24 de agosto de 2012

SINPROESEMMA garante na justiça progressões a trabalhadores e trabalhadoras em educação

Cumprindo sentença judicial da Fazenda Pública de São Luís, em ação ordinária de reclassificação de cargo, movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), o governo do Estado concedeu progressão para mais de cem professores da rede pública estadual de educação.

As progressões foram publicadas no Diário Oficial do Estado, do dia dois deste mês. Atualmente, existem mais de duas mil ações tramitando na Justiça, cobrando as progressões dos professores. Porém, o Estado deve mais de vinte mil progressões, inclusive para os profissionais que estão próximos de atingir o tempo necessário para a aposentadoria, que somam perto de oito mil.

Com as progressões, os trabalhadores mudam de referência, subindo degraus acima na estrutura da carreira do educador. O Sinproesemma vem cobrando o direito dos trabalhadores, em todas as reuniões realizadas com o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel. O compromisso do governo, firmado com o sindicato, no início do ano, foi de conceder oito mil progressões, até o final de 2012, para os professores que estão aptos à aposentadoria. Mas, faltando cinco meses para o final do ano, apenas 500 foram concedidas, dentro dessa meta.

"Ainda é por intermédio da justiça que conquistamos as progressões", ressalta o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, que orienta a todos que têm direito à progressão que procurem a assessoria jurídica do sindicato para dar entrada em ação judicial.

Veja a publicação completa do Diário Oficial

Fonte: SINPROESEMMA

Nenhum comentário: