21 de novembro de 2012

Seminário tabajara de Roseana e Luís Fernando irrita boa parte dos prefeitos e 'termina sem começar', ‘ligando nada a lugar nenhum’

Não deu outra. Como dito aqui no Blog o seminário ‘tabajara’ promovido pelo Governo do Estado acabou marcado por denúncias nas ruas e nas redes sociais de que teria sido construído para ungir o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo Roseana, Luís Fernando Silva, candidato ao governo do estado pelo grupo Sarney em 2014.
Pensando estar navegando em céu de brigadeiro quando chamou a realização do Seminário, Luís Fernando não contava com a reação da sociedade após perceber suposta manobra governista para tentar cooptar prefeitos, vices e vereadores recém eleitos e reeleitos a apoiar um candidato do grupo ao governo.

A coisa fedeu.

Parlamentares denunciaram da Tribuna da Assembleia que o governo estaria utilizando toda sua logística para atuar politicamente na cooptação de coreligionários por livre e expontânea pressão.

O prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior não perdeu tempo e não compareceu ao evento governista, pois teria sido alertado antes sobre os verdadeiros interesses de Roseana e Luís Fernando.

O evento ocorreu sem nenhum diferencial ou brilho. Órgãos públicos e gestores fizeram a apresentação de serviços e procedimentos necessários para a busca e o acesso aos programas do governo federal. Mídia e badalação foram necessárias para criar o ambiente ideal de convencimento para a ação dos agentes governistas entre os presentes.

Na prática, foi a apresentação do modo Luís Fernando de governar, desde São José de Ribamar, quando praticamente transplantou programas federais e recursos vultosos para o município, divulgando espertamente como sendo essas atividades próprias da prefeitura. Absurdo, pois quando muito, contribuiu com pouco ou quase nada na contrapartida cabida à prefeitura. Mas ainda assim foi apresentado como um ‘super-homem’.

A capa do Livro distribuído no Seminário diz muito daquilo que todo mundo já sabia e denunciou o uso político do encontro para beneficiar supostos acordos políticos com prefeitos desavisados.

Nas Redes Sociais o assunto foi ridicularizado. A reação raivosa dos governistas foi imediata.

Alguns, com a intensão única de mostrar serviço a seus chefes imediatos,usam suas ferramentas para tecer loas ao Seminário. Radialistas e jornalistas por meio da Rádio e da TV do grupo passam manhãs e tardes inteiras espancando Flávio Dino e a oposição, supervalorizando o encontro.

Tentam, sem sucesso, fazer a defesa do governo sem saber direito o que dizer. Quando dizem não acreditam no que é dito, pois as informações são produtos de pesadas ‘pensatas’ produzidas nos porões do Palácio e distribuídas aos alinhados e amilhados.

Muitos dos prefeitos que ali estiveram, saíram sem nada do encontro a não ser com a velha e boa carga de promessa de que caso assumam o compromisso em apoiar o grupo e possivelmente Luís Fernando em 2014, terá acesso a recursos e caminhos que levem a rentáveis programas do Governo Federal.

A jogada dos convênios é surrada. Envolve assinaturas entre Estado e Municípios. Esses convênios são os mesmos que já levaram à cassação do ex-governador Jackson Lago, e é o motivo principal da ação movida pelo ex-governador José Reinaldo Tavares em que pede a cassação do mandato da atual governadora, Roseana Sarney, e de seu vice.

O jovem Deputado Rubens Júnior assim reagiu do alto da Tribuna da Assembleia Legislativa: “No nosso Estado tal parceria institucional não existe, é um engodo, uma mentira, uma propaganda apenas. Prefeitos de oposição são tratados como adversários e perseguidos.”

O líder da oposição no Maranhão e Presidente da EmbraturFlávio Dino, reagiu com firmeza ao oportunismo tosco do grupo: “O Maranhao tem hoje um péssimo governo. Omisso e paralisado. E ainda acham que têm algo a ensinar e querem impor isso à força.”

O Presidente do PCdoB em São Luís detonou: “Um seminário que poderia ter sido um ato republicano é rebaixado a mais um festival partidário com dinheiro público. Roseana Sarney falar de "parceria institucional" é de um cinismo...Sem charme, a oligarquia só sabe usar a força, a coerção política.”

A verdade é essa: foi um Seminário tabajara que atirou no que viu - prefeitos recém-eleitos e devendo até as cuecas e carentes de informações - e acertou naquilo que não viu - a insatisfação de muitos prefeitos com a pegadinha criada pelo governo para apresentar Luís Fernando governador, afirmando que o Seminário seria para fazer parcerias institucionais com os Municípios.

É simples assim.


Nenhum comentário: