27 de abril de 2012

Sobre gorilas e gorilas. (Ou o que disse Pedrosa que atiçou a revolta dos 'gorilas')

Considero importante e oportuna a decisão de jornalistas e radialistas do Comitê de Imprensa da assembléia Legislativa do Estado em formar uma Comissão que deverá acompanhar o caso do assassinato de Décio Sá. Foram hoje pela manhã até a Secretaria de Segurança e falaram diretamente com o Secretário além de entregar Nota Pública do Comitê pedindo a solução do caso o quanto antes.

Esse gesto revela que todos os setores sociais estão imbuídos das melhores intensões na busca dos assassinos e mandantes do crime. Sobretudo no momento em que o próprio Secretário de Estado de Segurança Pública anuncia a decretação do sigilo absoluto nas investigações. Segundo o Secretário, seria para não atrapalhar o andamento das investigações.

Por conta da demora na elucidação do complicado caso a sociedade começa a sair do choque e resolve livremente debater a questão em outros moldes, indo para além daquilo que aí está sendo investigado pela polícia.

Acompanho o caso envolvendo declaração do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB seccional Maranhão, advogado Antonio Pedrosa. Pedrosa teria ‘ofendido’ parte de setores da imprensa que vestiram a carapuça após a opinião do advogado de que a postura adotada por ‘gorilas diplomados’ na profissão leva a situações gravesde violência e violação de direitos que se tornam até mesmo fatais como a que ocorreu com Décio Sá.

Após 12 anos de profissão no radiojornalismo maranhense a cada dia descubro que devo aprender mais e mais. Não me sinto dono da verdade como muitos assim pensam. Mas, não me sinto atingido com as palavras do Dr. Pedrosa. E digo isso com muita sinceridade e responsabilidade por saber que tais palavras foram direcionadas verdadeiramente, a um grupo de pessosas, profissionais da comunicação que atuam aqui no Maranhão, com um tipo de jornalismo que vez por outra se encontra envolvido diretamente com ‘banditismos’ de todo tipo.

Por sua vez essa postura um dia estoura em atos bárbaros como o que ocorreu com o jornalista Décio. Ainda que isso possa soar como uma ofensa para a classe, mas a morte de Décio entra para o rol das mortes provocadas pela falência explícita do modelo político e econômico no estado que não consegue dar segurança nem a seus aliados.

Um Deputado da base aliada ao governo do estado disse que “Décio foi vítima de um sistema perverso envolvendo empresários e políticos e que a própria imprensa deve discutir a forma como produz seu trabalho no estado democrático de direito”.

O momento é de luto. Por tudo. Assassinato é gravíssimo e, sobretudo é crime no Brasil e merece de todos nós o repúdio. Não é exemplo único disso é nem será o último, considerando a evolução de outros casos até mesmo em nível nacional. Não sou um gorila diplomado, mas penso que as palavras do Dr. Pedrosa devem merecer de todos uma reflexão mais profunda sobre o tipo de jornalismo que se faz hoje em dia. De preferência livres de emoções primárias.

Não vamos falsear o debate. Pra bom entendedor uma boa lição basta. As palavras do Dr. Pedrosa, da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão têm o sentido claro de combater tudo aquilo que talvez a maioria dos que aqui ja 'postaram', ou postam por aí, repudiam.
O que deve ficar claro é que o que Dr. Pedrosa chama de 'Gorilas diplomados' aqueles que usam o jornalismo de acordo com seus próprios interesses, de forma covarde, traiçoeira, induzindo a sociedade ao erro, de maneira ilegal, inconstitucional e, porque não, bandido mesmo. Esse tipo de ‘trabalho’ enche os tribunais do País com denúncias e fatos concretos que comprovam sua existência. Isso é fato.

Portanto, os que têm convicção de que não são os 'Gorilas' em questão não se sintam ameaçados em nenhum momento com as palavras do Presidente da Comissão de Direitos Humanso da OAB/ MA, pessoa respeitada na sociedade maranhense, sobretudo na defesa dos Direitos da pessoa humana. Tais declarações servem sim para restabelecer o foco que leva à verdade sobre qual jornalismo estamos falando. Esse é o debate.

Precisamos nos unir sim, mas é para combater os 'gorilas diplomados', na acepção da palavra de Dr. Pedrosa. São estes ‘gorilas diplomados’ que mancham a profissão, que se vendem por menos que duas moedas. São eles que detonam tudo e todos sem ter esse direito e muitas vezes sem dar direito de resposta. Estes devem ser banidos do mundo do jornalismo e do radialismo de uma vez por todas.

Não adianta desvirtuar o debate ou 'pagar' de 'inocente' ou mesmo de 'ingenuo'. Esse debate existe e diz respeito à própria democratização da mídia no Brasil e tudo que existe em torno de sua regulamentação. Não sou nenhum gorila e, portanto, não me senti atingido em nada com as declarações.

Aqueles que os 'são' e admitem isso publicamente devem merecer de todos o repúdio veemente. A menos que se queira concordar com colegas que entendam que o 'banditismo' dentro do jornalismo deve ser também fio motor, ou pelo menos, componente estruturante da profissão.

Nenhum comentário: