26 de novembro de 2010

Hoje (26) tem 'Sexta do Tambor', na Capela de São Benedito, antiga Fábrica Cânhamo, na Madre



A Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com o Conselho Cultural Tambor de Crioula do Maranhão, lançam nesta sexta-feira, 26 de novembro, o Projeto Sexta do Tambor. A festa de lançamento acontecerá a partir das 18 horas, na Capela de São Benedito, localizada na antiga fábrica Cânhamo, na Madre Deus.

Na ocasião, será feita a entrega de certificados aos três mestres escolhidos e homenageados no Dia Municipal do Tambor de Crioula, durante o Aniversário da Cidade realizado na Praça Maria Aragão. São eles: Dionísio Adrônico Silva, José Constantino Soares e José Tomaz Santos.

“Eles foram escolhidos, por uma comissão interna do Conselho Cultural do Tambor de Crioula, pelo vasto conhecimento cultural que os mesmos detêm”, destaca Ubaldo Martins, presidente do Conselho.

O Projeto visa divulgar e incentivar a cultura maranhense, por meio de seminários, oficinas, palestras e apresentações de rodas de Tambor. Os encontros serão sempre na primeira e última sexta-feira de cada mês e pretende se estender até final de 2011. “Este projeto já vinha sendo discutido pelos grupos de Tambor, que queriam mostrar a arte e os saberes da manifestação que é Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro. A intenção é manter viva a cultura”, finaliza Ubaldo.

Na noite de abertura do Projeto, todos os grupos de Tambor de Crioula estão convidados a participar da roda de Tambor. As apresentações acontecerão pela ordem de chegada de cada grupo. Já nas próximas edições do evento, os grupos irão se revezamento para dar oportunidade a todos os outros.

Para o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, “a Func pratica, no seu dia a dia, essa interação com os atores que fazem a cultura de nossa cidade, e, em ação compartilhada, fortalece iniciativas como essa. O Tambor de Crioula é uma manifestação da cultura popular que só existe no Maranhão, e merece o nosso respeito, admiração e apoio”, afirma.

O Tambor de Crioula é uma das expressões mais populares nas casas de cultura afro do Maranhão. É uma celebração baseada na música, canto e dança que mistura fé e diversão. Ao tornar-se uma dança mais urbana os homens passam a tocar e cantar, e as mulheres entram na brincadeira como as dançarinas, chamadas hoje de coreiras, que trazem uma característica marcante: a pungada ou umbigada, que é o convite para entrar na roda. Ao todo, existem cadastrados na Func 65 grupos de Tambor de Crioula no Maranhão.

Fonte: ASCOM - FUNC/São Luís

Nenhum comentário: