18 de março de 2011

Até chegar ao Brasil Obama relembra tempos de George Bush, expondo ainda mais toda a arrogância dos EUA e seus aliados na luta contra o povo Líbio



Por María Peña

Washington, 18 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu nesta sexta-feira o líder líbio, Muammar Kadafi, para que ele cumpra imediatamente o cessar-fogo e outras condições "não negociáveis" se quiser evitar uma ação militar dos EUA e seus aliados na Europa e no mundo árabe.

Em suas declarações mais enérgicas contra Kadafi nas últimas semanas, Obama traçou as condições que o líder líbio deve cumprir imediatamente, incluindo o cessar-fogo, a retirada de suas tropas de fortificações rebeldes, e permitir a entrega da ajuda humanitária.

"Muammar Kadafi tem uma opção. EUA, o Reino Unido, França e os Estados árabes coincidem que se deve aplicar imediatamente um cessar-fogo. Isso significa que deve frear todo o ataque" contra a população civil, disse Obama da Casa Branca.

"Quero ser claro: estes termos não são negociáveis... se o coronel Kadafi não cumprir com a resolução [da ONU], a comunidade internacional imporá consequências", enfatizou Obama, que não fixou um prazo para o cumprimento dessas condições.

No entanto, o líder precisou que os Estados Unidos "não vai mandar tropas terrestres na Líbia" e que, de fato, França, Reino Unido e as nações árabes liderariam os esforços para exigir o cumprimento da resolução 1973 das Nações Unidas, que autoriza o uso da Força contra Kadafi para proteger a população civil e estabelecer uma zona de exclusão aérea.

Obama também não precisou quando poderia começar a ação militar da comunidade internacional se Kadafi rejeitar suas advertências.No entanto, indicou que a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, viajará no sábado à Paris para uma série de reuniões com os aliados dos EUA, para determinar os próximos passos a serem seguidos na Líbia.

Como já fez em outras ocasiões, Obama disse que não sobrou outra opção além de atuar, após "a campanha de intimidação e repressão" que manteve Kadafi contra uma população que exige o respeito de seus direitos e suas aspirações.

Obama destacou que o líder líbio "claramente perdeu a confiança de seu próprio povo e a legitimidade para permanecer no poder", observou Obama e acrescentou que, durante décadas, Kadafi demonstrou sua determinação para recorrer à "força brutal" através do patrocínio do terrorismo contra os EUA e outros países, e assassinatos dentro de seu próprio território.

O presidente disse que Kadafi deve frear o avanço de suas tropas em direção a Benghazi e retirá-las de Ajdabiya, Misrata, e Zawiya, fornecer água, eletricidade e gás, além de ajuda humanitária.

As declarações de Obama, centradas em um esforço multinacional, ocorrem depois que seu Governo tenha sido objeto de críticas de que, dentro e fora do Congresso, exigiam uma resposta mais enérgica dos Estados Unidos à campanha de repressão de Kadafi, no poder há 42 anos.

Enquanto o Governo líbio assegura que cumpre com o cessar-fogo, o ceticismo reina nos EUA, já que Kadafi, que afrontou pressões de oito presidentes americanos, demonstrou um grande instinto de sobrevivência que pode ajudar enfrentar também estas novas pressões.

O Pentágono não precisou as ações que prepara para fazer cumprir a resolução da ONU. Segundo confirmou um porta-voz da Marinha à Agência Efe, o Bataan está pronto na base de Norfolk (Virgínia) para partir no dia 23 de março em direção ao Mediterrâneo para apoiar o plano de contingência internacional na Líbia.

Horas antes, Hillary Clinton deixou claro que Kadafi deve demonstrar com gestos e não só com palavras seu compromisso com o cessar-fogo. "Não vamos responder as palavras nem nos impressionar por elas", afirmou Hillary, em entrevista coletiva depois de se reunir no Departamento de Estado com o vice-primeiro-ministro e ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Eamon Gilmore.

"Seguiremos trabalhando com nossos membros internacionais para pressionar Kadafi para que saia do poder e respeite as aspirações legítimas dos líbios", assegurou.

Fonte:www.yahoo.com.br

Nenhum comentário: