15 de dezembro de 2010

Agora é Lei Municipal. Dia 9 de Maio é Dia de Antonio Vieira



Dia 09 de maio, data de nascimento do artista, será celebrado como “Dia de Tributo a Vida e Obra do Mestre Antônio Vieira”.

Um dos ícones da cultura popular maranhense, o mestre Antônio Vieira, eternizado pelas suas canções que revelam a poesia do cotidiano com humor e delicadeza, será também lembrado e homenageado no calendário cultural da capital maranhense.

Instituído em 12 de agosto de 2010 pela Lei Municipal nº 5.328, o dia 09 de maio, data de nascimento do artista, será celebrado como “Dia de Tributo a Vida e Obra do Mestre Antônio Vieira”. O objetivo é preservar a memória e obra desse renomado artista que ganhou o país cantando as suas raízes, nos ritmos populares do Maranhão como bumba-meu-boi e o tambor de crioula.

O ludovicense Antônio Vieira nasceu em 9 de maio de 1920. Foi criado por um parente próximo da família e na sua infância teve a oportunidade de estudar e concluir seus estudos, coisa rara para um menino negro naquela época. Formou-se em Ciências Contábeis. Foi também comerciante, Sargento do Exército, entre outras. Mas, foi na música, sua maior paixão, que se realizou profissionalmente. Compôs mais de 400 canções, algumas gravadas por grandes nomes do cenário musical maranhense, como Rita Ribeiro e Zeca Baleiro.

Começou a compor aos 16 anos, porém, o mestre Vieira passou a se dedicar mais a música conforme ia se aposentando de suas profissões. Tanto é que o seu primeiro disco gravado só foi apresentado em 1986. Em 1997, a cantora maranhense Rita Ribeiro, até então desconhecida nacionalmente, decide gravar duas músicas do Mestre: 'Tem quem queira' e 'Cocada'. Esta última foi indicada ao Prêmio Sharp 98 como ‘Melhor Canção’.

Antônio Vieira faleceu na manhã do dia 7 de abril de 2009 por falência múltipla de órgãos, provocada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Fone: ASCOM - FUNC São Luís/MA

Nenhum comentário: