21 de setembro de 2012

Bloqueio imposto pelos EUA já custou a Cuba mais de um tri

Cuba acusou, nesta quinta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de aplicar com maior rigor o bloqueio econômico à ilha. Segundo o governo cubano, a medida custou, até agora, a perda de mais de um trilhão de dólares.


O ministro de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, afirmou, nesta quinta-feira (20), durante uma vídeo conferência transmitida simultaneamente em Havana e Nova York, sede da ONU, que o valor foi calculado considerando a depreciação do dólar frente ao valor do ouro no mercado internacional.

“A preços correntes, ascende a uma cifra que supera os 108 bilhões de dólares em um cálculo conservador”, sustentou em uma coletiva de imprensa para apresentar o informe de Cuba na próxima seção da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que será realizada no próximo dia 13 de novembro.

Esta será a 21ª ocasião na qual a Assembleia Geral vai votar a resolução cubana, em um procedimento não vinculante, que no ano passado obteve 186 votos favoráveis e dois contra: Estados Unidos e Israel.


O chefe da chancelaria cubana qualificou o embargo como “um ato de genocídio” que gera isolamento internacional para Washington, que em sua opinião se beneficiaria política e economicamente no caso de colocar fim a esta política de meio século.

Reiterou pronunciamentos anteriores de que o bloqueio viola o direito internacional e que é “uma política absurda, obsoleta, ilegal e moralmente insustentável”, e disse que o presidente estadunidense que a eliminar ocupará um lugar na história.

Rodríguez se queixou por os Estados Unidos “manterem ilegitimamente” a ilha na lista de países que patrocinam o terrorismo e disse que durante o período Obama aumentou a perseguição a países e empresas que comercializam com a ilha.

Fonte: Redação do Vermelho - Vanessa Silva - Prensa Latina

Nenhum comentário: