23 de abril de 2012

Herbário da UFMA produz fitoterápico que combate a diabetes

Para o tratamento da diabetes, o projeto desenvolveu um remédio a partir do caule de uma árvore conhecida como Pau-Ferro


Projeto desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que há anos se consolida na produção de remédios fitoterápicos voltados a doenças respiratórias, passará a produzir uma nova série de medicamentos para o tratamento de diabetes. Segundo a coordenadora do projeto, a Professora Terezinha Rêgo, doutora em Botânica e Fitoterapia pela Universidade de Havana, os saberes tradicionais servem como fonte para as pesquisas desenvolvidas.

“Recebemos indicações populares de plantas e ervas comumente utilizadas para o tratamento de enfermidades” – declarou a professora. – “A partir dessa coleta de espécimes são feitos testes em laboratório, para detecção das propriedades e princípios ativos das plantas, através dos quais são feitos os remédios”. De acordo com Terezinha Rêgo, o processo é muito longo e cuidadoso, e passa por diversos testes antes de finalmente estar pronto para utilização.

A essência de cabacinha, primeiro fitoterápico desenvolvido pela pesquisadora, indicado para tratamento de sinusite, renite e problemas na adenóide, demorou cerca de 20 anos para ser concluído.

“É preciso ter certeza de que os medicamentos sejam perfeitamente seguros para utilização humana e tragam o mínimo de efeitos colaterais”. – e completa – “Esse é o diferencial dos fitoterápicos. Eles são compostos por cargas químicas muito mais leves que os medicamentos de laboratório, são produzidos à base de veículos naturais como água, álcool e mel, e provocam efeitos adversos de menor impacto que os resultantes da utilização de medicamentos de uso genérico.

Para o tratamento da diabetes, o projeto desenvolveu um remédio a partir do caule de uma árvore conhecida como Pau-Ferro. Foram testadas outras espécies como a Pata de Vaca e a insulina (erva batizada popularmente com o nome do hormônio sintetizado pelo pâncreas). Entretanto, o que se aplicou ao produto final foi a essência extraída da casca do Pau-Ferro, devido ao fato de ser a menos prejudicial ao organismo humano e por se mostrar bastante eficaz na inibição do excesso de glicemia no corpo.

Os medicamentos podem ser encomendados, com o herbário da Universidade, através do telefone 3301-8527.


Fonte: UFMA

Um comentário:

Richard William disse...

Sou Richard, estou aqui para testemunhar sobre um grande fitoterapeuta que curou minha esposa de câncer de mama. O nome dele é Dr. Imoloa. Minha esposa passou por essa dor por 3 anos, quase gastei tudo o que tinha, até que vi alguns testemunhos online sobre como o Dr. Imoloa os curou de suas doenças, imediatamente entrei em contato com ele. então ele me disse as coisas necessárias a fazer antes de enviar o fitoterápico. Gostaria que ele fizesse através do serviço de correio da DHL, e ele nos instruiu sobre como aplicar ou beber o remédio por boas duas semanas. e para maior surpresa antes da terceira semana superior, minha esposa estava aliviada de todas as dores. Acredite, foi assim que minha esposa foi curada do câncer de mama por este grande homem. Ele também tem um poderoso remédio herbal para curar doenças como: doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia, distúrbios de ansiedade, doença autoimune, dor nas costas, entorse nas costas, transtorno bipolar, tumor cerebral, maligno, bruxismo, bulimia, doença do disco cervical, cardiovascular Doença, Neoplasias, doença respiratória crônica, transtorno mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite autoimune inflamatória ed. doença renal crônica, doença articular inflamatória, impotência, espectro alcoólico feta, distúrbio distímico, eczema, tuberculose, síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, doença lúpica, úlcera na boca, câncer na boca, dores no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarreia, HIV/AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de Addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença celíaca, linfoma, depressão maior, maligno melanoma, Mania, Melorreostose, Doença de Ménière, Mucopolissacaridose, Esclerose múltipla, Distrofia muscular, Artrite reumatóide. Você pode contatá-lo por e-mail Via drimolaherbalmademedicine@gmail.com