17 de novembro de 2010

CTB promove em São Paulo o 1º Encontro Nacional de Combate ao Racismo



A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promove o seu 1º Encontro Nacional de Combate ao Racismo, denominado “Percepções e os Novos Desafios para o Enfrentamento e Superação da Discriminação Racial e do Racismo no Mercado de Trabalho”. O evento que acontece nos dia 22, 23 e 24 de novembro, em São Paulo.

O Encontro de caráter nacional terá a participação de lideranças e dirigentes sindicais representantes de associações, instituições sindicais filiadas CTB, além de contar com a participação de convidados representantes de movimentos sociais, ativistas do movimento negro e representante de instituições públicas e privadas que atuam, afirmativamente, junto à população negra, alem da parceria com terá a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra da Prefeitura de São Paulo (Cone).

De acordo com a secretária de promoção da igualdade racial da CTB, Valmira Luzia, o encontro consolidará a construção da rede nacional de luta pela igualdade organizando o movimento sindical para a construção de uma intensa campanha pra a implementação de cláusulas nos acordos coletivos que auxiliem a promoção da igualdade das relações de trabalho e combatam o racismo e a discriminação ampliando a geração de renda e oportunidades para trabalhadores e trabalhadoras negros e negras, nos mais diversos segmentos da sociedade.

A partir dessa ação, a CTB acredita poder intensificar os processos de luta contra o assédio moral e discriminação junto às Superintendência Regionais do trabalho e Emprego e Ministério Publico em todo o país. A CTB acredita ser importante lutar também pela ampliação das políticas públicas ditas generalistas.

O objetivo da atividade é refletir, avaliar e contribuir para a agenda dos movimentos sociais no enfrentamento, combate e a consequente superação do racismo a partir das novas configurações do mercado de trabalho. O principal instrumento nesta luta, para a CTB, é o Estatuto da Igualdade Racial, que depois de tramitar por quase uma década na Câmara e no Senado, foi sancionado pelo presidente Lula e está em vigor desde o dia 20 de outubro.

O encontro terá dois pilares fundamentais: “Trabalho, Globalização e Racismo” e o “Estatuto da Igualdade Racial: Limites e Possibilidades”. Além de um espaço de reflexão e análise dos avanços obtidos pela militância sindical anti-racismo e pelo movimento negro na luta pela promoção da igualdade racial, o encontro pretende debater também os desafios para garantir a criação de oportunidades e garantia de equidade social para a população negra no Brasil.

Serviço

Encontro “Percepções e os Novos Desafios para o Enfrentamento e Superação da Discriminação Racial e do Racismo no Mercado de Trabalho”

Data: 22, 23 e 24 de Novembro de 2010

Local: Espaço da Cidadania André Franco Montoro – Pateo do Colégio, 184 – Centro – São Paulo/SP

Mais informações: (11) 3106-0700 ou katiajackson@portalctb.org.br

Programação

Dia 22 de Novembro – Segunda

19h00 ABERTURA SOLENE – Saudação de lideranças e organizações convidadas

20h00 Conferência 1 – “Percepções sobre a Globalização e Racismo no Mercado de Trabalho”

21h30 Coquetel

Dia 23 de Novembro – Terça
9h00 Conferênca 2 – “Estatuto da Igualdade Racial – Capítulo V, Do Trabalho: Limites e Possibilidades”.

12h00 Almoço

14h00 Conferênca 3 – “A Ação Sindical no Combate ao Racismo: Avanços e Desafios”

20h Atividade Cultural

Dia 24 de Novembro – Quarta

9h00 Plenária Final

17h00 Encerramento do Encontro


Fonte: www.sinproesemma.com.br

Nenhum comentário: