7 de março de 2012

Impasse! Governo propõe redução do percentual do interstício da tabela salarial dos professores


Um impasse sobre o percentual do interstício da tabela salarial dos educadores públicos da rede estadual de educação provoca mais um adiamento no envio do projeto do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 7, entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma) e representantes do governo do Estado, o secretário de Educação Bernardo Bringel disse que o governo só pode assegurar a automaticidade de aplicação do interstício com a redução do percentual de 5% para 4%.

“Como se trata de uma questão estrutural da carreira do educador, essa decisão deve ser tomada junto com a categoria. A direção do sindicato vai discutir a intenção do governo em reduzir o percentual e definir como encaminhar a discussão com os trabalhadores”, explicou o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

O percentual já vinha sendo questionado, como ponto polêmico da negociação sobre o estatuto, desde a reunião anterior, quando o governo propôs flexibilizar o percentual condicionando-o aos reajustes salariais. Ou seja, deixaria de ser uma regra fixa do estatuto para ser definida a cada nova negociação salarial. A direção do sindicato não concordou em flexibilizar o percentual e expôs sua posição contrária ao secretário. “Seria um retrocesso para a categoria, abrirmos mão de uma regra já definida no estatuto. O que temos de concreto”, ressalta o presidente.

O secretário informou que mandaria o projeto do estatuto para avaliação da governadora Roseana Sarney, na próxima terça-feira, 13. Porém, a direção do sindicato manifestou a posição de que qualquer encaminhamento com relação ao estatuto deve ser feito após a decisão da categoria diante do impasse sobre o percentual do interstício.

Fonte: www.sinproesemma.org.br

Nenhum comentário: