13 de dezembro de 2010

Livro traz questão nacional como força motriz do desenvolvimento



A crise econômica mundial, o desempenho positivo dos países emergentes – Brasil, Rússia, Índia e China -, e a retomada do crescimento nacional aliado a políticas sociais com a ascensão do Governo Lula foram os principais motivadores para a organização do livro "Desenvolvimento: Ideias para um projeto nacional", lançado nesta quinta-feira (09/12), na livraria LDM, em Salvador. A obra reúne artigos de 21 autores, sob a organização dos economistas Renildo Souza e Aloísio Barroso.“O desenvolvimento precisa ter a participação política das forças progressistas, porque senão concentra a renda e você tem crescimento econômico, mas não tem mecanismos distributivos nem políticas sociais e públicas com força na opinião popular e progressista para poder imprimir esse novo rumo desenvolvimentista. O livro, portanto, é uma contribuição da Fundação para fomentar essa discussão e deixar presente, na nossa consciência, a importância de participar disso”, destacou Barroso, diretor de Estudos e Pesquisas da Maurício Grabois e mestre em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp.

As prioridades a serem implementadas a partir do crescimento econômico, em especial os aspectos de elevação do padrão de vida da população, também foram destacadas por Renildo Souza. Para ele, que é mestre em Ciências Econômicas e doutor em Administração pela UFBA, os atuais mecanismos da política econômica em curso no país têm uma relação de apoio e de contradição com o novo projeto nacional de desenvolvimento, que propõe reformas na estrutura produtiva e tecnológica do Brasil e na sua forma de inserção na economia mundial.

“Os investimentos públicos, os esforços de infraestrutura, esse novo papel do estado, a valorização das estatais e o fortalecimento dos bancos públicos contribuem para o novo projeto. Por outro lado, é preciso enfrentar a política monetária, a política de superávit primário e a flexibilização do mercado cambial”, pontuou. Souza explica que a elevada taxa de juros – 5,5% em termos reais - aliada aos déficits que surgiram e que vão se acumulando na balança de pagamentos do país, por conta do câmbio flutuante, ameaçam a perspectiva de crescimento da economia nacional. “Dilma (Rousseff) tem consciência desses problemas e da necessidade de políticas públicas para que esse novo projeto nacional de desenvolvimento realmente contemple os interesses nacionais e sociais dos brasileiros”, defendeu o economista.

A questão nacional

Para o professor Pedro César Dutra Fonseca, que assina um dos capítulos do livro, o desafio está em compatibilizar a questão democrática, social e, sobretudo, nacional. “A questão nacional não deve ser abandonada, porque sempre vai existir espaço para a luta de classes dentro dos países e espaço para se contrapor às tendências gerais da globalização e do capital”, afirmou durante palestra no ato de lançamento.

Traçando um paralelo entre os governos de Getúlio Vargas nos anos de 1950 e de Geisel nos anos 70, Fonseca exemplificou modelos de gestão nacional que, diante de crises internacionais – o crash da Bolsa de Nova Iorque, em 29, e a Crise do Petróleo, em 70 – optaram por investir em mudanças na estrutura produtiva do país e sagraram-se exitosos na retomada do crescimento nacional. No contexto atual, portanto, de crise do capitalismo, o melhor caminho para o Brasil se consolidar enquanto uma das nações mais fortes e influentes deste século 21, segundo o professor, é investir em distribuição de renda com crescimento econômico. “Talvez a nossa geração, diante desse contexto internacional, nessa crise e nessas circunstâncias, tenha essa tarefa histórica dentro de uma democracia que se alia a possibilidades de mudança dentro da própria democracia e, portanto, com maior participação”, acredita.

O livro ainda traz textos de Aldo Rebelo, Haroldo Lima, Juca Ferreira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Márcio Pochmann e Renato Rabelo, entre outros, agrupados em cinco temas: Metamorfose do Desenvolvimento; Para uma Economia do Desenvolvimento; Questão Nacional e Estratégias de Desenvolvimento; Desenvolvimento, Trabalho e Desigualdades; Obstáculos e Desafios. A publicação está à venda (R$ 35) nas unidades das livrarias LDM, em Salvador.

Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário: