2 de junho de 2011

São Luís é a cidade de todos os problemas e só será melhor nos seus 401 anos



A cidade está em pandarecos, cansada. E não é só uma questão de buracos, porque, buraco por buraco, sempre é possível tapá-los. Basta, para isso, planejamento, gestão e massa asfáltica qualificada. Coisa que há muito não se vê. A que é atualmente utilizada no recapeamento da cidade, já fora alcunhada popularmente de 'asfalto sonrizal'.

A questão é que estes buracos são buracos de outro tipo. Até mesmo de projhetos e idéias razoáveis e factíveis. Não se pode trilhar pela mera ilustração eletrônoca advinda dos projetos milionários de arquitetos que sequer conhecem o espírito da cidade e de seu povo.

A gestão do prefeito tucano 'embicou' pra baixo e nem de perto nem de longe pode ser considerada uma gestão à altura que uma cidade como São Luís necessita muito menos de uma gestão pública de qualidade, sobretudo diante do seu quarto centenário. E olha que gestão após gestão São Luís vem padecendo dos mesmos problemas, ou vícios.

O detalhe é que aqueles que não votaram com o atual gestor não alimentam falsas expectativas, pois, na origem, já reconheciam ali um gestor e uma gestão que seria no mínimo problemática por conta da visão ultrapassada da municipalidade. A base dos projetos atuais, ou a falta deles, é alimentar a população com demagogia, políticas tecnocráticas e sem resultado social algum e embaladas por uma propaganda sem planejamento e totalmente fora da realidade.

Aqueles que votaram com o atual gestor vêem-se hoje com a 'síndrome do pânico' e não conseguem sequer sair de casa. Empresários acuados, movimentos sociais nas ruas, Sistemas Públicos de saúde e de educação com problemas estruturantes, truculência de um secretariado imaturo na lida com a sociedade, transporte público anarquisado e dominado por meia dúzia de empresas de outros estados, demagogia barata da isenção do IPTU, e por aí vai. Essa é a São Luís de hoje.

Esta é uma opinião considerada leve. As mais duras estão circulando por aí, nos corredores dos hospitais, nos voletivos abarrotados de gente, nos pátios vazios das escolas, no comércio escorchado, nas paradas de ônibus quebradas, na insegurança reinante e nos lares do povo quatrocentão da cidade.

Tudo, acreditem, pela incrível capacidade de não conseguirem expor para a população a dimensão do problema e propor a real saída da situação. Falta à prefeitura de São Luís conversar mais com os seus munícipes, humanizar essa relação, aproximar a cidade do desejo e anseio do povo.

Mas infelizmente não é o que se vê. Ou, 'de boa', alguém aí ainda acredita que a pouco mais de ano e meio para o final da gestão o prefeito conseguirá cumprir metade daquilo que Duda Mendonça prometeu?

A opção é sempre a via tecnocrática, nem sempre é aceita pela maioria do povo.

E é justamente aqui que a cidade fala em voz alta e brada aos quatro cantos que quer apenas ser feliz e que não aceita o cabresto da misericórdia de uma direita hipócrita e falida, sem projetos, sem perspectivas, e que por conta de interesses pessoais ou mesmo pela falta destes empurram a cidade cada vez mais para o abismo da indiferença.

É por isso que dizem por aí que melhor que completar 400 anos, será completar 401, pois já estará distante desse fracasso anunciado que aí está.

3 comentários:

rui arisco disse...

Marden são luis merece mais, agora vai agora vai para o espaço o projeto de reeleição de joe castle.
acompanmho o teu programa na educadora.
grande abraço.
rui

rITA mARÃO disse...

MARDEN SÃO LUIS RTEALMENTE SO VAI COMEMORAR SEUS 401 ANOS. BOA OPINIÃO.VOU SEGUIR SEU BLOG.

nazaré matoso disse...

a cidade é de todos. nunca será só dos comunistas, meu bem.

bjs