29 de novembro de 2010

Alquimar Guterres, um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, nos anos 60, recebe Prêmio José Augusto Mochel



A entrega do Prêmio Joaquim Mochel acontece daqui a pouco, a partir das 18 horas, no auditório do Quality Hotel Grand São Luís, antigo Hotel Vila Rica, centro histórico de São Luís. Esta será a 4ª Edição do Prêmio e vai homenagear militantes e personalidades da vida pública maranhense.

Na lista de homenageados está o membro do Comitê Central do PCdoB e hoje Presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima; José dos Santos, o Mestrinho; a Assistente Social aposentada, Zezé Costa; o Professor Marlon Reis; o Professor-Dr. Francisco Gonçalves, da UFMA; a FETAEMA, e ainda duas homenagens ‘post morten’, a Magno Cruz (SMDDH-MA) e Alquimar Guterres.

Todos os homenageados são merecedores do Prêmio.

Mas destaco aqui, Alquimar Guterres, pai do professor Júlio Guterres. Alquimar, era de linha marxista-leninist e foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão nos anos 60. Atuou em várias regiões do estado, contribuindo, por exemplo, com a organização dos camponeses maranhenses, em função da diretriz nacional adotada pelo Partido na ação tática para a atuação no interior do Brasil.

Alquimar também teve destacada atuação em São Luís, após chegar à cidade com a família, vindo de Caxias/MA. Ali, Alquimar já sentia os odores pútridos da perseguição política realizada por gente conservadora com vínculos com a ditadura militar. Alquimar agiu ao lado de dirigentes comunistas como Rogerio Lustosa, Antonio Campos e o próprio Mochel.

Sem dúvida, grande homenagem.

Nenhum comentário: