19 de junho de 2012

Professor Júlio Guterres diz que participação dos trabalhadores na luta política e eleitoral é decisiva para o avanço democrático e o desenvolvimento



O professor Júlio Guterres participou em São Paulo de Seminário promovido pelo Centro de Estudos Sindicais (CES) e Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do CES, na capital paulista, com o tema: “A classe trabalhadora e o desenvolvimento nacional.”

Segundo Guterres, que é Presidente da CTB no Maranhão, “o Seminário teve como foco o aprofundamento do debate sobre a construção de um projeto de desenvolvimento que atenda às necessidades do país bem como aos anseios dos trabalhadores.”.



Como expositores passaram por lá o Dr. Sérgio Barroso, da Fundação Maurício Grabóis (FMG), Darc Costa, da Federação das Câmaras de Comércio dos Países da América do Sul, e Victor Araújo, da Universidade Federal Fluminense, (UFF/RJ).



Na mesa dos debates a questão do desenvolvimento, do trabalho e da integração latino- americana. De acordo com Júlio Guterres “O cerne do problema é o desenvolvimento. Esse que aí está só tem privilegiado o capital e os capitalistas.”

De acordo ainda com o Professor, A CTB e o movimento sindical classista do Brasil tem defendido de maneira decidida o desenvolvimento nacional e local, mas que seja um tipo de desenvolvimento que valorize o trabalho e o trabalhador.”

Ou seja, o trabalhador não deve ser tratado como um objeto no processo de desenvolvimento. “O trabalhador é um sujeito. Esse desenvolvimento deve ser usado para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e do conjunto da sociedade.”, enfatiza o professor sindicalista.

Guterres tem convicção e ouviu dos expositores que o desenvolvimento deve ser para todos os brasileiros. Está convencido de que “os trabalhadores e a sociedade devem ocupar cada vez mais os espaços de debate e opinião como verdadeiros protagonistas da luta pelo desenvolvimento.”, destaca o professor.

Reunião da CTB quer trabalhadores e trabalhadoras na política

Após o Seminário, os dirigentes da CTB reuniram-se durante dois dias, 15 e 16 de Junho, também em São Paulo. A reunião aconteceu envolta ao clima preparado pelo Seminário anterior sobre desenvolvimento, que empolgou ainda mais os debates.



Durante a 7ª Reunião da Direção Nacional Plena da CTB os temas expostos giraram em torno do momento atual da entidade. Constatou-se a consolidação e a ampliação das atividades da Central em todo o País.

Assim como no Seminário em parceria com o CES, a Direção Plena da CTB discutiu questões da conjuntura internacional, sobretudo as que afetam a crise mundial do capitalismo que atinge hoje a Europa.



Em Documento aprovado ao final do encontro a CTB diz que “o mundo ainda vive sob o signo da crise mundial do capitalismo iniciada em 2007 nos Estados Unidos e que agora, no seu sexto ano, tem por epicentro a Europa.”.

O Documento contém um conjunto de opiniões e bandeiras de luta concretas para serem postas no debate pelos trabalhadores em meio à sociedade.

Participação da CTB na luta eleitoral



Uma parte da Reunião foi dedicada às eleições municipais de 2012. A CTB vai participar ativiamente da campanha. e “orienta os sindicalistas e as bases trabalhadoras a participar ativamente das eleições municipais convocadas para outubro deste ano com o propósito de eleger prefeitos e vereadores identificados e comprometidos com os interesses do povo brasileiro e as bandeiras da classe”.

Deve também a CTB elaborar e apresentar uma plataforma classista aos candidatos e candidatas da classe trabalhadora, tendo por base as propostas sobre municipalidade aprovadas na 2ª Conclat, abordando problemas relativos à saúde, educação, seguridade, saneamento, mobilidade urbana, segurança, habitação, funcionalismo público, gestão e orçamento público.



A Reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, o fim do fator previdenciário e a valorização das aposentadorias, a regulamentação da terceirização de acordo com o projeto das centrais e Ministério do Trabalho, a ratificação das convenções 158 e 151 da OIT, também são bandeiras e temas a serem postos pela CTB, por candidaturas apoiadas pela CTB, no debate eleitoral.



Júlio Guterres, presidente licenciado da CTB e pré candidato a vereador na capital, aproveitou a oportunidade para colher informações que serão úteis na elaboração do projeto de luta que pretende apresentar a São Luís em breve e que vai garantir uma das trinta e uma 31 vagas em disputa na Câmara Municipal de Vereadores de São Luís.

Nenhum comentário: