19 de fevereiro de 2011

Helena Bonciani Nader assume presidência da SBPC



A biomédica Helena Bonciani Nader é a nova presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Ela substitui o matemático Marco Antonio Raupp, que se afasta do cargo para ocupar a presidência da Agência Espacial Brasileira.

Helena era, até agora, primeira vice-presidente da diretoria, posto para o qual foi eleita em junho de 2009.

A nova presidente é professora titular da Unifesp, membro titular da Academia de Ciências de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Já exerceu várias funções administrativas, entre elas a de pró-reitora de Graduação e de Pós-Graduação da Unifesp, professora visitante da Loyola Medical School, University Chicago – Stritch School of Medicine, Instituto Scientifico di Chimica e Biochimica G. Ronzoni (Milão) e Opocrin Research Laboratories (Modena).

A gestora é bacharel em Ciências Biomédicas pela Unifesp, com doutorado em Biologia Molecular na mesma instituição e pós-doutorado na University of Southern California.

Os demais diretores da SBPC seguem nos cargos atuais até o fim do mandato, em julho próximo.

Fundada em 1948, a SBPC atua em pesquisas e atividades ligadas ao avanço científico e tecnológico, de desenvolvimento educacional e cultural.

Com sede em São Paulo, a entidade está presente nos demais estados brasileiros por meio de secretarias regionais e representações oficiais em mais de 30 conselhos e comissões do governo federal.

Ao todo, a rede congrega cerca de 90 sociedades científicas associadas e mais de dois mil sócios ativos.

Nenhum comentário: