dos brasileiros, com projetos presentes por todo o país, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países. Autodeclarado pessimista, era um símbolo da esperança.

O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida.


Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

Nenhum comentário: