7 de julho de 2011

Notas da manhã

Irresponsabilidade
“A gestão do prefeito João Castelo está desmontando a fraca estrutura educacional de São Luís. Isso é uma irresponsabilidade.”, foi o que disse a vereadora Rose Sales (PCdoB/ São Luís) sobre a atual situação do setor educacional do município em entrevista ao Programa Noite Notícias, da Rádio Educadora AM.
A declaração da vereadora vem após a exoneração da ex-secretária de Educação de São Luís, Suely Tonial e a posse do Socialista Othon Bastos (PSB/ São Luís) na pasta. A mudança no secretariado tucano apenas constata a grave situação que vive o setor.
Em audiência com o Ministro da Educação, Fernando Hadad, em Brasília,Rose Sales aproveitou para entregar pessoalmente ao Ministrodocumento expondo preocupações com o rumo que toma a educação na gestão tucano-pedetista.

‘Das antigas’
Deputados Governistas ‘das antigas’ Carlos Alberto Milhomem e Manoel Ribeiro mostram-se descrentes quanto à conclusão dos trabalhos de reforma do aeroporto de São Luís. O novo prazo para a entrega é de 25 de Dezembro de 2011.
Carlos Aberto Milhomem chegou a apostar um “almoço grátis” para todos os deputados se este prazo for respeitado. Manoel Ribeiro foi mais enfático e disse que se estivesse presente na reunião onde a INFRAERO apresentou os novos prazos ele teria dado uma “descompostura” para que eles aprendessem a respeitar o Maranhão.

Sucessão em imperatriz
Em imperatriz a corrida sucessória está de vento em poupa. Vários nomes já aparecem na disputa para a sucessão do prefeito Sebastião Madeira. Levantamento feito dá conta de pelo menos 10 pretensos candidatos a candidato da distinta cidade de ‘imperatriz’.
Nomes como Carlos Amorim, Pastor Porto, Marco Aurélio e Adonilson (ambos do PCdoB), Edmilson Sanches, Hildon Rocha, Ribinha, Dra. Rosângela e Franciscano, além do próprio prefeito que deve concorrer à reeleição, são alguns dos pré candidatos.
Pela importância política do município de imperatriz e a complexidade da eleição ali, resta saber quem chegará até o final da corrida sucessória.

“Eleger entre 4 e 5”
Em conversa com alguns membros do partido fala-se que o PCdoB buscar a eleição de “4 a 5” vereadores em 2012. Isso em função da força que seria uma mais que viável candidatura de Flávio Dino a prefeito da Capital.
Caso contrário, ...

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
A direção Regional da SBPC comemora a ampla participação dos pesquisadores e cientistas maranhenses na 63ª Reunião da entidade em Goiânia entre os dias 10 e 15 de Julho de 2011 com o tema "Cerrado:Água, Alimento e Energia".
Foram 189 trabalhos inscritos entre UFMA, UEMA, IFMA e universidades particulares. A Regional do Maranhão viajará para o Goiás com a Missão de buscar subsídios para também preparar a 64ª Reunião, que acontecerá em São Luís, de 22 a 27 de Julho de 2012.

Renato ‘calouro’ Porto em São Luís
De férias em São Luís há duas semanas meu sobrinho Renato Porto, ‘calouro doido’ do Curso de Engenharia Civil da UFMG.
Renato fugiu do frio intenso que atinge a cidade de Belo Horizonte nessa época do ano e escolheu o clima agradável da capital do Maranhão para descansar antes do início do ano letivo na universidade mineira.
Renato é filho do meu cunhado e compadres, Fábio Porto e Maria Eugênia.

PSB será vermelho ou amarelo?
Com a posse do Professor Othon Bastos (PSB) para a pasta da Educação em São Luís o PSB dá importante passo na recomposição política com o prefeito tucano João Castelo.
Todos tem conhecimento do racha existente na legenda socialista entre ‘os tavares’ e o Deputado Federal Ribamar Alves e outros. Além disso, ou por conta disso,será se o ‘sinal’ do prefeito João Castelo em nomear Othon Bastos seria suficiente para manter a legenda na estrutura política que monta o tucano e silenciar ‘os tavares’?
Na Assembleia Legislativa já denominam o Deputado Marcelo Tavares de novo líder do governo João Castelo naquele parlamento. Será?
Alguns analistas vão mais adiante a questionar se a indicação terá o poder de silenciar os socialistas após a humilhante exoneração da vice-prefeita Helena Duailibe da pasta da saúde no início da gestão, por telefone, pelo prefeito Castelo.

Perguntar não ofende

Porque será que a Universidade Federal do Maranhão e o Tribunal de Justiça do Maranhão demoram tanto tempo para divulgar um simples resultado de concurso?
Só pra lembrar, a UFMA realizou o concurso em maio e o TJ/MA em junho.
É por essas e outras que o clima de desconfiança entre os candidatos aumenta a cada dia e já chegam ao conhecimento popular denúncias de fraude no concurso da UFMA.

Nenhum comentário: