28 de junho de 2012

PCdoB realiza convenção eleitoral em clima de unidade e certeza do caminho adotado para garantir mudanças políticas em São Luís e no Maranhão


No próximo dia 29 de Junho, sexta feira, a partir das 15:00, no Auditório da UNDB, no Renascença, o Partido Comunista do Brasil, PCdoB, de São Luís, realiza sua Convenção eleitoral.

Os comunistas irão homologar o projeto político eleitoral do partido na disputa em 2012 na capital do estado. Pela primeira vez o PCdoB lança uma chapa proporcional própria, com a presença de 47 candidaturas.

Na chapa proporcional o PCdoB fez questão de garantirfrisar o respeito à lei da cota com relação à exigência de mulheres candidatas. A ideia do PCdoB, com base em análises e pesquisas, bem como no material humano disposto para a chapa, o partido espero eleger entre 04 e 05 vereadores.


O partido destaca a possibilidade de reeleição dos atuais vereadores, Rose Sales e Dr. Fernando Lima, e projeta a eleição de outros 2 ou três vereadores.
No quadro geral da disputa, movimentam-se intensamente, não por três, mas por 04 ou 05 vagas projetadas, nomes fortes como Professor Júlio Guterres
, Professor Geraldo Castro, Jeferson Portela, Professor Lisboa, Rose Sales e
Fernando Lima. As projeções são positivas em função de ser a chapa bastante competitiva, com lideranças ousadas que imporão no voto uma vitória importante para o Projeto político do PCdoB.
Na Majoritária, dá-se a impressão de que o PCdoB reconhece a peculiaridade da eleição. O candidato João Castelo possui visível desgaste, mas ao mesmo tempo conta com a força da máquina pública que subliminarmente, ou, muitas vezes, de maneira descarada e ilegal mesmo, trabalha dia e noite no projeto de reeleição do atual prefeito tucano.

Essa força vem não apenas da máquina pública ou do partido de castelo, mas vem como somatório de fatores, que condicionam a candidatura Castelo como uma candidatura envolta na sua origem em fortes forças sociais conservadoras com projeto de poder muito claro, e que se dispõe a se manter nos limites do ambiente das lutas intraoligárquicas do estado.

O Partido de Flávio Dino compõe chapa com o Partido Trabalhista Cristão, PTC, o PSB e o PDT, com forte e marcante presença do presidente da EMBRATUR na Campanha. A chapa

tem como candidato o Deputado Federal licenciado, Edvaldo Holanda Júnior, filho do ex-deputado Edvaldo Holanda, também do PTC.

Ainda não há uma definição quanto ao nome do candidato a vice da chapa. Há rumores de que o nome viria do PSB. Mas há quem diga que o PCdoB também quer a vaga, não impondo isso como condição imperativa para fechar aliança com todo o grupo.


Flávio Dino mesmo não sendo candidato a prefeito terá participação especial na campanha. “São Luís é minha cidade. E vou participar da campanha sim.”, disse Flávio em entrevista à Rádio Educadora AM no início da Semana. Ele estará envolvido no debate
em São Luís e dará ao mesmo tempo apoio ao conjunto dos municípios e das candidaturas que se colocaram na disputa pelo interior do estado. Tudo, claro com vistas ao projeto eleitoral de 2014, onde Flávio figura como candidato forte das oposições?? unificadas.

Tudo é muito transparente no projeto político do PCdoB. O partido está unido em torno da disputa e da decisão por mudanças estabelecidas em conjunto pelo grupo que hoje faz oposição política ao governo do estado, liderado pelo Senador José Sarney e a governadora Roseana.


Há uma ampla composição de forças partidárias em movimento procurando ‘se ajeitar’ em funçãos de posicionamentos, com vistas ao complexo e fino cenário de disputa na capital. É um jogo muito mais amplo, que envolve também a eleição para o Governo do Estado em 2014.

É isso que vivenciam diariamente os articuladores políticos do partido e seus aliados.

E, esses e outros temas, estarão expostos e em debate para em seguida ser referendado amanhã na convenção eleitoral do PCdoB.

Por isso mesmo é que o Diretório Municipal do partido reforça o convite para o povo de São Luís, na sexta-feira, 29, no Auditório da UNDB, no Renascença, a partir das 15:00, também fazer parte dessa história.

Nenhum comentário: