15 de agosto de 2011

UNE toma posse e CTB prestigia a entidade dos estudantes brasileiros



A CTB participou, na manhã da última quarta-feira (10), da sessão solene de posse da nova direitoria da União Nacional de Estudantes (UNE), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Além da CTB, parlamentares e sindicalistas foram manifestar o compromisso de parceria a entidade na luta pela melhoria na educação no Brasil.
Os oradores se uniram na defesa da ideia de que o desenvolvimento do país está ligado a uma educação de qualidade para todos.
Joílson Cardoso, secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB Nacional, presente no evento, destacou a história e a importância da UNE, que atua em defesa não apenas dos estudantes, mas de todos os brasileiros. “A CTB está ao lado da UNE e temos certeza de que ela também estará ao lado das centrais sindicais, a exemplo do que ocorreu na semana passada, em São Paulo, na grande passeata em defesa da Agenda da Classe Trabalhadora”. O dirigente da CTB também destacou a homenagem que a UNE fez a dois grandes brasileiros: Leonel Brizola e Roberto Amaral. O primeiro, pela sua cruzada em torno da educação em todos os seus mandatos; o segundo, que chegou a ser vice-presidente da entidade e atualmente é vice-presidente do PSB. Joílson ainda falou da importância da UNE para a contemporaneidade: "Assim como no passado a ela defendeu o petróleo e esteve com Brizola na Campanha da Legalidade, hoje ela está na linha de frente em defesa da classe trabalhadora", afirmou. Sob nova direção Durante a cerimônia, comandada pelo novo presidente da UNE , Daniel Iliescu, reafirmou o propósito da entidade de lutar, junto ao Congresso Nacional, para aprovar projetos que destina 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do fundo social do pré-sal para a educação.

Ele e os demais oradores se uniram na defesa da ideia de que o desenvolvimento do país está ligado a uma educação de qualidade para todos. Iliescu disse que a solenidade de posse faz parte da programação do mês verde e amarelo, o mês de agosto que reúne data importante para a educação como o Dia do Estudante – 11 de agosto. A nova diretoria dá início a mais um ciclo de mobilização, que teve seu ponto de partida no Congresso da entidade, realizado no mês passado em Goiânia (GO). As primeiras atividades previstas são o encaminhamento das 59 emendas do Plano Nacional de Educação (PNE) e o lançamento oficial da participação da entidade na Jornada Nacional de Lutas, que este ano tem o tema “Agosto Verde e Amarelo”. Será um mês de muita mobilização, com diversas marchas e passeatas em todos os cantos do Brasil.

Luta inspiradora

Severine Macedo, da Secretaria Nacional de Juventude, destacou a importância da rticipação da entidade na 2ª Conferência Nacional da Educação, que acontecerá de 9 a 12 de dezembro e vai definir rumos das políticas públicas para garantir inclusão da juventude brasileira. Para ela, além da grande militância em defesa da educação, a UNE tem também papel importante no processo de desenvolvimento do país.


Antônio Ronca, presidente do Conselho Nacional Educação (CNE), reafirmou compromisso de parceria com a UNE nas lutas para superar os enormes desafios que a educação brasileira ainda apresenta. “A partir do governo Lula melhorou muito, mas o que nós fizemos ainda é pouco. Precisamos fazer mais para combater desigualdade na educação e a qualidade que ainda é precária”, disse Ronca. Joilson Cardoso ressaltou que a inspiração que a UNE traz para o movimento sindical. "Quem faz política no Brasil, principalmente política de esquerda, tem na UNE grande fonte de inspiração”. E disse ainda que “para a UNE, não temos que dizer nada, só somar, porque não haverá desenvolvimento digno nesse país sem as pautas da juventude e dos estudantes”. O sindicalista afirmou ainda que a luta dos estudantes por 50% dos recursos do pré-sal e 10% do PIB para educação é também bandeiras de luta das centrais sindicais.

Fonte: Portal CTB com informação de Márcia Xavier

Nenhum comentário: