9 de abril de 2012

“A ALUMAR quer é energia e trabalho de graça”, diz Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís, José Maria Araújo, em resposta a Franklin Feder, da ALCOA


A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís reagiu duramente à declaração do Presidente da ALCOA América Latina, Franklin Feder, de que existiria uma ‘crise no setor de alumínio’ mundial e que por conta disso a ALUMAR poderia paralisar atividades de produção aqui no Estado.


De acordo com declarações do executivo da ALCOA à imprensa maranhense essa ‘crise’ não é ‘choradeira’, é ‘real’ e que diz respeito, sobretudo, ao custo da energia elétrica incidido na produção, que chegaria a 40% do processo total do Alumínio bruto que sai aqui do Maranhão.

Os trabalhadores contestam. Mesmo com essa situação os lucros da ALUMAR são crescentes com a produção de alumina e alumínio. Ela possui mina própria de extração da bauxita, termoelétrica, ações em hidrelétricas, incentivos governamentais do BNDES e contrato de energia subsidiada, válido até 2024, pagando pela energia praticamente a metade do valor pago pelo consumidor comum.


No cotidiano a empresa é acusada de ter implantado uma jornada de trabalho extenuante e ainda pagar um dos piores salários do mundo no setor. “O grupo Alcoa possui 25 fábricas de alumínio no mundo; a receita global somou US$ 24,9 bilhões em 2011. Nos anos 80 veio ao Maranhão com a promessa de gerar 10 mil empregos, tem gerado na prática: terceirização fraudulenta, doenças, acidentes fatais e transtornos psicológicos”, declara convicto José Maria Araújo, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Luís.


Fontes diversas falam do assunto. A Revista Alumínio em artigo na edição de Fevereiro de 2012 afirma que não há qualquer sinal de crise no mercado mundial de alumínio. Ao contrário, segundo analistas de mercado, o setor de alumínio é um dos setores que mais cresce no mundo pela demanda em torno do produto, sobretudo em países como Rússia, Índia, China e o próprio Brasil, e outros. No Mundo a previsão de crescimento é da ordem de 3,7% e no Brasil é de incríveis 4,1%. Com o PAC ‘acelerado’ isso poderia chegar a 4,6% de crescimento nos próximos anos. Isso é fato.


O Presidente do SINDMETAL rebate o que diz Feder, afirmando que tais declarações não passam de mais uma manobra da Direção da ALCOA e da ALUMAR para tentar desviar responsabilidades da empresa com os trabalhadores e ao mesmo tempo enfraquecer a luta do sindicarto, tentando impedir que a empresa pague o reajuste de 11% nos salários reivindicados pelos trabalhadores em 2012.

Segundo Araújo, a campanha salarial da categoria tem data-base em 1º de março. Até o momento já aconteceram oito reuniões de negociação com a ALUMAR e Sindicato Patronal, e até o momento a empresa não ofereceu nenhuma proposta de aumento real aos trabalhadores. Zé Maria lembra que os investimentos que a ALUMAR possui no Brasil são apoiados também com recursos do Estado brasileiro, portanto a empresa deve explicações à sociedade quando, mesmo com lucros aviltantes (estima-se algo em torno de $$25 bilhões de dólares em 2011), deve tomar decisões estruturantes sobre os rumos da empresa e do empreendimento.


Na última quinta-feira, com a repercussão negativa da visita de Feder ao Maranhão e suas declarações apocalípticas entre os trabalhadores sobre 'crise' e coisas do tipo, o tempo fechou. O esturo foi após a divulgação de uma visita ‘cachorra’ feita ao Governo do Estado do Maranhão pela ALCOA ao lado da inexistente Força Sindical aqui no Estado, sem nenhum conhecimento do SINDMETAL. Para tentar conter o fogo a empresa enviou para uma outra reunião na sede do SINDMETAL o Gerente de Relações do Trabalho da ALCOA AMÉRICA LATINA, Luís Bugart e a Gerente de Recursos Humanos da ALUMAR, Tereza Cavalca, acompanhados de outras ‘chefetes’ para apresentarem proposta ao sindicato sobre negociação salarial.



Para José Maria a reunião com os executivos da empresa serviu na verdade para a empresa confirmar aos trabalhadores e ao SINDMETAL o que todos já sabiam: em 2012 a ALUMAR não está disposta a ceder aumento, nem ganho real. Tal proposta é o que eles chamam de ‘Remuneração variável’, é uma espécie de abono, com base em nada e que por isso mesmo pode ser tudo, mas também pode ser simplesmente ‘nada’ para os trabalhadores.


José Maria avalia que a empresa quer energia de graça e, de preferencia, que o trabalho seja feito de graça também. Para isso, questiona o sindicalista ao Blog sobre por que poderiam recorrer a chantagens e ameaças como a de fechamento das linhas de produção, e ainda de demissões, sem considerar que a ALUMAR e a ALCOA tem responsabilidades sociais e econômicas com o Brasil e seu povo. Ou não?

“Isso é um absurdo. Essa empresa deve ser investigada a fundo na medida em que há imensas quantidades de recursos públicos ali investidos, seja na forma de empréstimos diretos ou ainda na forma de privilégios fiscais”, diz perplexo José Maria, enfatizando ainda que a ALUMAR deve prestar contas com os seus acionistas e também com as autoridades brasileiras.

Segundo informações do Sindicato, recentemente uma comitiva do BNDES teria visitado a empresa farejando o que foi feito dos recursos públicos ali emprestados. Entre os trabalhadores dá-se como certo que o BNDES estaria desconfiando de problemas administartivos. Esperam-se mais detalhes sobre essa visita dos técnicos do BNDES nos próximos meses.

Para o Sindicato a Campanha salarial segue adiante e o SINDMETAL espera que a ALUMAR assuma suas responsabilidades. O Sindicato fará de tudo para poder garantir os diretos dos trabalhadores. E atuará em diversas frentes, garante a Diretoria.




Além da ação local, onde buscará o apoio do movimento social e da sociedade, o Sindicato participará também, em Maio, em Pitsburg, na Pensilvânia, EUA, da reunião com os acionistas da ALCOA. Os USWorkers, Central Sindical metalúrgica americana já enviou convite ao SINDMETAL, que por sua vez já confirmou presença. José Maria diz que essa reunião servirá para a própria Matriz ouvir o que ocorre nas unidades da empresa pelo mundo. Será a oportunidade de denunciar aberrações diretamente aos donos do negócio.

Com Do Blog com Assessoria de Comunicação do SINDMETAL

Um comentário:

JAMES OLIVEIRA disse...

marden parav=bens pela materia. vc tem pegada jornalistica. acompanho sempre seu blog. fica com deus.
james oliveira