14 de outubro de 2010

O PSDB é um clássico exemplo de partido de direita














Foto: Fundação do PSDB em 1988

O PSDB é o Partido da Social Democracia Brasileira. Do seu surgimento até hoje o tempo fez o PSDB assumir de vez sua posição aglutinadora dos ideais conservadores no Brasil. Ao PSDB coube, e cabe ainda mais que nunca, dar unidade e ‘liga’ ao setor financista neoliberal brasileiro.

Estudos sobre a história dos partidos políticos no Brasil apontam que o PSDB teria crescido dentro de um mundo marcado por duas mentiras: 1. De que era guiado por um pensamento de esquerda ‘modernizadora’ ; e 2. De que a aliança com o DEM é uma decisão pragmática, sem qualquer relação com o pensamento social-democrata do partido tucano.

Nem uma coisa nem outra. O cientista político da USP, Celso Roma, é mais direto e dispara "o PSDB já nasceu com um programa de direita, neoliberal.” Quando aquele punhado de cardeais políticos, com bom trânsito no congresso nacional, mas sem espaço no governo Sarney, reuniu-se e fundou o PSDB, nascia ali um partido cujo objetivo era expressar um tipo de pensamento, de direita, dito ‘novo’, neoliberal. Representavam, assim, os mesmos ideais, agora repaginados, do velho liberalismo mais conservador, expresso no pensamento conservador presente nas grandes rodas financistas do mundo.

O manifesto de fundação do PSDB em 1988, falava abertamente no rompimento do caráter nacionalista do estado brasileiro, rejeitava também a intervenção estatal na economia, defendia a quebra das relações trabalhistas, e outras posições radicais. O detalhe aqui é a forte rejeição dos tucanos quanto ao papel do estado como fomentador principal do desenvolvimento. As denúncias da sanha privatista tucana não são poucas e estão aí na boca do povo.

Um dos papeis principais dos tucanos é combater a avançada política externa brasileira, expressa na forma de soberania, ação e união nacional. São quase 08 anos de ataques frontais às firmes intervenções que o Brasil fez em inúmeros episódios com repercussão internacional.

Isso sem falar aqui do ‘Bolsa Miséria’, como dizem os tucanos, ao se referirem àquele que é um dos maiores programas de distribuição de renda do mundo, e que atende mais de 12 milhões de famílias. Ou ainda a criminalização dos movimentos sociais, a precarização do papel social do estado com sua respectiva redução e privatização, e outras.

Olha, gente, é sério, para eles implementarem isso, basta eles voltarem. Para efeito eleitoral eles 'vendem até a mãe.' Passam por aí com mil e uma caras, beijam nossas crianças, abraçam nossos idosos, distribuem sorrisos largos, estão no meio do povo, mas não se enganem, estamos falando aqui do velho, conhecido e perigoso PSDB, o Partido da Social Democracia Brasileira.

Nenhum comentário: