8 de maio de 2012

O tempo passa. O tempo voa e o kenard analisando: 'Flávio Dino e PCdoB armaram um nó difícil de desatar'

São absolutamente remotas as possibilidades de Flávio Dino (PCdoB) vir a ser candidato a prefeito de São Luís. O PCdoB, que relutava em aceitar, já começa a trabalhar com a decisão.


O problema é o seguinte: Dino incentivou uma penca de partidos de oposição a lançar candidato. A ideia era que o mais viável seria o candidato apoiado por todos. A proposta era de difícil execução com Flávio Dino à frente, com o afastamento dele, após o drama familiar, a coisa parece ter desandado de vez.

O PCdoB, nessas circunstâncias, parece não saber o que fazer. Não há estratégia alguma em curso. A nau oposicionista nestas eleições está claramente sem rumo. Todos querem se viabilizar e todos se sentem enganados. Caso Dino e seu partido não encontrem uma solução, o projeto de 2014 vai começar a fazer água já agora em 2012. Anotem.

Tudo leva a crer que Flávio Dino não porá a mão sobre o ombro de nenhum dos candidatos que incentivou a se lançar. A se confirmar a neutralidade, o beneficiário direto chama-se João Castelo (PSDB), o prefeito de São Luis que tentará a reeleição.

Por falar nisso, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) busca essa neutralidade. Tavares gostaria de ver posto em prática um compromisso tácito entre Dino e Castelo, tendo como centro o apoio do tucano nas eleições de 2014. O ex-governador acredita que ainda há tempo para o prefeito abrir a administração e fazer um governo de coalização. As possíveis mágoas com Dino seriam apaziguadas, acredita.

O PCdoB, ou pelo menos parte do partido, não parece levar em conta a proposta de José Reinaldo Tavares. São os que trabalham nos bastidores pela viabilização da candidatura de Edivaldo Holanda Júnior (PTC). O que eles não perdem de vista: a reação do pré-candidato e ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PP).

Eis o real quadro da disputa pela Prefeitura de São Luís no âmbito da oposição. Como se observa, há um nó difícil de desatar. 2014, a partir de agora, depende da capacidade do PCdoB e de Flávio Dino de desatá-lo.

Fonte: http://www.robertokenard.com/politica/2012/05/08/flavio-dino-e-pcdob-armaram-um-no-dificil-de-desatar/

Nenhum comentário: